Aplicativo tipo uber: 8 coisas que não podem faltar
Nascida em 2009 na cidade de São Francisco, a Uber é uma empresa de tecnologia prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano. Isso você provavelmente já sabe, mas algumas questões podem aumentar a curiosidade de muita gente: como eu faço para ter um aplicativo tipo uber? O que precisa ter um aplicativo tipo uber?
O mercado de mobilidade
O mercado de mobilidade urbana está em constante crescimento. Uber, 99, cabify são alguns exemplos de empresas que investiram no ramo e que se tornaram um grande sucesso. Os serviços prestados por aplicativos tipo uber, além de trazer grandes benefícios para seus consumidores também é uma forma de negócio muito rentável quando se tem uma boa ideia e um aplicativo bem estruturado.
O sucesso dos aplicativos tipo Uber
Não há dúvidas de que o Uber é a maior empresa quando se fala sobre aplicativos de motoristas particulares. Mas por que os concorrentes do Uber ainda conseguem pegar uma grande parcela do mercado? A resposta é simples: embora tenha muita concorrência, há muita demanda também. Dessa forma, cada aplicativo se diferencia de alguma maneira e atinge públicos específicos. Logo, com um aplicativo completo e bem programado, você também pode ser dono de uma empresa de sucesso capaz de superar o Uber.
O que aplicativos tipo Uber precisam ter
A dinâmica de aplicativos tipo uber precisa ser simples e intuitiva para seus usuários. Mas para que tudo funcione da melhor forma existem algumas questões imprescindíveis na programação do aplicativo. Quer saber quais são? Continue lendo!
1. API de geolocalização
Para que os passageiros encontrem motoristas e os motoristas saibam a que distância estão de seus passageiros, é preciso que o seu aplicativo seja integrado à serviços de geolocalização, como o google maps, por exemplo. Além disso, através do serviço de geolocalização é possível saber o tempo que o motorista levará para chegar e também a duração da viagem que irá permitir o cálculo do valor do trajeto antes mesmo de se solicitar a corrida.
2. Plataforma de avaliação de motoristas
Para garantir a entrega de um bom serviço, aplicativos similares ao uber devem conter um sistema de avaliação dos motoristas. Através dessa plataforma, é possível ter um controle sobre os colaboradores com baixas avaliações e alto número de reclamações. Dessa forma é possível manter a qualidade do serviço oferecido e evitar que a imagem do aplicativo seja prejudicada por maus profissionais.
3. Avaliação de passageiros
Assim como há a avaliação de motoristas, um bom aplicativo tipo uber deve ter também um sistema de avaliação dos passageiros. Para manter um bom relacionamento, a empresa responsável pelo aplicativo permite que os motoristas dêem notas para os passageiros com a finalidade de evitar possíveis problemas para os motoristas colaboradores de forma que possa prejudicar o funcionamento do serviço.
4. Design intuitivo
Para o uso do aplicativo ser confortável e não gerar dúvidas nos usuários, o design do aplicativo deve ser simples e intuitivo. Nos casos de aplicativos do tipo uber, é importante que fique muito claro os campos de partida e destino, os valores de cada tipo de serviço e o tempo de corrida e de chegada do motorista.
5. Diferentes formas de pagamento
Para atender a diversos tipos de público é necessário que o aplicativo forneça várias formas de pagamento. Os meios mais comuns para pagamento são dinheiro em espécie, máquina de cartão e pagamento in-app podendo utilizar diversas outras formas como paypal, por exemplo.
6. Cálculo de valor da viagem
Seus usuários não vão querer ser pegos de surpresa, certo? Por isso é fundamental que no aplicativo seja desenvolvido uma ferramenta que com base na distância, demanda e taxas calcule o valor aproximado que os usuários irão pagar pelo trajeto.
7. Segurança
Para que os usuários confiem no serviço é imprescindível que o seu aplicativo conte com um sistema que garanta a segurança das informações como dados de cartão, histórico de viagens não sejam vazados e fornecidos para pessoas maliciosas que possam vir a prejudicar o usuário. Por isso, é necessário que a empresa de tecnologia se responsabilize pelos dados informados pelo usuário.
8. Integração com redes sociais
O recurso de integração com redes sociais possibilita o cadastro utilizando contas do Gmail e Facebook, por exemplo. Através disso, o processo se torna mais fácil. Como consequência, aumentam o número de adesẽos de novos usuários, que passa a não sentir dificuldade ao cadastrar-se no sistema.
Além dessa finalidade, a integração com redes sociais ainda possibilita o compartilhamento da viagem com as pessoas que o usuário preferir. Essa ferramenta proporciona uma segurança maior de que no caso de alguma ação suspeita acontecer, a pessoa que está acompanhando a sua corrida será informada.
Por que criar um aplicativo tipo Uber?
É notório que o mercado de mobilidade urbana chegou para ficar, visto isso, apostar em modelos de aplicativo tipo uber pode ser uma excelente aposta quando você decide um bom nicho de mercado para atuar (confira aqui 5 ideias para um aplicativo tipo Uber). O modelo de negócio é super lucrativo e com a plataforma certa, o processo de investir nesse mercado torna-se muito mais simples.
Conclusão
No desenvolvimento de aplicativo tipo Uber é necessário cumprir alguns requisitos e para fazê-lo é preciso entender de desenvolvimento e programação. Se você tem uma ideia e quer colocá-la em prática, você pode buscar qual a equipe ideal para criar um aplicativo ou facilitar o processo adquirindo um app white-label com todos os recursos essenciais e preparado para personalização da sua marca.
Tem interesse em ser dono de um aplicativo Uber Clone?
A Codificar está no mercado de tecnologia há mais de 12 anos e possui uma plataforma pronta para personalização: o Uber Clone.
Esse produto foi desenvolvido para você que deseja entrar no mercado de mobilidade urbana e ser dono de uma empresa de sucesso como o Uber.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre essa grande oportunidade de empreendimento!