fbpx

Aplicativo de relacionamento: conheça 5 apps diferentes do Tinder

Os aplicativos de relacionamento se tornaram um grande sucesso com cerca de 50 milhões de usuários. Com isso, surgiram vários concorrentes do Tinder, o principal deles.

Embora o Tinder tenha uma enorme base de usuários, outros aplicativos de namoro, como Bumble e Badoo estão começando a atender a uma porcentagem maior das expectativas de seus usuários. 

Um estudo recente analisou as avaliações de usuários de  97 aplicativos de encontro e  analisou como seus índices de qualidade mudaram de 2015 a 2016.

De todos os aplicativos do estudo, o Tinder teve o maior declínio ano a ano.

A principal diferença entre esses aplicativos mais recentes e o Tinder é que eles não são tão baseados em imagens. 

Eles dão aos usuários a capacidade de mostrar mais seus interesses, personalidade e identidade diretamente nos aplicativos de encontro.

Os aplicativos de relacionamento estão crescendo. A demanda por esse tipo de app está longe de diminuir, e é um fenômeno mundial.

O aplicativos de relacionamento são como redes sociais – quando todos em volta estão usando, você também deve usar.

É fácil perceber que o campo de atuação de um aplicativo de relacionamento como o Tinder é um mercado promissor.

Mesmo com todos os estilos de aplicativos de relacionamento disponíveis, existem vários que não satisfazem as expectativas da maioria dos usuários.

Conheça 5 aplicativos de relacionamento diferentes do Tinder

1. Badoo

O Badoo é bastante similar ao Tinder pois também funciona como um “cardápio de pessoas” baseado em geolocalização.

A diferença é que no Badoo você pode entrar em contato com outros usuários que tenha interesse sem a necessidade de um “match”.

A forma utilizada para rentabilizar o aplicativo de encontro é a disponibilidade de contratar serviços especiais, como por exemplo a possibilidade de promover o próprio perfil através de um plano de assinatura.

2. Happn

Happn é um aplicativo de namoro móvel gratuito disponível para iPhone ou Android. 

Foi lançado pela primeira vez na França em 2014, mas rapidamente se espalhou por todo o mundo.

Como a maioria dos outros aplicativos de namoro, o Happn é baseado em localização. Mas a restrição de proximidade do Happn o diferencia de aplicativos como o Tinder. 

Todo o conceito do aplicativo é construído em torno da correspondência com as pessoas que você realmente encontrou (ou quase encontrou) durante o dia.

3. Bumble

Além de favorecer os relacionamentos amorosos, o Bumble também disponibiliza categorias especiais para quem deseja fazer amigos e networking através do aplicativo de encontro.

4. Kickoff

O Kickoff é uma espécie de tinder para quem quer um relacionamento sério.

A plataforma utiliza dados mais específicos que o Tinder, e busca contatos em comum para realmente acertar nos matchs.

Essa pré-seleção de contatos oferece maior compatibilidade nos encontros marcados pelo aplicativo.

5. OkCupid

O OkCupid se destaca de seus concorrentes usando uma série de mais de 3.000 perguntas para ajudá-lo a encontrar as correspondências mais compatíveis. 

A maioria dessas perguntas é gerada pelo usuário, o que significa que qualquer pessoa que use o aplicativo pode adicionar sua própria pergunta.

Depois de cobrir o básico, faça upload de suas fotos e escreva uma pequena biografia sobre você. 

Se você não tiver certeza do que dizer, o OkCupid oferece instruções para ajudar sua personalidade a brilhar. 

aplicativo de relacionamento

Como criar um aplicativo de relacionamento

Quer saber como criar um aplicativo de relacionamento? É possível. E eles são extremamente lucrativos!

Os usuários gastam mais tempo com eles do que a maioria dos aplicativos, o que representa cada vez mais pessoas utilizando o seu aplicativo, por mais tempo, todos os dias.

1. Faça pesquisas de mercado e concorrentes

Quando um novo produto é criado, a primeira etapa é realizar uma pesquisa minuciosa do mercado e de seus players. 

Existem centenas de aplicativos de namoro e se você quer ser o melhor, a pesquisa vale o dinheiro e o tempo. Aqui está o que você deve fazer:

  • Faça uma lista de aplicativos bem-sucedidos e com falha;
  • Leia comentários sobre cada um deles para entender o que os usuários gostam e não gostam;
  • Teste a plataforma para se decidir;
  • Obtenha informações sobre o número de usuários, gênero e idade, para entender qual pode ser seu público-alvo;
  • Escreva duas listas: uma para os erros a serem evitados e outra para tudo o que você gosta e deseja incluir em seu aplicativo.

Se você não possui as habilidades necessárias ou deseja realizar uma análise qualitativa da concorrência, contratar especialistas em análise e marketing é uma ótima ideia. 

Essas lições valiosas serão de grande utilidade ao decidir como criar um aplicativo de namoro e quais recursos incluir. 

Quando a pesquisa de mercado estiver concluída, você poderá começar a trabalhar nas funções e capacidades básicas.

2. Defina os recursos principais

Você pode ter um objetivo nobre de criar um aplicativo único que mude o mercado para sempre, mas é necessário encarar a realidade de que existe um certo conjunto de recursos que devem ser integrados ao aplicativo.

Ao criar um aplicativo de namoro, certas regras devem ser seguidas para lançar um modelo funcional e viável com uma alta taxa de retenção de aplicativos de namoro.

  • Geolocalização
  • Tela de login com inscrição via e-mail/telefone/Facebook.
  • Deslize para escolher
  • Comunicação direta
  • Notificações via push
  • Segurança de dados
aplicativo de relacionamento

Recursos importantes

Nós acreditamos que as funcionalidades mais importantes de um aplicativo de relacionamento – baseado nas expectativas dos próprios usuários – é a capacidade de controlar o acesso, a ferramenta de matching, e a área de messaging.

Essas são as três funções que focaremos abaixo:

Controle de Acesso

A maioria dos aplicativos de relacionamento, tanto para Android e iOS, permitem que os usuários façam login utilizando o Facebook.

Eles oferecem essa opção apenas porque fazer login com um toque é mais conveniente do que digitar um e-mail e uma senha.

O login através do Facebook oferece acesso aos dados do usuário, que pode ser usado para ajudar na procura de pessoas interessantes.

Além disso, pode apresentar os amigos em comum, interesses, e preencher informações sobre o usuário no perfil.

Se você usar o Facebook como forma de login no seu aplicativo de relacionamento, deixe claro para o usuários que você não irá postar nenhuma informação relacionada ao seu aplicativo no perfil deles.

Matching

Analisar a personalidade de seus usuários usando algoritmos é difícil, ou quase impossível.

Isso prova que não há necessidade de criar algoritmos refinados para combinar as pessoas, e vários aplicativos de sucesso provam isso.

O Tinder combina seus usuários baseado em suas preferências e localização. O aplicativo Hinge só combina pessoas com amigos em comum. Mas, isso significa que seu potencial é limitado.

Em contrapartida, as sugestões do Hinge são valorizadas por serem seguras e com mais chance de acerto.

Mas, se você acha que um algoritmo pode fornecer combinações melhores, também existem exemplos de sucesso.

O aplicativo OkCupid, por exemplo, pergunta coisas como “você prefere cachorros ou gatos?” e compara suas respostas com as de outras pessoas. Desse modo, o rival do Tinder determina a porcentagem de compatibilidade que você tem com outras pessoas.

Mas, independente da forma como você escolher combinar as pessoas, você deve ter certeza que é uma forma honesta e que trará bons resultados.

Além disso, não se esqueça de escolher os melhores desenvolvedores para garantir o sucesso no desenvolvimento de seu Tinder Clone.

Messaging

Uma ferramenta de interação é absolutamente necessária em um aplicativo de relacionamento.

Afinal, qual é a utilidade de combinar pessoas, se elas não podem interagir?

Mas, se você já utilizou o Tinder, deve ter percebido que as pessoas não tem costume de interagir com suas combinações imediatamente.

A maioria das pessoas ignoram as combinações em aplicativos de relacionamento. Uma opção é a criação de uma regra que incita as pessoas a começarem uma conversa.

O aplicativo Bumble faz exatamente isso: as mulheres devem começar a conversa. Já o JSwipe usa um método diferente, mas tão efetivo quanto: suas combinações expiram. Isso faz com que os usuários sintam a pressão de começar uma conversa imediatamente.

aplicativo de relacionamento

O que os usuários esperam de um aplicativo de relacionamento?

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo site Applause, os usuários de aplicativos de relacionamento valorizam principalmente a privacidade e a segurança.

Se você quer construir um app de relacionamento e se tornar concorrentes de apps como o HappnHot or Not e Tinder, você deve considerar um investimento maior nas checagens de segurança de seu aplicativo.

Fornecer uma experiência segura pode ser seu grande diferencial da concorrência.

A segunda qualidade mais valorizada pelos usuários é a usabilidade intuitiva.

Um aplicativo que utiliza a geolocalização como o Tinder tem sucesso graças a facilidade da técnica de “swype”, que facilita o uso, e a elegância de sua interface.

Agora, vamos discutir com detalhes o que é importante para o desenvolvimento de um aplicativo de relacionamento como o Tinder que satisfaz as expectativas.

aplicativo de relacionamento codificar

Quanto custa criar um aplicativo de relacionamento?

O custo de desenvolvimento de um app de encontros varia bastante, mas se você quiser criar um aplicativo semelhante ao tinder, a seguinte estimativa seria bastante relevante.

Observe que, em nossa estimativa considerou-se apenas a plataforma Android, mas uma versão para iOS também podem ser desenvolvida.

aplicativo de relacionamento 3

Crie seu próprio aplicativo de relacionamento

Criar um aplicativo de relacionamento do zero exige muito esforço, desde pesquisas de mercado até a contratação de desenvolvedores profissionais e profissionais de marketing. 

Se você tem uma ideia brilhante e está se perguntando como desenvolver um aplicativo de relacionamento, nossa equipe de especialistas está aqui para ajudar.

A Codificar trabalha com plataformas prontas para você que deseja criar um aplicativo de relacionamento.

Somos uma empresa do ramo de tecnologia que pode ajudar você a desenvolver seus projetos de aplicativos de encontro. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais informações!