Guia do desenvolvimento multiplataforma

Embora existam muitos artigos sobre como escolher a plataforma móvel certa para o seu produto, não existe uma resposta simples.

Afinal de contas, é uma decisão complexa de se fazer. Cada plataforma tem suas vantagens e desvantagens – e, dependendo de suas necessidades, bem como os objetivos da sua empresa, os benefícios de uma plataforma específica podem superar suas desvantagens, e apresentar uma solução compatível com suas necessidades.

Abaixo, vamos falar sobre o que significar o desenvolvimento multiplataforma, e explicar seus prós e contras. Em seguida, vamos tentar ajudá-lo a avaliar se um aplicativo multiplataforma faz sentido para o seu negócio.

O que é desenvolvimento multiplataforma?

Desenvolvimento móvel multiplataforma refere-se ao desenvolvimento de aplicativos que podem ser usados em mais de uma plataforma mobile, como Android e iOS. Usando um software multiplataforma, um único código-fonte do aplicativo é compilado em código nativo de diferentes sistemas operacionais. Essa é a diferença do desenvolvimento de aplicativo nativo, onde um app é desenvolvido para uma plataforma específica.

Vantagens do desenvolvimento de multiplataforma

1. Desenvolvimento mais rápido e barato

Este método cria um código base, reduzindo assim a complexidade de ter que gerenciar múltiplos códigos, kits de ferramentas de desenvolvimento, linguagens e metodologias, algo que o desenvolvimento aplicativo nativo requer. É provável que também exija menos mão de obra, e facilita a publicação de um aplicativo dentro de um curto espaço de tempo, usando o mesmo número de desenvolvedores.

Além disso, ao escolher as ferramentas certas e mapear uma estratégia completa para o desenvolvimento, você será capaz de reutilizar 75% do código original, reduzindo assim o tempo necessário para desenvolver seu aplicativo.

2. A exposição a uma base maior de usuários

Estar disponível em várias plataformas mobile garante que você não acabe ignorando uma base de usuários considerável, por não trabalhar em todas as plataformas de forma igual.

3. As vantagens que cada framework multiplataforma traz

Xamarin:

  • Experiência do usuário nativo:

Os desenvolvedores podem tirar proveito de kits de ferramentas UI nativas para criar um aplicativo que apresenta uma interface familiar para os usuários.

  • Bom para as grandes empresas:

Como o Xamarin usa C# complementado com o .NET framework, ele é uma boa opção para as grandes empresas que utilizam ferramentas da Microsoft, ou já têm uma equipe de C#, ou desenvolvedores .NET.

React Native:

  • Uso geral:

O React Native usa JavaScript, uma das linguagens de programação mais populares. Isto torna a contratação de desenvolvedores mais fácil, quando se trata do conjunto de habilidades necessário.

  • Eficiência:

Quer fazer alterações em um aplicativo existente? Você pode aplicar componentes de UI do React Native no código, sem a necessidade de reescrevê-lo. Se seu aplicativo é construído utilizando frameworks como Cordova ou Ionic, o código também pode ser reutilizado facilmente com um plugin.

Desvantagens do aplicativo desenvolvimento multiplataforma

1. Interface de usuário

Como cada plataforma tem seus próprios elementos da interface, pode ser difícil reunir todos os requisitos específicos de cada plataforma, especialmente se o código de interface com o usuário é compartilhado entre as plataformas.

A Apple é conhecida por ter diretrizes rígidas, o que faz com que os desenvolvedores corram o risco de ter seus aplicativos rejeitados. Enquanto certas ferramentas permitem que os desenvolvedores escrevam código de interface específicos para cada plataforma, o tempo necessário para este processo pode eliminar os benefícios que ferramentas multiplataforma oferecem.

2. Dificuldade na implementação de novas funcionalidades

Uma ferramenta multiplataforma pode impedi-lo de implementar as últimas atualizações do iOS ou do Android, já que ferramentas de terceiros não são capazes de fornecer suporte instantâneo. Um intervalo de tempo ocorrerá antes de novos plugins ou alterações serem implementadas.

3. As principais desvantagens de frameworks multiplatafomra

Xamarin:

  • App mais pesado:

Dependendo das funcionalidade e nível de complexidade, os aplicativos desenvolvidos através do Xamarin se tornam maiores do que aplicações nativas.

  • Comunidade pequena:

A comunidade de desenvolvedores Xamarin é consideravelmente menor em comparação com o dos desenvolvedores iOS ou Android, então você pode achar mais difícil a contratação contratação de desenvolvedores experientes.

React Native:

  • Ecossistema relativamente novo:

O ecossistema jovem do reagir nativo significa que a ferramenta está em constante evolução, com atualizações de biblioteca lançadas quase todos os meses. Enquanto isso significa que os usuários estão recebendo ferramentas adicionais, eles também precisam investir tempo e esforço em estudar a documentação para garantir que essas ferramentas funcionam com os APIs criados anteriormente.

Em alguns casos, a falta de componentes personalizados pode significar que os desenvolvedores precisam construir soluções do zero.

Será que o meu negócio precisa de um aplicativo multiplataforma?

Abaixo estão cinco perguntas para ajudar você a decidir se os aplicativos multiplataforma são certos para suas necessidades:

1. Qual meu tempo disponível?

O primeiro passo você precisa tomar é traçar seu cronograma de desenvolvimento. Se você está planejando lançar as versões iOS e Android, o que você vai lançar primeiro? E quanto tempo você tem até que você publique a outra versão?

Depois de ter seu cronograma traçado, você terá uma ideia mais clara de qual método irá atender melhor suas necessidades.

Por exemplo, se você precisa liberar um aplicativo iOS em um prazo apertado, e pretende lançar uma versão Android, numa fase posterior, o desenvolvimento de aplicativos nativos pode ser uma opção mais adequada. O Swift, linguagem de programação desenvolvida pela Apple, é uma das mais novas linguagens de programação, e é projetada para ser fácil de usar. Os desenvolvedores podem ver o que eles estão criando com o código à medida que o escreve, e a linguagem incorpora palavras e frases como “Adicionar” e “Remover”. Sendo assim, é mais rápido de desenvolver com ela.

Em um cenário inverso, onde você precisa para lançar a versão Android dentro de um curto espaço de tempo – o desenvolvimento multiplataforma pode ser uma opção melhor. Isso porque o Java, a linguagem padrão para desenvolvimento do Android, é mais complexa, e pode apresentar maiores dificuldades.

2. Qual é o meu orçamento?

Quando você está decidindo entre as plataformas, você precisa avaliar mais que os custos atuais do projeto. Avalie o custo total ao longo do tempo.

Embora o desenvolvimento multiplataforma seja normalmente mais barato, ele pode criar custos adicionais de forma gradual. Como estruturas multiplataforma são mais novas, montar uma equipe de desenvolvedores experientes podem ser mais caro, ou demorar mais tempo. Por outro lado, é comparativamente mais fácil de contratar desenvolvedores Java ou Swift.

Você também vai precisar avaliar os requisitos do seu aplicativo e do seu negócio. Por exemplo, se você está planejando lançar novos recursos ou implementar mudanças de modo contínuo, o desenvolvimento multiplataforma poderá ajudá-lo a economizar já que você só vai ter que gerenciar uma única base de código.

3. Qual a intenção e o escopo do aplicativo?

Se você está criando um negócio em torno de seu aplicativo, ou tem intenção de aplicar características complexas ou animações, o desenvolvimento nativo sai à frente. Aplicativos nativos oferecem uma rápida integração de novas funcionalidades, permitindo o acesso total aos serviços e funções de um dispositivo, monitoramento automático do desempenho do aplicativo e melhor desempenho com animações e renderização.

As empresas que têm trabalhado com o desenvolvimento nativo em uma tentativa de melhorar o seu desempenho aplicativo incluem o Facebook e o LinkedIn. O Facebook encontrou problemas, como a falta de rolagem suave e atraso no carregamento de imagens, enquanto LinkedIn queria resolver problemas como a falta de memória para os usuários, a ausência de ferramentas do depurador e desempenho, e problemas de desempenho das animações.

Mas se é um aplicativo simples, que requer pouca personalização, optar pelo desenvolvimento multi-plataforma é um bom começo.

4. Quem é o meu público-alvo, e onde ele está?

Se você está planejando atingir os usuários em várias plataformas e dispositivos, um aplicativo multiplataforma é provavelmente a melhor opção.

5. O desenvolvimento multiplataforma se encaixa com a minha estratégia digital?

Comece revendo a sua estratégia digital atual, e os recursos empregados. Se você construiu um site responsivo, com funcionalidades complexas e interatividade, pode ser que sejam necessários recursos abrangentes para adaptar essas funcionalidades para um aplicativo multiplataforma, que irá corresponder às demandas de seus usuários.

Por outro lado, se você ainda não tem um site, o desenvolvimento multiplataforma pode apresentar maior economia, permitindo aos desenvolvedores construir um aplicativo móvel e web usando uma única base de código.

Desenvolvimento de aplicativos da Codificar

Se você precisa de uma equipe para o desenvolvimento de seu aplicativo, podemos te ajudar. Com mais de 10 anos de mercado, e a expertise de uma fábrica de software que produziu inúmeros casos de sucesso, a Codificar é referência no desenvolvimento de aplicativos mobile e web.

Temos know-how em todo o processo de desenvolvimento. Se quiser saber mais saber mais sobre sobre nosso serviço de Desenvolvimento de Aplicativos CLIQUE AQUI ou contate-nos pelo formulário abaixo:

Desenvolvimento de aplicativos

]]>