Quanto custa um aplicativo que entrega tudo, como o Rappi e o Glovo
Os aplicativos que entregam tudo
Os aplicativos que entregam tudo são plataformas de entrega. Ao contrário de outros aplicativos de delivery, eles focam na entrega de uma grande variedade de produtos. Sendo assim, é possível pedir pratos prontos de restaurantes, suprimentos, remédios e muito mais.
Entre os mais famosos da atualidade estão o Rappi e o Glovo, que foram introduzidos no Brasil no último ano, e estão conseguindo grande sucesso. Sendo assim, o mercado ainda está no seu auge, e existe possibilidade de crescimento, principalmente em cidades menores.
Um aplicativo que entrega tudo precisa ter todas as ferramentas necessárias para intermediar o pedido de uma grande variedade de produtos. Afinal, é isso que ele promete para seus usuários.
Como funcionam
Essas plataformas funcionam de uma forma bem parecida com outros apps de delivery. A grande diferença é que um aplicativo que entrega tudo precisa oferecer de tudo.
Em resumo, um aplicativo que entrega tudo é uma grande vitrine. Ao utilizar o aplicativo, o usuário tem acesso a todos os produtos disponíveis dentro da área de entrega. Assim, ele pode escolher, dentro das lojas, quais produtos eles desejam. Através dos filtros, eles podem escolher por categorias de mercado, tipo de produtos, e muito mais.
Ao escolher os produtos que deseja solicitar, os usuários fazem seu pedido. Esse pedido é recebido pelos estabelecimentos, que precisam preparar os produtos conforme o solicitado. Os estabelecimentos parceiros podem definir seu próprios preços e taxas, tendo em vista a competitividade dentro da plataforma.
Depois de preparados, os produtos são recolhidos pelos entregadores, para serem levados aos clientes. Esses entregadores são parceiros diretos dos aplicativos, e devem possuir dispositivos com a tecnologia de geolocalização para permitir que os usuários acompanhem a entrega.
Após a realização da entrega, o valor total é cobrado. Isso pode ser feito automaticamente através da plataforma, quando o usuário cadastra suas formas de pagamento.
Como eles fazem dinheiro
Um aplicativo que entrega tudo precisa ter parcerias firmes para conseguir uma boa receita ao fim de cada serviço prestado. Pra isso, ele precisa prestar atenção especial na forma que atende seus três pilares principais: os usuários, os estabelecimentos e os entregadores.
A renda de um aplicativo que entrega tudo vem diretamente dos pedidos feitos pelos usuários. Sendo assim, é necessário investir na variedade de estabelecimentos disponíveis, fazendo com que mais e mais pedidos possam ser realizados através da plataforma.
O modelo de renda de um aplicativo que entrega tudo costuma ser por comissão. Assim, o aplicativo recebe uma porcentagem sobre o valor de cada pedido finalizado nos estabelecimentos parceiros.
Existem outras formas de monetização disponíveis para esse tipo de negócio. É possível pensar numa mensalidade a ser paga pelos estabelecimentos, ou uma assinatura para os clientes, por exemplo. O importante é que a forma de cobrança e monetização seja atraente o bastante para que o mercado e os clientes locais se interessem pela plataforma.
Os principais exemplos
Entre os principais exemplos de aplicativos que entregam tudo, estão o Glovo e o Rappi. Vamos falar mais detalhadamente sobre eles e sobre sua fórmula de sucesso:
Glovo
A startup teve seu início na Espanha, em 2015. Com seu aplicativo de delivery, ela prometeu revolucionar esse mercado, algo que tem conseguido fazer.
Desde então, com a promessa de entregar de tudo, a empresa cresceu e se expandiu em várias partes do mundo. Essa é a sua forma de inovação quanto a outros aplicativos de delviery.
Suas entregas envolvem restaurantes, supermercados, farmácias, lojas de conveniência e muito mais.
O Glovo chegou ao Brasil há pouco tempo, expandindo a promessa do iFood, até então o rei do delivery no país.
A empresa promete satisfazer todas as necessidades de entrega dos usuários. Isso é possível graças a parcerias com as principais redes de comércio das cidades em que atua.
A execução de sua promessa através do aplicativo de delivery fez com que o Glovo figurasse a lista de Melhores Aplicativos de 2016, na Apple Store. Ela pode ser considerada um dos grandes destaques entre os aplicativos de delivery disponíveis no Brasil.
Rappi
O Rappi é o representante latino dos aplicativos de delivery que entregam tudo. Com pouco tempo no mercado, a empresa já recebeu investimentos o suficiente para ganhar status de “unicórnio”. Assim, elas se tornou exemplo para desenvolvedores de aplicativos de serviço que buscam sucesso.
A plataforma foi criada na Colômbia em 2017, com uma premissa parecida com outros aplicativos existentes, como o Glovo. Desde então, seu crescimento foi rápido, assim como sua expansão. O aplicativo já atua em pelo menos 7 países da América Latina, e está recebendo investimento interessantes.
A plataforma, que conta com mais de 30 mil profissionais ativos, pretende fazer entregas de tudo que o cliente necessitar.
Além do delivery de comida, o Rappi também entrega medicamentos, mantimentos, utilitários e o que mais estiver disponível.
Com essa premissa, o aplicativo conseguiu se destacar no mercado, recebendo investimentos milionários.
Tais investimentos fizeram com que o Rappi ganhasse status de startup unicórnio, com valor de mercado avaliado em um bilhão de dólares.
Assim, o aplicativo se tornou um dos representantes latinos a figurar a lista de sucesso, e grande exemplo para os investidores dos aplicativos de delivery.
Quanto custa um aplicativo que entrega tudo
Agora que você já entendeu como funciona um aplicativo que entrega tudo, e quais são os melhores exemplos, vamos falar sobre a criação dessa plataforma. Assim como o desenvolvimento de qualquer tipo de aplicativo, é necessário encontrar uma equipe de desenvolvimento que saiba criar as ferramentas necessárias.
Com todas as ferramentas bem pensadas, é possível estimar o número de horas de desenvolvimento necessárias e, assim, um preço para a plataforma finalizada. Abaixo falaremos mais sobre as ferramentas e detalhes que acabam por definir o preço do desenvolvimento de aplicativo que entrega tudo como o Glovo e o Rappi.
Análise de Requisitos
A análise e engenharia de requisitos é um passo importante no desenvolvimento que qualquer tipo de aplicativo. Isso também é verdade na criação de aplicativos que entregam tudo.
Nessa etapa, é necessário definir todos os detalhes do projeto. Assim, a equipe de desenvolvimento consegue entender tudo que será necessário para a finalização do app. Aqui também é feita a documentação de todos os requisitos e tenologias que devem ser usadas.
Além disso, na análise de requisitos, algumas funcionalidades e ferramentas podem ser abandonadas. O ideal é que, ao fim dessa etapa, tudo esteja bem explicado e entendido. A equipe de desenvolvimento e o empreendedor responsável pelo projeto precisam estar na mesma página.
A plataforma
A criação da plataforma começa logo depois da análise de requisitos. Cada uma das ferramentas e funcionalidades criadas precisa de um número de horas específico, que acrescenta no valor final da plataforma. Entre as principais ferramentas que devem ser desenvolvidas, estão:
- Aplicativo do usuário
- Lista de estabelecimentos
- Personalização do perfil
- Cadastro do pagamento
- Chat
- Histórico de pedidos
- Sistema de descontos
Outras ferramentas e funcionalidades podem ser acrescentadas no aplicativo, mas essas são as mais importantes. Com elas, você deve conseguir uma plataforma funcional, que realiza todas as principais tarefas.
Design visual
Uma das etapas que também deve ser levada em consideração ao orçar a criação de um aplicativo que entrega tudo é o design visual. Se você deseja criar um aplicativo reconhecido, que consegue sucesso com seus usuários, é preciso ter uma plataforma elegante e bem organizadas.
Sendo assim, invista em uma logo que reflita o negócio da sua empresa, e facilite a identificação dos usuários. A partir daí, você deve prezar por um aplicativo que se relacione com sua identidade visual.
Como criar um aplicativo que entrega tudo
Para criar qualquer tipo de aplicativo de serviço, você tem duas opções principais. Vamos falar delas abaixo:
Criação de plataforma do zero
O desenvolvimento de aplicativos através de uma plataforma completamente nova é a opção mais demorada. Nesse processo, o aplicativo é feito inteiramente do zero, por uma equipe de desenvolvimento especializada. Os requisitos devem ser levantados, e a criação deve começar por partes. Esse tipo de desenvolvimento de aplicativos também tende a ser mais caro, tendo em vista todos os recursos que devem ser direcionados ao projeto.
Apesar disso, o desenvolvimento através de um plataforma completamente nova dá total controle aos desenvolvedores. Assim, existem mais chances de inovar, e criar coisas novas. O problema é que o desenvolvimento de funcionalidades não testadas no mercado pode ser arriscado.
Criação de plataforma por white-label
A outra opção de desenvolvimento é mais segura, rápida e barata. O desenvolvimento de aplicativos através de plataformas white-label parte da personalização de uma plataforma pré-desenvolvida. Assim, já existe um software estruturado, com todas as funcionalidades, que só precisa se adaptar ao projeto.
Esse desenvolvimento tende a ser mais seguro, já que conta com funcionalidades já testadas, em uma plataforma estável. A adição de novas ferramentas também não é tão complicada. O valor de uma plataforma white-label é bem menor do que o desenvolvimento do zero, e o aplicativo pode ser terminado com muito mais rapidez.
Num mundo em que as tendências mudam de forma rápida, assim como a tecnologia, é imprescindível que asa ideias saiam do papel com agilidade. Portanto, a criação por plataformas white-label é a mais recomendada.
Plataforma de entregas da Codificar
Se você deseja criar um aplicativo que entrega tudo, podemos te ajudar. A Codificar trabalha com a criação de plataformas white-label perfeitas para o mercado atual. Entre um de nossos produtos mais populares está o Marketplace de Delivery.
O Marketplace de Delivery possui todas as ferramentas necessárias para o mercado de entregas. Baseado no modelo iFood, ele pode ser personalizado para todas as necessidades de mercado, trazendo grande benefícios. Conheça mais do Marketplace de Delivery da Codificar clicando aqui, e entre em contato através do formulário abaixo:
]]>