O que é um Gateway de Pagamento?

O que é um gateway de pagamento Um gateway de pagamento é uma interface utilizada para cobrança. Através delas, os negócios digitais (como lojas virtuais e aplicativos) podem integrar o pagamento por cartão de crédito de forma simples. Essa interface é utilizada para transmitir os dados entre o estabelecimento, de forma simples. Os dados são transmitidos rapidamente, e facilitam ainda mais as transações e pagamentos. Pense em um gateway de pagamento como um terminal de cartão de crédito encontrado em lojas físicas. Com os dados fornecidos, os gateways são capazes de entrar em contato com as instituições financeiras. Assim, eles podem confirmar se os dados estão corretos, e se o cliente possui fundos suficientes para o pagamento desejado. Ao utilizar um gateway de pagamento, é possível ter uma interface adaptada para a grande maioria dos serviços oferecidos. Além disso, eles garantem uma conexão direta com os bancos e instituições financeiras, sem a necessidade de intermediação invasiva. Assim, os usuários e clientes interessados nos serviços e produtos oferecidos não precisam visitar outros sites, ou fazer outros cadastros. Todos os dados são transmitidos diretamente do aplicativo ou site inicial, e a integração do gateway com seu negócio garante que todo o processo seja realizado da forma mais rápida possível Além de tudo, um gateway de pagamento oferece painéis de controle completos, relatórios e muitas outras ferramentas de análise, destinadas a auxiliar no desenvolvimento financeiro do negócio.

Benefícios de um gateway de pagamento

Ao escolher uma forma de processamento de pagamento, é preciso levar em consideração a forma como seu negócio deseja se impor no mercado. Existem duas opções principais: os processadores de pagamento e os gateways de pagamento. Os exemplos de processadores são o PayPal, o PagSeguro. Nesse caso, eles fazem a coleta e processamento dos dados. Dessa forma, todos os detalhes ficam por conta dos processadores, e não é preciso tomar nenhum outro passo para que as transações e pagamentos possam ser feitos. No caso de um gateway de pagamento, ele apenas faz o transporte de dados. Sendo assim, é necessário fazer os contratos e tramites com as instituições de pagamento. De qualquer forma, um gateway de pagamento é bem mais simples de ser incorporado ao seu negócio, principalmente o caso de aplicativos de serviço que atuam no mesmo mercado que o Uber, iFood, Glovo e muitos outros. Além disso, as taxas embutidas nos serviços oferecidos costumam ser bem menores. Entre os principais benefícios dos gateways de pagamento estão:
  • Integração simples | Ao invés de diversas integrações complicadas com cada operadora e banco, você faz uma única integração com o gateway. Além disso, você pode implantar os meios de pagamento em quase qualquer tipo de sistema e criar um processo de checkout ou cobrança do jeito que precisar.
  • Atendimento profissional | Não que todos os gateway primem pela qualidade do atendimento, mas experimente o suporte técnico direto das operadoras e bancos ou mesmo dos intermediários de pagamentos e a diferença é clara.
  • Paineis e relatórios profissionais | Gateways normalmente trazem painéis administrativos que tornam fácil configurar os diversos meios de pagamento e gerar relatórios financeiros em um lugar só.
  • Recursos e serviços avançados | Os gateways mais robustos possuem recursos avançados como Compra com 1 Clique, Pagamento com 2 cartões, Cobrança Recorrente, Conciliação Financeira, Estorno de Pagamentos e Redundância de Operadora para aumentar a aprovação de pagamentos..

Desvantagens de um gateway de pagamento

Apesar de perfeitos para a grande maioria dos negócios, pode ser que ele não seja a melhor escolha. Tudo depende do que você procura, do tamanho de seu investimento e do que quer fazer. Entre as principais desvantagens de um gateway de pagamentos estão:
  • Controle de fraudes | Não é função do gateway de pagamentos proteger a loja virtual das fraudes. Esta é função da ferramenta de gestão de risco que deve ser contratada com uma empresa separada. Felizmente, os gateways normalmente facilitam esta integração.
  • Prazos de convênio com operadoras e bancos | Para utilizar um gateway, o estabelecimento deve primeiro firmar convênios de ecommerce diretamente com operadoras e bancos, o que leva de 30 a 60 dias. Além disso, a ativação (ou homologação) desses convênios, normalmente realizada pelo gateway, pode levar mais 1 ou 2 semanas adicionais.
]]>