O que são aplicativos rentáveis? Saiba tudo sobre o assunto
Muitos empreendedores que visam alcançar o sucesso investem nesse mercado que possui alto poder lucrativo. Se você quiser saber mais sobre o que são aplicativos rentáveis continue lendo!
O que são aplicativos rentáveis?
O mercado de aplicativos tem gerado grandes movimentações nas empresas de tecnologia. No relatório anual divulgado pelo site App Annie, os dados apontaram que o mercado gerou uma receita de U$101 bilhões no ano de 2018.
Hoje em dia há inúmeros aplicativos que executam todo tipo de tarefa que se pode imaginar. Através de simples e boas ideias, empreendedores do mundo todo tem lucrado através do investimento nesse setorr.
Então basicamente, aplicativos rentáveis são os apps que geram um grande lucro financeiro para os investidores envolvidos no projeto.
Como ganhar dinheiro com aplicativos?
Você já deve ter se perguntado como que aplicativos gratuitos e muito rentáveis como o tinder conseguem lucrar tanto. Existem 3 principais formas de rentabilizar o seu negócio quando se investe na criação de aplicativos, veja a seguir:
Venda Direta
Consiste no método onde você determina um preço para o seu aplicativo e através da app store e play store os usuários interessados podem ter acesso ao app pagando o valor estipulado. Foi o modelo principal por muito tempo mas que perdeu espaço com a crescente concorrência que disponibiliza o serviço gratuitamente. Por isso, esse modelo só é recomendado quando se tem a certeza de que a ideia proposta é inovadora e que as pessoas estarão suficientemente interessadas a ponto de pagarem pelo acesso.
Compras in-app
Para solucionar a resistência dos consumidores em pagar por um aplicativo foi formulado o modelo de compras in-app ou “freemium”. Nessa forma de rentabilizar, o usuário tem acesso aos serviços de forma limitada e é oferecido uma versão premium para quem desejar ter acesso a todos os recursos disponíveis. Dessa forma você disponibiliza uma espécie de teste gratuito. As pessoas conhecem o seu aplicativo e caso tiverem interesse, podem vir a pagar para liberar recursos especiais.
Publicidade
É a grande responsável pelo Facebook ser a empresa que mais fatura anualmente sem cobrar um centavo de seus usuários. A publicidade é o modelo em que se oferece espaços dentro do aplicativo para que outras empresas possam pagar para anunciar. Esse modelo funciona muito bem quando o app é muito baixado, pois assim os anúncios terão mais visibilidade. Com isso, o recurso gera mais interesse de outras empresas. Apesar disso, anúncios podem incomodar alguns usuários e a alternativa que muitos aplicativos oferecem é a possibilidade de pagar por uma versão livre de anúncio, o que seria uma combinação com o modelo de negócio freemium.
Por que investir no mercado de aplicativos?
Com o aumento da popularidade dos smartphones, hoje em dia resolvemos toda a nossa vida através de aplicativos. Com o aparelho na palma da mão, conseguimos assistir filmes, fazer pagamentos de boleto, fazer reserva em hotéis, solicitar serviço de mobilidade etc… Sendo assim, não importa o segmento da sua empresa, investir em um aplicativo para facilitar a vida de seus consumidores lhe trará muitos benefícios.
Além da vantagem para quem já tem uma empresa, criar um aplicativo é uma excelente forma de começar um novo negócio. Com uma boa ideia e uma equipe de desenvolvedores você pode construir um novo empreendimento e obter grandes resultados.
Empresas de aplicativos rentáveis
O mercado de tecnologia é sem dúvidas uma tendência. Visto isso, no ramo de aplicativos há empresas gigantes, principalmente startups, que fazem um grande sucesso. Como exemplo de aplicativos rentáveis nós temos:
Tinder
Considerado o maior aplicativo de encontros do mundo, em 2018 o Tinder foi eleito o aplicativo mais rentável do mundo. O tinder gold, nome da assinatura premium do aplicativo, é o maior responsável pelo faturamento de cerca de 8 milhões de usuários de aplicativos do grupo match.
Rappi
A empresa latino-americana foi criada em 2016 e começou com o conceito de ser um delivery de tudo. Atualmente, ele é um dos aplicativos mais rentáveis. Presente no Brasil há apenas 20 meses, em 2018 a Rappi foi avaliada em mais de um bilhão de dólares. A partir disso, ganhou o título de uma startup unicórnio.
Netflix
Esse aplicativo de streaming é o segundo app de serviços mais baixado do mundo, perdendo apenas para o Tinder. Em um relatório divulgado pela empresa, o aplicativo fechou o último ano com 139 milhões de assinants pagos. Além disso, o relatório ainda mostra o registro de que o lucro líquido da empresa no último trimestre foi de US$ 133,9 milhões.
Conclusão
Aplicativos rentáveis são aqueles que trazem um grande retorno financeiro para seus idealizadores. O mercado para esse nicho é muito bom e também competitivo. Porém, com foco e dedicação no seu próprio negócio as chances de tornar o seu aplicativo em um aplicativo rentável são grandes.
Quer ser dono de um aplicativo de sucesso? A Codificar atua na área de tecnologia há mais de 10 anos e pode ajudar você a ser o próximo dono de um aplicativo rentável. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos planos para desenvolvimento de aplicativos.