coronavíruscoronavírus

Coronavírus: cuide da sua mente e negócios

As notícias sobre a proliferação do Coronavírus têm impactado no dia a dia de muitos brasileiros. O número de empresas que estão fechando nesse período tem crescido e a tendência é, em alguns dias, talvez entrarmos numa quarentena preventiva nacional. Mas, como tirar proveito desses dias caseiros e não deixar seus negócios afundarem? É sobre isso que falaremos nesse artigo.

A essa altura do campeonato você já deve saber o que é o Coronavírus. Se você ainda está por fora do que tem alarmado o mundo inteiro, basta saber que se trata de um vírus que foi redescoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Esse vírus provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19), causando infecções respiratórias.
Acontece que, segundo o Ministério da Saúde, até domingo (15) já eram 200 os casos registrados do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil. Número esse que, mesmo sendo pequeno, têm impactado a rotina de muitos brasileiros devido ao provável aumento repentino.
Antes de falarmos como usar esse período de afastamento para o bem dos seus negócios, é importante pontuar o porquê dessa situação estar afetando o dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo.

 

Prevenção do Coronavírus

Uma vez que os vírus respiratórios se espalham pelo contato, há a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência (celulares, computadores, maçanetas, corrimões, etc).
Por conta disso e com o crescimento da disseminação do Coronavírus, o Ministério da Saúde recomendou a redução do contato social.
E então, começou o efeito cascata. Para áreas com transmissão comunitária do Coronavírus foi recomendado a redução de deslocamentos para o trabalho, além do incentivo feito pelo Ministério da Saúde para que reuniões sejam realizadas virtualmente, que viagens não essenciais (avaliadas pela empresa) sejam adiadas/canceladas e que, quando possível, realizar o trabalho de casa (o, até então, pouco popular “home office”).
Assim, no caso de um novo cenário, em que a transmissão estiver alta, a mudança de comportamento e rotina será imprescindível no enfrentamento do Coronavírus.
Nesse sentido, adotar horários alternativos para evitar aglomeração de pessoas é uma das recomendações, como fazer as compras e utilizar o transporte público, por exemplo, fora do horário de pico. Até mesmo sobre a frequência nas academias, a orientação é de optar por se exercitar ao ar livre em vez de fazer aulas de ginástica em locais fechados.
Ou seja, querendo ou não, avista-se dias mais acomodados num futuro próximo. E, por mais que essa quietude gere um impacto negativo na maioria dos negócios, é válido tentar tornar esse período uma fase produtiva financeiramente.

 

O que fazer enquanto previne o Coronavírus?

O Home Office logo será uma orientação incisiva por parte das autoridades, então aproveitá-lo estrategicamente é uma boa saída. Veja algumas alternativas interessantes para seu negócio:

1. Aproveite esse período para analisar seus negócios

Uma vez que você não estará tão ocupado se movimentando de um canto para o outro, observe os erros e acertos cometidos nesse início de ano. Dedique-se a avaliar de forma crítica sobre aquilo que você ou sua empresa fez.

2. Mantenha sua mente alimentada

Conhecimento nunca é demais, mas a correria do dia a dia rouba o tempo que poderia ser dedicado a ele. Enquanto o Coronavírus for uma ameaça, assista cases de sucesso de grandes marcas, observe o caminho que empresas de sucesso trilharam para sair de crises, melhore sua carta de vendas, pense em outras possíveis fontes de renda, participe de Webinars, etc.

3. Elabore novas estratégias

Encontre novas saídas para resolver problemas já existentes no seu negócio e na sociedade. A mina de ouro está em solucionar problemas de forma simples. Por isso, o desenvolvimento de aplicativos tem sido uma alternativa que grandes e pequenas empresas, que desejam expandir seus negócios, têm aderido. Então, elabore seus próximos passos.

4. Otimize seu tempo

Você poderá perceber que algumas reuniões poderiam ter sido resumidas a alguns emails ou calls. A verdade é que muitas vezes vamos inchando nossa rotina diária com compromissos desnecessários. Então, valorize seu tempo para que ele seja gasto com o que realmente importa e então, sobre espaço para você pensar no futuro do seu negócio. Já leu o livro “Trabalhe 4 horas por semana“, de Thimothy Ferriss? É sobre otimizar seu tempo para produzir mais. Vale a pena a leitura!

5. Aproveite as oportunidades

Com o Coronavírus a internet está cada vez mais provando seu valor. Por exemplo, aplicativos estão sendo a opção escolhida por muitos para comer, contratar prestadores de serviços (eletricistas, cabeleiras, enfermeiras, etc) numa emergência, se distrair maratonando séries e até fazer compras em supermercados sem sair de casa. Dessa forma, muitos estão percebendo que há formas mais simples de fazer tarefas do dia a dia, o que pode resultar em quererem aderir esses hábitos mesmo pós Coronavírus.

 

Conclusão

O Coronavírus é um fato e quanto a ele, além das orientações dadas pelo Ministério da Saúde, não há muito o que fazer. Sendo assim, ao invés de se desesperar, use esse período de recolhimento para reestruturar seus negócios e planejar-se a longo prazo.
Temos alguns artigos que poderão ser úteis para você nesse período, veja:

Gostou do post? Para mais dicas e conteúdo de business assine a nossa newsletter: