Bitcoin: tudo sobre a moeda digital do futuro

Por que é Bitcoin é valioso?

O Bitcoin faz uma série de coisas o dinheiro, o ouro, cartões de crédito e cheques podem fazer, mas faz isso sem um banco central atuando como intermediário. O Bitcoin também faz isso digitalmente, de uma forma até mesmo impossível de falsificar. Estas características são tão desejáveis que muitas pessoas estão trocando moedas tradicionais, como dólares, para o Bitcoin. Na verdade, isso acontece tanto que está fazendo com que o preço do Bitcoin, em relação às moedas tradicionais, suba mais rapidamente, criando uma oportunidade de investimento para muitas pessoas que se adaptam à moeda. Como outras moedas, o valor de Bitcoin é impulsionado pela oferta e demanda. Hoje existem apenas 16,7 milhões de Bitcoins, e a moeda só terá, no máximo, 21 milhões de moedas. Esta é uma oferta global limitada, com uma crescente demanda. O Bitcoin está se tornando mais amplamente aceito e facilmente transferível. Agora é possível enviar dinheiro de pessoa para pessoa, ou de um país para outro, e de um negócio para outro, sem que ele passe por um banco. Embora isso possa parecer simples, é algo transformador, porque era impossível que as pessoas se tornassem seu próprio banco. Você podia guardar dinheiro em um cofre, ou sob seu colchão, mas se tornou algo difícil e impraticável. Uma das razões por que as empresas de pagamento digitais, como cartões de crédito, PayPal, e Venmo tiveram sucesso é o pagamento fácil e portátil. O problema com estes métodos é que eles são centralizados, e um intermediário pode criar mais problemas e custos do que o necessário. Quem já teve o seu cartão de crédito roubado, ou que já teve sua conta PayPal trancado, sabe como pode ser cansativo. O Bitcoin, no entanto, é descentralizado, tornando possível movimentar grandes quantidades sem qualquer controle central. A ruptura tecnológica muitas vezes elimina intermediários. O Bitcoin elimina a arbitragem de um banco, e permite que as pessoas a controlem seus próprios fundos diretamente.

Por que a sociedade acha que o Bitcoin é valioso?

  • Pode guardar o seu dinheiro.
  • Protege contra falsificação.
  • Ele pode ser usado para pagar as pessoas de forma segura.
  • Ele pode ser trocado globalmente por bens e serviços.
  • Ele pode se valorizar (investimento).
  • É descentralizado, portanto, nenhum governo ou banco individual está no controle.

O que há de errado com o Bitcoin?

Para todas as coisas que são positivas sobre Bitcoin, há uma série de problemas que valem a pena ser discutidos. Estes problemas estão sendo trabalhados pelos desenvolvedores ao redor do mundo, e dada a natureza descentralizada da Bitcoin, exigirá um consenso para a resolução.

  • O Bitcoin é lento. As transações são, atualmente lentas demais para compras em tempo real. O Bitcoin pode ser mais rápido e mais seguro do que o envio de um cheque, mas continua lento, se comparado aos cartões de crédito. Isso torna difícil o uso para transações em tempo real, especialmente em uma sociedade acostumada com a confirmação de transações imediatas.
  • O Bitcoin utiliza uma grande quantidade de eletricidade. Parte do algoritmo de Bitcoin é projetado para tornar mais difícil criar novas Bitcoins. Este processo é intencionalmente difícil. Devido à rápida expansão da moeda, estima-se estar usando energia suficiente para abastecer milhões de casas.
  • O Bitcoin é, atualmente, uma moeda instável. Ela é tão volátil e nova que muda de preço diariamente em torno de 10%, em ambas as direções (o que pode ser equivalente a variações semanais ainda maiores). Esperamos que ele vá se estabilizar. No entanto, é impossível saber quanto tempo isso vai levar. Nesse meio tempo, algumas pessoas vão ter bons retornos de investimento, outras nem tanto.

Nenhum comando central

O Bitcoin não é propriedade de ninguém. Qualquer um pode usá-la, mas nenhuma empresa é responsável por ela. Transações de Bitcoin são irreversíveis. Isso significa que ninguém, incluindo os bancos, ou os governos, podem impedi-lo de enviar ou receber bitcoins para qualquer pessoa, ou qualquer lugar do mundo. Com essa liberdade, vem a grande responsabilidade de não ter qualquer autoridade central para poder reclamar, caso algo der errado. Assim como dinheiro físico, não deixe que estranhos tomem conta de seus bitcoins, e não envie-os para pessoas não confiáveis, pela internet.

Tenha uma carteira segura

Existem vários tipos diferentes de carteiras Bitcoin, mas a distinção mais importante é em relação ao controle das chaves privadas necessárias para transferir os bitcoins. Algumas “carteiras” de Bitcoin agem mais como bancos, porque eles estão guardando as chaves particulares do usuário em seu lugar. Se você optar por usar um desses serviços, estejaciente de que você está completamente à mercê  da sorte, quanto a segurança de seus bitcoins. A maioria das carteiras, no entanto, permite que o usuário esteja no comando de suas próprias chaves privadas. Isso significa que ninguém no mundo inteiro pode acessar sua conta sem a sua permissão. Isso também significa que ninguém pode ajudá-lo se você esquecer sua senha ou se perder o acesso às suas chaves privadas. Se você decidir que quer ter muitos Bitcoins, é uma boa ideia para dividi-los entre várias carteiras diferentes. Como diz o ditado: não ponha todos os ovos na mesma cesta.

O Preço do Bitcoin

Como tudo no mundo, o preço do Bitcoin é determinado pelas leis da oferta e da demanda. Porque a oferta é limitada a 21 milhões de bitcoins, à medida que mais pessoas usam Bitcoin, o aumento da demanda, combinado com a oferta fixa, vai forçar o preço a subir. Como o número de pessoas que utilizam Bitcoin no mundo ainda é relativamente pequeno, o preço do Bitcoin, quando comparado às moedas tradicionais, pode variar significativamente todos os dias, mas vai continuar a aumentar à medida que mais pessoas começam a usá-lo. Por exemplo: no início de 2011, um Bitcoin valia menos de um dólar. Mas em 2015 o preço do bitcoin já era equivalente a centenas de dólares. No futuro, se o Bitcoin torna-se verdadeiramente popular, cada moeda de Bitcoin terá que valer pelo menos centenas de milhares de dólares, a fim de acomodar essa demanda adicional.

Câmbio de Bitcoin

Existem várias maneiras de comprar Bitcoin, mas câmbios confiáveis são uma ótima maneira de conseguir a moeda. Como existem ineficiências no sistema bancário tradicional, o câmbio, às vezes, pode ter preços ligeiramente diferentes. Se a diferença é muito grande, os comerciantes vão comprar na baixa da moeda, e vender na alta. Se o câmbio tem preços substancialmente diferentes do que outros, de forma constante, é um sinal de problemas, e a troca deve ser evitada. É necessário fazer sua pesquisa e encontrar uma forma que você pode confiar. Também é uma boa ideia mover seus Bitcoins para a sua carteira pessoal, para que você tenha controle sobre seus fundos em todos os momentos.

O Bitcoin não é completamente anônimo

Como todas as transações de Bitcoin são armazenados em um arquivo público conhecido como o blockchain, as pessoas podem ser capazes de ligar sua identidade à uma operação. Algumas empresas oferecem várias ferramentas para ajudar a alcançar uma maior privacidade, mas é preciso uma enorme quantidade de esforço para usar o Bitcoin anonimamente. Você pode querer seguir os regulamentos fiscais do seu país sobre Bitcoin, a fim de evitar problemas com a lei, mas você tem o poder optar pelo contrário. Para melhorar a privacidade, a maioria das carteiras mais recentes de Bitcoin irão usar um novo endereço para cada vez que alguém enviar bitcoins para você.

Transações não confirmadas

As transações são vistas por toda a rede dentro de alguns segundos, e geralmente são gravadas no blockchain. Ao contrário dos sistemas tradicionais de pagamento, as transações Bitcoin podem ser enviadas globalmente. O Bitcoin ainda é relativamente novo, mas a cada dia que passa, a tecnologia se torna mais confiável. É cada vez mais improvável que um grande erro surgirá no sistema, e as pessoas podem confiar ainda mais na tecnologia com o passar do tempo.

O futuro das cryptomoedas

A riqueza global é medida na faixa de US $ 100 trilhões. As criptomoedas, incluindo o Bitcoin, estão na faixa de US $ 200 bilhões. Acreditamos que o futuro terá mais criptomoedas, e não menos. Aqui estão algumas das nossas previsões:

  • Esperamos que criptomoedas, como Bitcoin, se tornem 1% do valor global (ou US $ 1 trilhão) no próximo ano. Ao longo dos próximos anos, isso poderia crescer para 5-10%.
  • A tecnologia de criptografia descentralizada por trás do Bitcoin, chamada Blockchain, vai ser usada para muitas coisas novas, incluindo contabilidade, registros médicos, seguro, e muito mais.
  • Novas criptomoedas podem começar a crescer ainda mais rápido do que o Bitcoin, quando os problemas de desempenho e de energia relacionados ao Bitcoin tornarem-se mais complicados.
  • Quando a taxa de crescimento se estabilizar, vamos ver mais soluções de pagamento pessoal (semelhantes ao PayPal), assim como soluções bancárias tradicionais construídas em cima de criptomoedas.
  • Governos e agências fiscais se tornarão ainda mais vigilantes. O Bitcoin é considerada um “bem intangível” pelo IRS. Espere mais regulações e impostos relacionados à criptomoeda para medir e acompanhar os ganhos de capital.
  • Novas tecnologias animadores vão se tornar mais populares. Novas moedas e ferramentas vindas do blockchain, como o Ethereum, permitirão uma nova geração de aplicativos construídos e executados na nuvem. Isso ainda está em fase experimental.

]]>