Landing Pages: veja como usar o UX design

As landing pages são essenciais para quem possui um site de vendas nos dias de hoje e entende a importância de criar páginas que trabalhem com a conversão ativa de clientes para a marca.

Quando falamos do ato de converter clientes, nos referimos a ação de quando aquele usuário sai da posição de apenas admirador da sua marca e se torna um consumidor, ou seja, compra o que você oferece.

Pode parecer algo simples, mas acredite, existem milhares de usuários que muitas vezes apenas admiram o conteúdo que você produz, seu produto ou serviço, mas não consomem de fato de você.

E sabemos bem que para uma marca se manter de pé no mercado, é preciso receita, e para isso é necessário que clientes sejam atraídos, e é justamente neste processo que entram as landing pages.

Assim como em uma boa estrutura metalica industrial, as landing pages são estruturadas de maneira personalizada para que o seu público-alvo seja devidamente atraído e compre o seu produto ou serviço.

Mas estruturar as landing pages exige um conhecimento de UX design, o conceito que foca na experiência do usuário dentro do universo digital, ou seja, em sites e páginas de vendas, como é o caso das landing pages.

As pessoas estão cada dia mais atentas à maneira como as empresas constroem a experiência digital dentro de seus sites, e não apenas na qualidade do produto ou serviço oferecido.

Claro que isso também é extremamente importante para o sucesso do seu negócio, mas com a chegada da era digital, construir uma boa experiência para o usuário se tornou um fator decisivo em sua jornada de compra.

Além de encontrar o melhor banheiro móvel preço acessível na internet, o usuário também deseja encontrar uma página ou até mesmo um site completo que lhe ofereça uma experiência exclusiva e diferenciada do início ao fim.

Investir no UX design dentro do seu site e principalmente nas suas landing pages é essencial para que você obtenha não apenas mais resultados, mas também resultados com cada vez mais qualidade.

Por isso, hoje iremos entender a fundo tanto o que é uma landing page quanto o que é o UX design, para que você saiba como unir esses conceitos poderosos para potencializar os seus resultados.

O que são landings pages e a sua importância 

Landing pages podem ser entendidas como páginas de aterrissagem, que funcionam como páginas onde o usuário tem contato direto, única e exclusivamente com o seu produto ou serviço para que conheça mais sobre o que a sua marca oferece.

Por exemplo, imagine que você esteja em busca de um climatizador direto da fabrica e clique em um link na internet que te leva diretamente para uma página com todos os detalhes do produto e já com o botão de compra.

Isso nada mais é do que uma landing page, uma única página que tem o objetivo de vender o produto ou serviço para o usuário, tanto que a única forma dele sair de lá é abandonando a página ou realizando a compra.

Mas as landing pages vão além disso, essas páginas também se preocupam em educar o usuário sobre o que você oferece e provar a ele que o que você oferece é de qualidade e diferente de tudo o que ele verá no segmento.

As landing pages se tornaram usáveis em diversos tipos de negócios e chamam a atenção dos usuários devido à sua estruturação, que na maioria das vezes segue uma identidade visual coerente com a marca e elementos que reforçam a mensagem da empresa.

Seja a landing page de um serviço de manutenção em condomínios ou até mesmo da venda de um curso sobre marketing, elas servem para te mostrar tudo o que precisa saber sobre aquele produto ou serviço que deseja.

Elas se tornaram extremamente importante dentro do mercado digital justamente por fazer com que as pessoas entendessem mais sobre aquilo que estão comprando e por trazer mais facilidade no processo de compra, gerando ótimos benefícios como:

  • Otimização de processos;
  • Maior taxa de conversão;
  • Mais vendas;
  • Criação de autoridade;
  • Audiência fiel;
  • Identidade visual bem estruturada;
  • Bom relacionamento com os clientes.

Isso só prova como as landing pages são eficientes em todo e qualquer tipo de negócio, fazendo com que as pessoas se envolvam mais com a proposta de valor da marca e consumam com mais consciência.

Dessa maneira, entendemos que as landing pages são páginas que têm como objetivo principal vender o seu produto ou serviço, mas também fazer isso de forma dinâmica e educando seu público para que ele entenda bem sobre o que você oferece.

Como aplicar o UX design nas landing pages?

Além de contar com uma boa Infraestrutura elétrica industrial, uma casa que está sendo construída também precisa contar com diversos outros serviços de qualidade, e assim também funciona dentro de uma empresa.

Estruturar boas landing pages é essencial para o seu negócio, mas usar o UX design dentro desse processo pode fazer com que seus resultados sejam ainda melhores do que se imagina.

O UX design nada mais é do que um conceito que foca na construção de uma boa experiência para os usuários dentro do universo digital. Não é à toa que o significado da sigla é User Experience, que traduzido para o português significa Experiência do Usuário.

O design dessa proposta se preocupa em construir desde ferramentas até mesmo uma boa identidade visual para que as páginas entreguem uma experiência imersiva e fluida para o usuário, assim que ele a acessa.

A experiência de um usuário na internet começa desde o momento em que ele pesquisa por correias em v preço acessível que ele deseja ou seja qual for o produto ou serviço em questão, e ao entrar no site que mais chamou sua atenção, a experiência deve ser ainda melhor.

Para que esse usuário chegue à sua landing page, todo um caminho precisou ser percorrido, e não é justo na página de vendas que ele irá desistir, não é mesmo?

Apostar em algumas dicas de UX design para isso é fundamental, então abaixo seguem algumas que podem até ajudar nesse processo.

Crie conexões

Conexão é a chave para um bom processo de venda, pois o usuário precisa se identificar com o seu produto ou serviço a ponto de encontrar algo em comum para que realmente compre o que você oferece.

O principal passo para isso é conhecer bem o seu público-alvo e entender quais são suas dores, necessidades, desejos e medos. Isso te ajudará a construir uma proposta e história e gere conexão com seus potenciais clientes.

Seja para oferecer um serviço de instalação de ar condicionado industrial ou até mesmo um produto de limpeza, a conexão é a chave que gera confiança, e que também gera a ação de compra.

Tenha uma narrativa 

A narrativa dentro do marketing digital nada mais é do que a história que você constrói para vender o seu produto ou serviço, afinal de contas, já saímos da fase onde apenas oferecemos algo esperando que alguém compre.

As pessoas gostam de histórias, seja de qual for a época ou gênero, pois histórias conectam pessoas, prendem sua atenção e fazem com que elas se envolvam cada vez mais com o que está sendo apresentado, mesmo que não percebam.

Por isso, você pode estudar a fundo sobre o conceito de storytelling, que tem justamente a função de fazer com que você venda a partir da construção de boas histórias, que atraem usuários e façam com que eles se envolvam com a sua marca.

Seja objetivo

Por fim, mas não menos importante, ser objetivo é o que fará toda a diferença na sua proposta. É assim que a elaboração de projeto de cabine primária de uma empresa se tornou o melhor em seu segmento.

A objetividade está na ação de ser direto com o usuário, de não ficar enrolando ele com informações e promessas que podem não ser atendidas ou acrescentar algo novo na vida dele, o famoso “encher linguiça” que não faz mais sentido em uma proposta de venda.

Por isso, seja direto e objetivo na sua proposta, no seu valor, no que você oferece e em como pode ajudar a mudar a vida do usuário. Isso fará com que ele veja que você não está ali por brincadeira, mas para oferecer algo de qualidade e que fará toda a diferença.

Essas são apenas algumas de diversas dicas que você pode aderir para unir os conceito de UX design e landing pages em um só, potencializando os seus resultados e oferecendo uma experiência única aos usuários.

Considerações finais

Se preocupar com a experiência do usuário nos dias de hoje é essencial para que você saiba como fazer um trabalho, produto e serviço que atenda eles no que mais precisam.

Dessa forma você construirá uma marca personalizada, que conhece bem o seu tipo de cliente e trata maneiras inovadoras de oferecer para ele o melhor produto/serviço, mas também a melhor experiência digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.