Sua estratégia do Facebook é bem-sucedida?

1. Os seus fãs estão vendo seu conteúdo? Quando você posta algum conteúdo na sua página, o Facebook restringe o número de fãs que poderão vê-lo. Em média, menos de 20% dos seus fãs veem o seu conteúdo. Aqueles que engajam mais com a página têm mais chances de ver seus conteúdos com frequência do que aqueles que não engajam. Para checar essa porcentagem pode-se usar a ferramenta gratuita Agorapulse Barometer. Se você estiver atingindo uma baixa porcentagem de fãs, leve algumas coisas em consideração:

  1. Seu conteúdo é bom o suficiente? Talvez você precise mudá-lo. Também fique atento à frequência das postagens, postar uma vez por dia pode ser melhor do que três vezes por dia.
  2. Está fazendo anúncios? A opção de Impulsionar Publicação oferece algumas opções interessantes de segmentação de público e é bem simples de configurar. Pode escolher por fãs, amigos de fãs, país, interesses, etc. Isso é bem útil para promover conteúdos. Você também pode considerar fazer anúncios com conteúdos que já fazem sucesso com a sua audiência. Então, por que não fazer com mais pessoas os vejam?
2.  Seus fãs são relevantes? Imagine que você tenha  10 mil fãs todos engajando com o seu conteúdo, mas a maioria destes não são o tipo de pessoas que comprariam o seu produto. Sendo assim, você estaria somente perdendo tempo no Facebook. Para descobrir quem são seus fãs, você precisa de um pouco de investigação. Algumas ferramentas, incluindo o próprio Facebook, mostram os dados demográficos da base de fãs, o que facilita para descobrir os interesses deles. Os anúncios do Facebook se propõem a segmentar o público baseado nesses interesses, assim, você pode criar um anúncio determinando alguns interesses específicos e apenas para a sua base de fãs. Você poderia visualizar os usuários que se encaixaram nesse perfil. Outra forma de entender o seu público é fazendo concursos com perguntas sobre os interesses deles, grave esses dados e use-os para construir com o tempo um perfil. 3. Os fãs estão engajando com o seu conteúdo? Os fãs verem seu conteúdo apenas significa que ele foi mostrado no feed de notícias, e você sabe como é um feed de notícias, descemos rapidamente a tela em busca de algo que nos interesse. Para fazer com que os fãs não somente vejam, mas também interajam com seu conteúdo, fique atento à algumas coisas:
  1. Imagem: O feed de notícias é cheio e suas imagens precisam se destacar. Uma imagem atraente facilita com que as pessoas cliquem/comentem/compratilhem.
  2. Bons títulos: Uma imagem pode até chamar a atenção, mas a primeira coisa que as pessoas fazem após verem uma imagem é ler o título/descrição. Se isso não combina com a mensagem passada na imagem, não vai dar muito certo.
  3. Perguntas: Quando você faz uma afirmação, as pessoas não se sentem instigadas a responder nada. Mas se você faz uma pergunta, as pessoas se sentem inclinadas a responder.
  4. Concursos: Você pode realizar concursos dentro do Facebook, seguindo as diretrizes que ele fornece. Aplicativos podem ser uma boa opção se você deseja fazer um grande concurso com um bom prêmio em um período de algumas semanas. Mas e um concurso que começa e termina no mesmo dia? Então você pode fazê-lo na linha do tempo da sua própria página, pedindo às pessoas para curtirem a postagem e entrarem na competição.
4.  Está ganhando tráfego para seu site? Um dos seus objetivos pode ser relacionado ao tráfego no site. Então, se você cria uma audiência relevante no Facebook e consegue fazer com que eles visitem seu site, tem melhores chances de fazer conversões. Nas fontes de encaminhamento do Google Analytics você pode ver listado o Facebook e também outras fontes de tráfego. É útil para você comparar com outras plataformas e pesar o tempo gasto no Facebook com relação às outras. 5. O que acontece com o tráfego do Facebook quando chega no site? Na mesma seção citada acima do Google Analytics você pode ver mais detalhes como:
  1. Qual o número de páginas visitadas quando se chega do Facebook comparado ao de outras redes sociais?
  2. Visitaram apenas uma página? A sua taxa de rejeição vai mostrar quantas pessoas visitaram a sua página e saíram logo em seguida. Quando mais alta a taxa de rejeição, tipicamente menos engajadas as pessoas estão.
  3. Qual a porcentagem de novos visitantes comparada à de antigos? Se a sua estratégia de Facebook está dando certo, você vai querer ver muitos dos fãs retornando ao seu site para mais conteúdo. Se a sua base de fãs está crescendo rapidamente, então essa porcentagem pode ser mais baixa, pois muitos dos novos fãs estão entrando para ver o seu conteúdo.
  4. Quantas pessoas deram o próximo passo? Quando o tráfego do Facebook chega no seu site, os usuários provavelmente não estão preparados para comprar ainda, então, você precisa adicioná-los em um funil de vendas num estágio anterior. Isso significa que você precisa tentar e convencer os fãs a se inscreverem com e-mail ou se cadastrar para uma versão teste do seu produto ou serviço, por exemplo.
A cada três meses você deve fazer uma avaliação da sua página no Facebook para ver se está funcionando para o seu negócio. Todo o mês você deve acompanhar para saber se está no caminho certo.  ]]>