Prós e Contras – Desenvolvimento de Aplicativos Nativo e React Native
Prós e contras no desenvolvimento de aplicativos: React Native e Desenvolvimento Nativo
O setor de desenvolvimento de aplicativos cresceu muito nos últimos tempos, ao passo que ganhou a atenção do mercado.
Sendo assim, em meio à demanda por otimização nesse setor, o desenvolvimento de aplicativos ganhou opções de plataformas. No entanto, o que é o melhor: desenvolvimento nativo ou React Native?
Primeiramente, não existe uma resposta ideal para essa pergunta, pois isso depende da objetividade do projeto.
Entendendo cada recurso para o desenvolvimento de aplicativos
Portanto, vamos entender um pouco mais sobre cada um desses recursos para que os prós e contras sejam analisados.
O desenvolvimento nativo é ideal para criar um software/aplicativo direcionado para uma plataforma, podendo ser iOS, Android ou Windows.
O React Native é uma tecnologia oriunda do Facebook, sendo um framework muito utilizado para o desenvolvimento de aplicativos móveis, que tem o objetivo de otimizar o trabalho dos desenvolvedores, ao passo que facilita o design e a interface.
Desenvolvimento de aplicativos nativo
O desenvolvimento do aplicativo nativo pode até não ser a preferência do mercado, porém possui suas vantagens.
Primeiramente, o desenvolvimento nativo é refere-se à linguagem nativa dos aparelhos. Sendo assim, o acesso aos hardwares e softwares é fácil e leve, através desse desenvolvimento.
O nativo é uma plataforma tradicional e abrangente
Certamente o desenvolvimento nativo será sempre uma opção, independentemente de quantas multiplataformas ainda surgirão no mercado.
Além disso, ao contrario das multiplataformas React Native, o desenvolvimento nativo tem a capacidade de funcionar offline. Ao passo que ele armazena informações na memória do aparelho sincronizando os dados com o servidor quando o aparelho fica online novamente.
Proteção de dados – desenvolvimento de aplicativos
As plataformas de desenvolvimento de aplicativos nativos possuem o poder do hardware em sua totalidade, ao passo que fornecem maior segurança para os usuários.
Ideal para sistemas específicos
O desenvolvimento de aplicativos nativo permite escrever um código especifico de forma superior, dando um total controle sobre o ambiente. Sendo assim, esse código é facilmente depurado, solucionando possíveis problemas.
Nesse quesito o desenvolvimento nativo torna-se viável, uma vez que quando desenvolvido para uma plataforma, não precisa se preocupar com a compatibilidade.
Foco no desenvolvimento de aplicativos
Por exemplo, um aplicativo iOS ficam totalmente ambientado e facilitado, pelo fato de que não há a ideia de compatibilidade iOS. Sendo assim, os desenvolvedores nativos resolvem qualquer possível problema, uma vez que eles só precisam se dedicar a um único sistema.
O design UX quando separado para cada plataforma oferece superioridade na experiência do usuário, uma vez que o ambiente de execução do aplicado é aproveitado em sua totalidade, uma vez que não houve a divisão do código para a compatibilidade.
Alta performance
Por conta da programação nativa não ser divida, os recursos são completamente utilizados, o que deixa o desempenho do aparelho otimizado. Ao passo que o suporte gráfico, a taxa de quadros atingível e o poder de computação também ficam mais acessíveis.
As tecnologias nativas iOS e Android são maduras, uma vez que são fontes de vasto conhecimento no que tange ao desenvolvimento de aplicativos.
Fonte de conhecimento e custo-benefício
Sendo assim, a tecnologia de desenvolvimento nativo representa uma gama de possibilidades e conhecimento. Certamente esse respeito se deve as informações relevantes e compartilhadas entre os desenvolvedores, além de todos os outros apontamentos que fizemos. O desenvolvimento nativo é uma escolha para serviços de grande escala, como soluções bancárias.
Os defensores do desenvolvimento nativo afirmam que não há compromisso com a qualidade sem que comprometa também o custo e o tempo que se leva para o desenvolvimento do aplicativo. Sendo assim, a qualidade do desenvolvimento nativo justifica o fato de que ele tenha custos mais elevados e leve mais tempo de construção, quando comparado a multiplataformas.
Contras do desenvolvimento de aplicativos nativo
Sendo assim, sobram poucos contras para o desenvolvimento nativo:
- Alto custo de desenvolvimento;
- Duas equipes de desenvolvimento;
- Exige acompanhamento maior do cliente;
- Tempo maior para a finalização do projeto.
React Native – O wireframe otimizador de recursos
A popularidade do React Native como uma plataforma cruzada é totalmente justificada. Ao passo que essa tecnologia do Facebook fez desse recurso um grande concorrente no desenvolvimento de aplicativos.
Eficiência em plataformas cruzadas
O React Native é uma tecnologia de plataforma cruzada. Ou seja, Seu código-fonte é renderizado em componentes nativos iOS e Android.
Sendo assim, a otimização dos recursos dos projetos é grande. Uma vez que o mesmo código-fonte é usado para o desenvolvimento de aplicativos iOS e Android.
Compatibilidade entre tecnologias
O React Native, de forma sucinta, é uma espécie de tradutor do código-fonte, ao passo que a mesma estrutura pode ser renderizada para essa compatibilidade.
Assim sendo, o desenvolvimento de aplicativos ocorre através da construção da aplicação em JavaScript, e o React Native traduz o código em nativo.
Apesar de ser necessário que se façam ajustes para que as telas dos apps fiquem de acordo com essas aplicações nativas.
Funcionamento offline
O React nativo também pode ser usado de forma offline, como ocorre com o desenvolvimento nativo. Entretanto, o desenvolvedor precisa contar com ajuda de estruturas como Offline First.
O desenvolvimento de aplicativos via React Native permite estrutura de um código-fonte para construir aplicativos iOS e Android.
Monitoramento em tempo real
O React Native permite o monitoramento do desenvolvimento do projeto sem a necessidade de compilar o código. Assim sendo, as alterações no código são vistas imediatamente.
Economia
Atualmente o desenvolvimento de aplicativos via React Native reduz o custo do projeto em até 30%. Sendo assim, o controle da produção também fica otimizada.
Essa economia se refere a todos os recursos, tempo, dinheiro e pessoal.
Contras do React Native
Não sobram muitos contras para o wireframe React Native. Porém, vamos citar alguns relevantes ao desenvolvimento de aplicativos.
Qualidade inferior
Desenvolver um aplicativo através de uma plataforma cruzada compromete a qualidade para alguns segmentos, principalmente para aplicativos que executem animações pesadas.
Mais tempo para solução de erros
Isso porque o React Native é novo e ainda está passando por melhorias contínuas. Portanto, falhas apontadas levam mais tempo para serem resolvidas.
Um desenvolvedor nativo
Dentro de um projeto React Native, ao menos um desenvolvedor nativo é necessário. Embora os blocos nativos sejam incorporados ao código React Native, a criação deles precisa de um desenvolvedor iOS ou Android. Ao passo que dependendo do projeto, torna-se necessário gerenciar três bases de código.
A tecnologia compatível para o seu aplicativo está aqui!
Nós da Codificar temos vários apps já prontos, que serão apenas ajustados e personalizados ao seu negócio. Com isso, você diminuirá ainda mais o preço e tempo do desenvolvimento do aplicativo.
Aparecer no mercado digital cria muito mais oportunidades de investimento, e opções ilimitadas de empreendimento. Independentemente de sua ideia, nós podemos ajudar você a começar um aplicativo.
A Codificar é uma empresa que está no mercado de desenvolvimento há mais de 12 anos. Com expertise no desenvolvimento de aplicativos, possui em seu portfólio mais de 10 plataformas white label.
Para saber mais sobre nossos produtos de prateleira, preencha o formulário abaixo: