orkutorkut

Orkut voltou: o Orkut 2020 é verdade ou mentira?

O Orkut está de volta? Os fãs da rede social encontraram um aplicativo com o mesmo nome, aparência e função da rede social na Google Play Store lançada em 2020.

O aplicativo rapidamente se tornou um dos aplicativos mais baixados do Brasil.

O aplicativo do Orkut

Na verdade, o aplicativo do Orkut disponível no Google Play é uma homenagem aos apoiadores da extinta rede social. O criador do aplicativo se chama oficialmente Orkut.br e explica que está desenvolvendo a plataforma do zero e usando as mesmas ferramentas e design da plataforma original.

Por não ter nenhum link para o Orkut original pertencente ao Google, a nova versão não pode garantir o acesso à conta de usuário antiga. Para acessar todos os recursos, uma nova conta deve ser criada.

Em 2004 surgiu aquela que se tornaria a primeira grande plataforma social no Brasil: o Orkut. Ele havia se tornado uma comunidade com mais de 300 milhões de pessoas, mas chegou ao fim em 2014 quando o Google apagou definitivamente todos os seus dados. No entanto, na primeira semana de Março de 2020 todos foram surpreendidos com a notícia “o Orkut voltou” que logo se espalhou. Neste artigo te explicaremos o que de fato aconteceu.

O Orkut foi ativado em janeiro de 2004, numa época em que apenas 12,2% dos domicílios brasileiros contavam com internet – algo em torno de 21,6 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Anual de Amostra de Domicílios (PNAD) daquele ano. Em 2019 o número de brasileiros que usam a internet subiu de 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas. Não se pode negar a influência que o Orkut teve nessa evolução.

Contudo, enquanto muitos achavam que só restava saudade, alguns se depararam com o Orkut disponível na Play Store essa semana. Já era de se esperar o alvoroço que isso causou, mas, para tristeza de muitos, o aplicativo não passa de uma homenagem feita por um fã.

O aplicativo, que entrou na noite desta última sexta (6) na Play Store, utiliza o mesmo logo original do Orkut e segue à risca o design que todo brasileiro que viveu a internet nos anos 2000 conhece bem.
Embora muitos tenham ficado com dúvidas sobre a sua real procedência, logo após ser baixado, no aplicativo aparece essa mensagem esclarecendo tudo:

“Orkut.br não tem vinculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014”.

Veja a mensagem completa:

A notícia se espalhou de tal forma que o Orkut ultrapassou o Instagram e Whatsapp na lista de mais baixados da Play Store. Porém, ainda não se sabe por quanto tempo a plataforma ficará no ar, sobretudo por questões de direitos do uso da marca.
Enquanto isso não ocorre, vale a pena alertar que o aplicativo Orkut não contém os dados pessoais cadastrados na sua antiga conta, tais como fotos, mensagens, lista de amigos, etc. Portanto, não é seguro preencher os campos para cadastro com informações reais.

Como o próprio desenvolvedor do app explica, seu objetivo é recriar a rede social com todas as suas especificidades.

Isso significa que poderá participar de comunidades, mandar scraps e receber depoimentos, bem como avaliar seus amigos como legais, sexy e confiáveis. Também é possível ver quem visitou o seu perfil e checar sua sorte do dia.

1. Visual

Os mais saudosistas ficarão em polvorosa quando fizerem o login no app e se depararem com a mesma interface que tanto acessaram no início dos anos 2000. O clássico fundo azul claro com o logo do Orkut em rosa no canto superior esquerdo estão lá.

A saudação Bem-vindo (a), seguido do nome do usuário também. Abaixo, as opções de recados, fotos, fãs e vídeos. Por ser desenvolvido para telas pequenas, os amigos aparecem na parte de baixo e não no canto direito, mas nada que estrague a magia de sentir que está usando o Orkut novamente.

2. Comunidades

O Orkut 2020 não decepciona no que diz respeito às amadas comunidades. Os grupos de discussão estão divididos por categorias, como Artes e EntretenimentoJogosMúsicaPessoas e entre outras.

É possível pesquisar por uma comunidade ou explorar as categorias. Assim como na versão antiga, os usuários podem criar e responder a tópicos no fórum.

Várias comunidades que fizeram sucesso no passado foram recriadas, como a popular Eu odeio acordar cedo. A página já conta com mais de 20 mil membros. No entanto, essa é uma exceção.

A maioria dos grupos conta ainda com poucos membros. Mas, com a popularização do novo Orkut, a tendência é que esses números cresçam em breve.

3. Depoimentos

“Não aceita! “. A frase clássica era bastante comum nos depoimentos, também conhecidos como testimonials. Como o Orkut não tinha recurso de mensagem privada, era assim que os usuários da rede falavam sobre conteúdos que não deveriam ser públicos.

A ideia original da função, no entanto, era para que deixasse recados e homenagens para os seus amigos. E, quando ele aceitava, o conteúdo era publicado em sua página e podia ser vista por todos que a acessassem.

O novo Orkut também permite a troca de depoimentos, algo que se perdeu nas redes sociais modernas. Afinal, Facebook, Twitter, Instagram não contam com um espaço dedicado a fazer dedicatórias aos amigos quando não é seu aniversário.

4. Scraps

Os scraps eram uma espécie de mensagem privada pública. Parece confuso, mas era exatamente isso. Um amigo entrava em seu perfil para enviar um recado para você. Esse conteúdo não era publicado em um feed, mas, qualquer um que acessasse sua página de recados poderia vê-lo.

Para fugir de curiosos, virou tendência entre os usuários excluírem os scraps recebidos depois que liam e respondiam. O app do Orkut 2020, claro, traz o recurso.

Mas a realidade é que, dificilmente, em tempos de WhatsApp os usuários publicarão conteúdos, digamos, sensíveis nesse mural que pode ser visto por todos.

5. Sorte do dia

Achou que a frase de incentivo diária tinha sido esquecida? Nada disso. No topo da página inicial do aplicativo, o usuário se depara com a sentença de tom misterioso que busca aconselhar os usuários.

“Seus princípios valem mais para você do que dinheiro ou sucesso”. Essa é uma delas. Nos idos anos 2000, havia quem não saísse de casa sem ver a sorte ditada pelo Orkut.

6. Ganhe fãs

Hoje em dia, é o número de seguidores no Instagram ou assinaturas no canal do YouTube o que dá orgulho. Mas, há alguns anos, era a quantidade de fãs que deixava o usuário do Orkut envaidecidos.

Os amigos podiam se declarar seus fãs, como uma forma de demonstrar admiração. Esse número era exibido logo no topo da página de perfil do usuário.

Na plataforma, o fã não tinha qualquer benefício em relação aos amigos não fãs. Como, por exemplo, receber alerta se a pessoa recebeu scrap, depoimento ou fez alguma publicação. Era mesmo apenas uma maneira de, como se diz atualmente, dar biscoito ao amigo.

7. Sexy, legal ou confiável?

Parece que o Orkut era mesmo a rede social para fazer o outro se sentir prestigiado. Além dos depoimentos e dos fãs, os usuários também podiam ser classificados como sexy, legal ou confiável.

Nesse caso, a pessoa não sabia quem a avaliava, mas conseguia ver quantos porcento era considerada uma dessas qualidades. O recurso também está disponível no app, para a alegria dos saudosistas.

8. Quem visita o seu perfil

O Orkut atualizava diariamente a lista das últimas pessoas que haviam visitado o seu perfil. Como nenhuma ação era publicada em um feed público, isso significava que ela havia entrado em sua página especificamente para ver seus scraps, depoimentos ou fotos.

Muitas vezes, o recurso era usado como forma de demonstrar interesse por alguém. Então, algumas visitas podiam causar alvoroço. Os mais reservados, que não desejavam se expor, desativavam a função.

Já que as redes sociais dos dias de hoje não oferecem essa ferramenta, a paquera à moda antiga pode ser feita no novo app Orkut.

App em desenvolvimento

O Orkut.br figura entre os mais baixados da Google Play, mas, ao que tudo indica, ainda não está finalizado. O alerta é dado, inclusive, no texto de boas-vindas ao aplicativo. “Caso algum recurso não funcione, fique calmo, o Orkut.br está em desenvolvimento”, explica o desenvolvedor.

Devido à popularidade do aplicativo e, consequentemente, o elevado número de acessos, em março de 2020, o programa apresentava bastante lentidão.

Portanto, pode ser necessário ter um pouco de paciência e aguardar que melhorias deverão ser implementadas em breve.

Nós da Codificar temos vários apps já prontos, que serão apenas ajustados e personalizados ao seu negócio. Com isso, você diminuirá ainda mais o preço e tempo do desenvolvimento do aplicativo.

Estar no mercado digital e desenvolver um aplicativo cria muito mais oportunidades de investimento, e opções ilimitadas de empreendimento. Por isso, independentemente de sua ideia, nós podemos ajudar você a começar um aplicativo.

A Codificar é uma empresa que está no mercado de desenvolvimento há mais de 12 anos. Com expertise no desenvolvimento de aplicativos, possui em seu portfólio mais de 10 plataformas white label.
Para saber mais sobre como criar um aplicativo e sobre nossos produtos de prateleira e desenvolver um aplicativo, preencha o formulário abaixo: