O que significa marketplace e como iniciar nesse mercado digital
O que significa marketplace? Como esse mercado se tornou um dos maiores da atualidade e fez vários milionários ao redor do mundo? O Marketplace é um modelo de negócio que surgiu no Brasil em 2012 e também é conhecido como um shopping virtual.
Para o consumidor, isso é vantajoso porque pode concentrar várias marcas e lojas em um só lugar, ajudando a encontrar os melhores produtos e os melhores preços. Diversas empresas de renome mundial já participaram desse mercado: Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre e OLX, por exemplo.
Mas a questão é: por que esse modo de trabalho é tão popular? Suponha que você abriu recentemente uma loja física de óculos, semelhante à loja de um amigo.
Ao contrário de um site de comércio eletrônico de vendedor único, um marketplace é uma plataforma online que reúne vários compradores e vendedores . Os comerciantes podem vender produtos ou serviços.
Embora o conceito tenha surgido historicamente no mundo C2C com a plataforma Ebay, e depois no mundo B2C com a Amazon, agora está oferecendo novas oportunidades para atividades B2B. De acordo com o Gartner, 75% das compras serão feitas por meio de um marketplace até 2022 , enquanto as compras online de B2B aumentaram 94% nos últimos 5 anos.
Sumário
O que significa marketplace
A definição do marketplace vem de seu ponto comum: todos são plataformas online onde vários vendedores e vários compradores podem se encontrar e realizar transações sem a intervenção da marca-mãe. Por exemplo, o eBay não intervém nas relações entre seus fornecedores e compradores em sua plataforma.
Mesmo que todos os mercados lidem com mercados diferentes e ofereçam produtos e serviços diferentes, todos eles têm os mesmos objetivos:
- Conectando compradores e vendedores
- Construindo relacionamentos entre usuários
- Acelerar a busca de parceiros
- Fornecimento de novas oportunidades de compra e venda
- Fazendo negócios
- Facilitar transações
A definição de mercado não estaria completa sem todos esses objetivos, que são compartilhados em todos os mercados, sejam eles B2C ou B2B.
Em relação ao B2B, também podemos acrescentar à definição de marketplace que um mercado é uma solução que economiza tempo e dinheiro. E esse é um ponto muito importante para todas as empresas.
Depois de entender o que é um mercado, você pode imaginar todas as possibilidades que essa nova solução de mercado oferece às marcas e entender por que ela é tão procurada.
Marketplace vs Loja Online
Um marketplace é uma plataforma onde os fornecedores podem se reunir para vender seus produtos ou serviços a uma base de clientes selecionada.
O papel do proprietário do mercado é reunir os fornecedores certos e os clientes certos para impulsionar as vendas por meio de uma plataforma de vários fornecedores excepcional – os vendedores têm um lugar para ganhar visibilidade e vender seus produtos, e o proprietário do mercado ganha uma comissão por cada venda.
Uma loja online , por outro lado, é uma única loja que vende seus próprios produtos online. Todo o marketing e operações são administrados pela empresa proprietária do site e dos produtos.
Os proprietários de mercado não possuem o inventário que sua plataforma vende, ao contrário dos proprietários de lojas online. O proprietário do marketplace, portanto, deixa o lado mais operacional do negócio para os fornecedores enquanto se concentra principalmente na promoção de sua marca no marketplace com o objetivo de direcionar o tráfego para a plataforma e converter visualizações do site em vendas.
Exemplos de mercados são grandes empresas com grandes estoques como Amazon, Rakuten ou eBay ou plataformas de nicho como Etsy (artesanato feito à mão), Runnics (roupas esportivas para corrida) ou Shop.Surf (equipamentos e moda de surf e skate).
Em contraste, uma loja online é apenas uma única empresa, como Zara, Apple ou Nike, que vende seus próprios produtos online por meio de sua própria loja online.
Vantagens de criar um marketplace
Visibilidade
A maior vantagem do Marketplace é a visibilidade. Quanto maior o número de visitas que o site tem, mais sólido a audiência alcançada. Isso elimina a necessidade de investimento de tempo e dinheiro para divulgação.
Um bom exemplo disso é o livre mercado, é acessado por milhões de usuários diariamente e é o maior site do segmento. Além disso, uma vez que seu produto esteja nas maiores janelas de lojas eletrônicas, maior a confiança dos clientes para comprá-lo, mesmo que sua marca ainda seja nova.
O site é o gateway e, uma vez que gera confiança do consumidor, ganhe credibilidade no mercado. Isso é entendido que todos os produtos comercializados são confiáveis e qualidade.
Custos e retornos do investimento
Uma plataforma com tantas marcas, os custos de publicidade acabam sendo reduzidos. Em geral, você deve negociar com o mercado os valores acordados, afinal, fornece a vitrine para você expor seus produtos e, consequentemente, receber tráfego e visitação.
Tendo em conta os investimentos em marketing, tecnologia e mídia que o comerciante dispensa neste modelo, a margem de lucro torna-se ainda maior no modelo de mercado, uma vez que a grande maioria trabalha com porcentagens em benefícios ou comissões de vendas.
Aumento das vendas
Um Marketplace é uma grande oportunidade de vendas para as lojas. Os maiores mercados brasileiros têm um público alto, adicionando em média, 40 milhões de compradores em potencial, o que significa que, ao trabalhar com esta plataforma, aumenta sua possibilidade de clientes recém-interessados seu produto.
Um bom exemplo disso é a Magazine Luiza. Ao procurar uma frigideira, um usuário pode encontrar várias marcas, de um novo reconhecido no mercado. Se os recursos e o preço dos últimos forem mais vantajosos, é muito provável que o cliente termine a compra.
Enquanto isso, se funciona apenas de maneira convencional, teria uma marca de construção, um relacionamento com o público, entre outras etapas, até que finalmente conquista a confiança para fazer uma venda.
A diversidade pública e os usuários de crescimento empresarial conhecerão sua marca, trazendo um novo público para você, permitindo a chegada de uma nova pergunta e, assim, aumentar a gama de produtos oferecidos de um e-commerce.
Com a crescente visibilidade, clientes e faturamento, o mercado permitirá o crescimento do seu negócio. Então, você terá novas oportunidades e ideal para aumentar metas, apostar em novos produtos, trazendo novos nichos para a loja, tornando-o mais.
O mercado de marketplace
De acordo com um estudo do Retail Index, “entre os 10 sites mais populares da Europa, 7 deles são marketplaces ”. Por que tanto sucesso?
A propósito, o modelo de mercado oferece vantagens tanto para consumidores quanto para vendedores . Na verdade, o mercado oferece aos compradores uma grande variedade de produtos e serviços, ao mesmo tempo que oferece aos vendedores acesso a milhares – senão milhões – de compradores em potencial.
Comprar online tornou-se um reflexo do consumo e os consumidores têm grandes expectativas em termos de escolha. Os mercados são ainda mais populares por serem altamente regulamentados, a fim de tornar as transações mais seguras.
Desafios dos marketplaces
Certamente, também existem vários desafios associados à venda em marketplaces. Como os produtos são oferecidos por muitos vendedores terceirizados, as velocidades de entrega podem variar, causando confusão para o consumidor, em comparação com um site de e-commerce de marca ou varejista, que ofereceria as mesmas opções de entrega em toda a plataforma.
Além disso, as informações fornecidas sobre esses produtos podem apresentar discrepâncias entre os vendedores terceirizados, resultando em uma experiência de compra insatisfatória e potencialmente prejudicando a reputação da marca. Além disso, o grande número de comerciantes que vendem em marketplaces causa intensa competição para obter conversões.
De preços a classificação orgânica, publicidade e muito mais, a concorrência está se intensificando cada vez mais, e as marcas e vendedores devem investir tempo e recursos para manter uma vantagem competitiva e, ao mesmo tempo, atrair seus clientes.
Conclusão
O Marketplace oferece a seus proprietários um modelo de negócios surpreendentemente enxuto e escalável. Algumas das maiores empresas do mundo são bons exemplos.
Um aplicativo de marketplace como o Airbnb não possui apartamentos, e a Amazon não possui a maioria dos bens e serviços que vende.
Embora o modelo precise vender mais bens ou serviços para atingir o ponto de equilíbrio, o fato de o foco estar nas plataformas e na cobertura dos consumidores significa que as economias de escala são mais fáceis de alcançar.
Ao contrário de outros negócios digitais, novos proprietários de Marketplaces também podem se surpreender com o que uma equipe relativamente pequena pode realizar.
Com uma metodologia bem desenvolvida para analisar, isolar e resolver partes de sua jornada ao mesmo tempo em que coloca o cliente em foco, você poderá desenvolver, testar e lançar rapidamente qualquer novo recurso ou funcionalidade para encurtar o ciclo de vendas e garantir retenção e receita contínuas crescimento.
Se ainda houver dúvidas sobre o marketplace significado, ou desejar saber criar um aplicativo próprio marketplace online, você pode entrar em contato direto com a nossa equipe, através do formulário abaixo: