Blog, Empreendedorismo, empreendedorismo, startup
O que são hubs de startup?
outubro 11, 2017
-
criarem e empreenderem. Também conhecidos como hubs de conectividade, estes são ambientes propícios a darem acesso e gerar oportunidades de conexão, que são uns dos fatores mais importantes para os empreendedores. Esses ambientes são compostos por diversas startups, envolvendo grandes empresas, novos empreendimentos, investidores de aceleradoras e incubadoras gerando valor e oportunidade em ambientes que vão além de um locais compartilhados de trabalho.
Como esses hubs de startup funcionam?
Esses espaços que reúnem pessoas com o intuito de criarem produtos e serviços transformadores, que vão de certa forma impactar a sociedade trazendo benefícios tanto pros dias atuais quanto pro futuro, são utilizados de forma comunitária e envolvem grandes espaços como cidades com características em comum. Além dos empreendedores poderem utilizar da infra estrutura física dos vários locais para trabalharem coworking e startups, essas cidades devem possuir em comum mão de obra talentosa e criativa, além de apoio dos governantes e incentivo ao empreendedorismo. Para que a ideia das hubs de startup funcionem e prosperem é preciso atenção ao começar a investir nas cidades e regiões escolhidas. Observar se existem, ou há possibilidade de melhorias nos seguintes atributos pode ser a solução:- Incentivos financeiros governamentais: O governo da cidade e estado em questão precisam estar dispostos a fomentar financeiramente projetos tecnológicos e de empreendedorismo através de programas e incentivos nessas áreas.
- Custo de vida viável: Aluguéis, alimentação, transporte, dentre outras despesas que fazem parte do orçamento fixo dos moradores precisam possuir preços favoráveis para manter uma melhor qualidade de
- Possuir um ecossistema empreendedor: É necessário que existam outras empresas inovadoras ao redor com líderes empreendedores e fomentadores, que promovam eventos de engajamento e possuam uma filosofia de inclusão.
- Acesso a serviços públicos: Saúde, educação, sistema de telecomunicação, planejamento urbano, dentre outros princípios básicos de interesse coletivo parecem óbvios, mas fazem toda diferença caso exista uma certa deficiência no setor.
- Presença de entidades apoiadoras: As universidades, incubadoras e aceleradoras são algumas das peças chaves para que as hubs de empreendedorismo possam acontecer. São essas que ajudam auxiliar as startups, guiando rumo ao sucesso.
Principais hubs de startup para se conhecer
Segue abaixo alguns dos maiores hubs mundiais e nacionais para servirem de inspiração e modelo. Elas são regiões tão importantes e conceituadas voltadas para o empreendedorismo que se tornaram referências em todo globo, recebendo imigrantes e também sendo espelho para diversas outras hubs que seguem nascendo por aí.-
Vale do Silício (Silicon Valley)
-
Chilecon Valley
-
Dubai
-
Shenzhen
-
Istambul