O que é e como funciona a Realidade Virtual
A realidade virtual (do inglês virtual reality – ou VR)é um tópico popular dentro da tecnologia atual. O Google e várias outras empresas estão investimento bastante tempo (e dinheiro) no desenvolvimento de tecnologia VR. Alguns destes produtos promissores são o Google Daydream e o Samsung Dear VR. Mas, afinal, como a realidade virtual funciona? E como ela pode ser implementada no desenvolvimento Android? Temos as respostas.
O que é Realidade Virtual?
A realidade virtual permite que o usuário seja imerso em um mundo virtual, diferente das telas habituais que ficam em frente aos usuários, e não permitem uma experiência tão rica. A realidade virtual pode incluir dos 5 sentidos, incluindo a visão, a audição, o tato e até, possivelmente, o olfato. Com este poder, a tecnologia de realidade virtual podem levar as pessoas para um ambiente virtual facilmente. Os únicos problemas atuais, envolvendo essa tecnologia, estão na disponibilidade do hardware, e o preço que ele pode custar. O Google está combatendo estes problemas através do desenvolvimento do Google Cardboard, e do ecossistema Daydream. Mas, do modo que se encontra hoje, uma tecnologia de realidade virtual de qualidade e detalhada não consegue ser desenvolvida sem um investimento financeiro considerável. A medida que os preços de componentes gráficos caem, não deve demorar muito até que conteúdo de qualidade esteja disponível de forma mais democrática.
Realidade virtual: acredite vendo
Vive e Rift representam dois dos dispositivos VR mais conhecidos do mercado atual.
As diferentes plataformas de realidade virtual também apresentam especificações diferentes nos headsets. O Vive e o Rift, dispositivos da HTC, possuem displays com taxa de atualização de 90hz, enquanto o Playstation VR possui um display com taxa de atualização de 60hz. A regra geral é simples: você quer que o número de frames por segundo seja condizente com a taxa de atualização do monitor que você está utilizando, então é recomendável que o Vive e o Rift mantenham 90 FPS, enquanto o Playstation VR deve manter 60 FPS. A utilização mobile é pensada de forma diferente, já que os dispositivos possuem resoluções diferentes, mas a meta é manter pelo menos 60 FPS. Em breve falaremos mais sobre o que isso significa exatamente. Para falar mais sobre como os frames por segundo (FPS) e a taxa de atualização funciona, precisamos frisar que elas são coisas diferentes e independentes. O número de frames por segundo diz repeito a velocidade que sua GPU pode exibir imagens, por segundo. 60 FPS significa que a GPU exibe 60 imagens, ou frames, a cada segundo. A taxa de atualização de um monitor diz respeito a quantas imagens seu monitor pode exibir por segundo, sendo medida em hertz (Hz). Isso significa que, se você está jogando um game a 120 FPS, mas a taxa de atualização do seu monitor é de 60Hz, você será capaz de exibir apenas 60 frames por segundo. Você estará, basicamente, perdendo metade de seus frames, o que não é algo bom, já que pode causar o algo conhecido como “tearing”. O Tearing é um fenômeno que ocorre em games, onde objetos são divididos em partes sendo exibidas em dois locais diferentes, parecendo “rasgadas”. É aqui que a sincronização vertical (VSync) entra. Ela limita o número de frames disponíveis de acordo com a taxa de atualização de seu monitor, fazendo com que os frames inutilizados não sejam mostrados.
Movimento e interação
O poder do som
O poder necessário para a realidade virtual
O futuro da realidade virtual no Android
A Google tem sido bastante pioneira, quando o assunto é a realidade virtual em dispositivos mobile. Já disponível, o Google VR e SDK permite um tipo de desenvolvimento poderoso dentro desta forma de realidade virtual. Com o lançamento do Google Daydream, a realidade virtual em dispositivos mobile vai ter outro grande avanço. A Samsung também possui seu sucesso, com o Gear VR. Dispositivos de terceiros também estão integrando o Google VR em sua composição.
Em resumo
A realidade virtual possui grande potencial, e com a diminuição dos preços e maior investimento das empresas, a realidade virtual pode ter grande sucesso. O modo como a Realidade Virtual funciona é uma combinação inteligente de tecnologias diferentes, trabalhando juntas para criar uma grande experiência. Desde de a visão estereoscópica até o áudio 3D, a realidade virtual representa o futuro, e só tem a melhorar.
Desenvolvimento de Realidade Virtual da Codificar
Se adaptando à demanda deste novo mercado, a codificar desenvolveu um novo serviço, aliado ao desenvolvimento de aplicativo e softwares: o desenvolvimento de realidade virtual. Conheça mais sobre nosso serviço ou entre em contato: