atualizar o designatualizar o design

Design do aplicativo: o Guia para descobrir quando você deve atualizá-lo

Nós apostamos que você já pensou em repaginar o design do aplicativo mobile ou site que você tem. Você provavelmente pensou nisso pensando no atual design do app de concorrentes, através de artigos sobre UX e UI, observando designs lindos no Dribbble, ou por uma baixa performance do seu aplicativo. Talvez você queira recorrer a uma agência de design UI/UX porque acha que seu aplicativo não é mais tão interessante e atraente. Mas seu aplicativo realmente precisa de uma atualização de design?

Durante nossa longa carreira em desenvolvimento web e mobile, encontramos clientes pedindo uma atualização de design sem perceber que seus produtos estavam ótimos ainda. Em muitos casos, o aplicativo só precisa de alguns recursos adicionais supérfluos mas já executam um bom trabalho que deixa seus usuários felizes.

Então, como você sabe se o seu aplicativo precisa de uma grande atualização? Nós preparamos um guia simples de quando você precisa atualizar o design do aplicativo e como fazer isso da melhor forma. Algumas das coisas que iremos discutir você já deve imaginar outras podem ser uma supresa.

Atualização de design é a solução? Sim!

Vamos começar lembrando você sobre os benefícios que o processo de atualização de design do aplicativo ou site traz. Obviamente, isso inclui usuários felizes e aumento de downloads. O ponto alto da ideia é que com os consumidores felizes, eles se tornam uma espécie de embaixadores da marca, falando de vocês para o mundo e convidando as pessoas para baixarem o app. Então como você consegue alcançar isso?

Descobrindo furos no design UX existente

Seu aplicativo deve ajudar os usuários a resolverem seus problemas. E isso só é possível com um design UX bem pensado. Por exemplo, se apenas alguns usuários de um aplicativo de reserva de passagens chegam corretamente a sessão de checkout, a raiz de todos os problemas é provavelmente um design inapropriado, com call-to-actions não intuitivas. Ou pior, seus usuários podem estar comentando sobre a má funcionalidade do seu aplicativo. Em outras palavras, a resposta é um UX mau elaborado.

Neiman Marcus, uma loja de luxo estadunidense, refez o design do aplicativo para corrigir furos no design de experiência do usuário. Após uma pesquisa completa, ficou claro que o aplicativo tinha um design de interface antigo e sem graça, frequentemente ficava lento e fora de sincronia com o servidor, e mais importante, os usuários não tinham um acesso fácil a visualização dos produtos e compra. Exatamente como Neiman Marcus, você deve começar determinando o problema de UX. Depois de atualizar o UX, você pode ter uma taxa de conversão mais alta e clientes mais satisfeitos.

Conhecendo as expectativas dos usuários

Uma reformulação do design é uma grande chance de trazer novas tecnologias para impressionar seus usuários e fornecer um serviço mais eficiente. Mas mesmo um design UX pode se tornar obsoleto com o tempo. Hoje em dia, dificilmente você conseguirá fazer seu público dizer “UAU” como um aplicativo tipo Uber que não permite o agendamento de viagens e nem rastrear a localização. A mesma coisa sobre uma rede social que não permite o envio de áudio e imagens e que não filtra o feed utilizando dados sobre seus principais interesses.

Atualmente, essas e outras funções são necessidades. Para continuar em destaque, você deve acompanhar as mudanças nas demandas dos usuários e fazer bom uso da tecnologia avançada para atender às expectativas dos usuários. Depois de tudo, tendências são ditadas pelas nossas necessidades.

Oferecendo ao produto uma nova imagem

Mesmo que o seu aplicativo tenha funções avançadas, se seu app não é intuitivo e não tem um design recente em algum momento as pessoas deixarão de usar. Usuários modernos são mais conscientes em relação as tendências de design dos aplicativos, pulando entre uma dúzia de produtos digitais por dia. Um design UI bonito pode ser crucial para os seus negócios.

Você já viu o aplicativo Tasker? Ele utiliza tecnologia NFC para automatizar tarefas diárias. O aplicativo irá automaticamente fazer coisas como abaixar o volume do seu celular ou atualizar os aplicativos por Wi-Fi ao se aproximar de uma etiqueta NFC (e sem precisar desbloquear o telefone). É um ótimo uso de tecnologia avançada, não é mesmo? Mas o visual é que prejudica o Task e os criadores do app já estão considerando uma repaginada no design.

[Tasker’s interface]

Quando é hora de atualizar o design

Talvez você já esteja se sentindo animado com o grande conjunto de mudanças que você pode fazer para deixar seu aplicativo perfeito e ganhar mais dinheiro com isso. Vamos apenas revisar se é hora de dar um novo visual para o seu app.

Veremos a seguir indicadores de que um aplicativo precisa de uma otimização de de design UI e UX:

Mais de um terço dos seus usuários dizem que seu aplicativo é ruim

Enquanto você lê os e-mails do suporte de usuários e comentários no Google Play, App Store e nas comunidades do seu aplicativo, talvez você veja alguns sinais de alerta:

  • Avaliações baixas, com menos de 3 estrelas (ou menores que o normal)
  • Muitos comentários negativos, de velhos e especialmente novos usuários
  • Usuários comentando problemas presentes no app
  • Comentários raivosos nas redes sociais

Se você detectou pelo menos dois dos problemas mencionados acima, considere uma atualização de design. Republic TV, um aplicativo de um grande canal de TV indiano, é um grande exemplo de um app que precisa de repaginação. Se você olhar a conta no Google Play, você irá ver avaliações terríveis combinadas de péssimos comentários e explicações do que deveriam modificar no app.

[Reviews of Republic TV on Google Play]

Sua taxa de conversão é baixa

Nós já mencionamos um cenário clássico de quando você percebe que as vendas não é mais tão impressionante, seus usuários perderam o entusiasmo e há um baixo crescimento no número de usuários. Claramente, o design UX do seu aplicativo requer urgentemente uma melhoria. Nós falaremos mais tarde sobre métricas para definir seus pontos fracos. Mas por agora, iremos usar a experiência de um aplicativo da Índia: GrowFit, um app que ajuda os usuários a melhorarem seus hábitos alimentares.Depois de uma análise detalhada do aplicativo, nos entendemos que o GrowFit tinha uma baixa taxa de registros concluídos porque o processo envolvido consumia bastante tempo. O número de usuários ativos diariamente era abaixo das expectativas porque o loggin era chato. E houve perda de receita pois a compra de alimentos no aplicativo exigia uma etapa adicional de acessar o site da GrowFit em vez de comprar diretamente no aplicativo.

Para consertar o problema de cadastro, foi melhorada a UX do aplicativo, utilizando um chatbot e fazendo o questionário mais engajado e amigável. Com essa melhoria, os registros aumentaram em 15% . O chatbot também ajudou a deixar o registro de alimentos mais interativo, levando a 10% a mais de usuários ativos diários. A implementação de compras no aplicativo aumentou a receita em 50%.

A ideia do seu aplicativo mudou

Além das análises e sugestões dos usuários, há outros motivos fortes para uma atualização de design. Embora você provavelmente tenha começado com uma ideia definitiva para seu aplicativo, as coisas mudam, incluindo o conceito do aplicativo. O Twitter por um momento, começou como Odeo, uma plataforma para inscrever podcasts e compartilhá-los com as pessoas. Mas o sucesso só chegou ao Odeo quando ele foi completamente modificado e se tornou uma rede social de micro-blog. É necessário dizer que essa mudança envolveu uma atualização de design.

Você quer atingir um novo público

Uma vez que você tomou a decisão de atrair foco de um novo público, você deve preparar uma nova visão do produto e outra estratégia de marketing.
Isso inevitavelmente envolverá requisitos de design específicos que geralmente são diferentes dos atuais.

Flickr é um exemplo de app que mudou de público alvo. Em um primeiro momento, o Flickr era um jogo de RPG online chamado Game Neverending, em que as pessoas poderiam construir itens, comprá-los e interagir com outros jogadores. Um dos recursos do jogo era o compartilhamento de fotos que foi se tornando mais e mais populares. Depois disso, o Game Neverending escolher focar nos apaixonados por fotos e se transformou no Flickr, uma comunidade para compartilhamento de fotos e inspiração.

Você mudou o posicionamento da sua empresa

Se você está repaginando o seu negócio, você deve mudar o estilo do aplicativo também, para se manter alinhado ao estilo geral da marca. Apesar de não haver novos recursos, as pessoas precisam conseguir identificar sua nova marca e associar com o seu software. Talvez você tenha que desenvolver um novo conceito que não envolve apenas modificações gráficas mas até algumas configurações sérias de funcionalidade.

Por exemplo, DoubleClick, uma ferramenta de anúncios adquirida pela Google, virou Google Ad manager. A Google também atualizou os produtos UI e UX de acordo com todos os outros produtos da empresa.

[Google Ad Manager interface]

Agora que você sabe quando atualizar o design do aplicativo, você certamente entende que você deve pesar todos os prós e contras. Tenha atenção se sua decisão foi meramente influenciada por trabalhos incríveis do Dribbble ou pelo desejo de vencer seu concorrente a qualquer custo. Você deve parar e pensar duas vezes. Nossa recomendação é ter como guia os verdadeiros desafios do seu negócio e as necessidades dos usuários.

Agora, vamos descobrir como você pode atualizar o design do aplicativo para ter ótimos resultados em seus negócios.

Como atualizar o design do aplicativo

Uma vez que você entende que você tem que atualizar o design do aplicativo, há um conjunto de etapas precisas que você deve seguir para garantir que seu novo design seja um sucesso.

Estude os dados de análises

Você sabe que a análise de dados é a chave para dar visibilidade aos problemas e você sem dúvidas acompanha frequentemente a versão atual do seu app. Como prometido, apontaremos as principais métricas para ajudar você a medir o desempenho do design do aplicativo.

Conclusão do objetivo

Você deixar claro os objetivos na ferramenta de análise (Google Analytics com o Google Tag Manager ou Firebase, por exemplo). Geralmente, são conversões ou micro-conversões. Por exemplo, vamos dizer que seu objetivo é a venda de um álbum (conversão) depois que os usuários escutam uma música (micro-conversão). Se a sua ferramenta de análise mostra que os usuários não concluem o objetivo em questão, isso ocorre muitas vezes por causa de uma interface do usuário e um UX emaranhados.

Taxa de adesão

Se o seu aplicativo oferece integração, você deve estabelecer uma meta para determinar quantos usuários completam o procedimento de integração. Para saber a taxa de adesão, você deve comparar o número de downloads

If your app provides onboarding, you should set a goal to check how many users complete the onboarding procedure. To know the activation rate, you’ll have to compare the number of downloads with the number of people who keep using your app once onboarding is over. Is this rate dropping compared to the previous period of analysis? Then it’s time for a redesign (at least of the onboarding screens).

Taxa de desistência

Quando você que um grande número de pessoas pararam de usar seu aplicativo, você deve descobrir o que fazem eles quererem ficar e o que fazem eles saírem e porque eles fazem isso. Mapas de jornada do consumidor irá te ajudar a descobrir. Eles também irão te mostrar por que é melhor você seguir a jornada do cliente em seu aplicativo.

Por exemplo, você deve ver que muitas vezes as pessoas saem da página de lista de produtos. O problema pode ser que os usuários clicam na imagem para ver mais informações do produto mas a imagem não é um elemento ativo do UI. Os usuários não devem saber que eles tem que clicar no símbolo de detalhes sob a imagem para abrir mais informações. Então por que não fazer da imagem um elemento ativo do design UI?

Satisfação do usuário

Lembre das estrelas na App Store e no Google Play Store? Elas são a forma mais fácil de ver quão satisfeitos eles estão. Se você vê que as avaliações do seu app começaram a decrescer, é hora de mudar. E para garantir que o design é a causa das avaliações baixas, você deve ver o que as pessoas comentam ou até faça uma pesquisa sobre o seu aplicativo.

Usuários ativos

Aqui temos mais uma opção para descobrir se seu design é bom o suficiente para as pessoas: mensure os usuários ativos diários e os usuários ativos mensais. Se esses números estão decrescendo comparado com o mês anterior, considere mensurar a satisfação do usuário e peça um feedback. Provavelmente um design antiquado é a raiz do problema.

Explore resenhas dos usuários

Outra ferramenta que pode ajudar você a definir o objetivo da sua atualização é as resenhas dos usuários. Reforce-os com dados analíticos e você será indestrutível. Depois que você tiver os relatórios sobre o comportamento dos usuários e performance do aplicativo, é hora de checar diretamente o que seus usuários dizem.

Lembram do aplicativo do Neiman Marcus que falamos mais cedo? O designer do aplicativo também fez uma análise das resenhas e criou um diagrama para ver como os usuários estavam insatisfeitos e quais problemas eles pontuavam.


[User review diagram. Source – UX Planet]

Na Yalantis, normalmente criam mapas de jornada do consumidor antes de uma atualização de design com base em análises e comentários do usuário. Esses mapas definem onde há gargalos em seu app que espantam os usuários ou não entregam os resultados de conversão desejados. Eles fizeram isso para um de seus clientes do Cazaquistão. Depois de montar o mapa para Mul, seu aplicativo para compras e delivery sob demanda, nós entendemos que isso era muito complicado, combinando recursos para clientes, correios e lojas. Os usuários ficavam confusos pelas interface e deixam o aplicativo antes de fazerem um pedido.

Para fazer as coisas mais simples para todos os usuários, nós quebramos o aplicativo em três partes. Dessa forma, os usuários têm apenas os recursos de que precisam: os clientes podem comprar mercadorias e pedir delivery, os entregadores podem facilmente ver e os pedidos novos e os pendentes e as lojas podem administrar seus entregadores e seus produtos. Como resultados, todos os usuários tiveram fluxos de usuários mais suaves e mais curtos, o que aumentou o número de compras no aplicativo.

Pergunte seus usuários

Não esqueça de realizar pesquisas adequadas para saber seus usuários estão preparados para uma atualização do design. Pesquisas e resenhas de usuários irão te ajudar se é hora para uma grande mudança ou algo mais sutil. Pocket (uma ferramenta para salvar vídeos e textos interessantes para ver mais tarde) sabe se comunicar eficientemente com seus usuários. A empresa tem uma página dedicada para as pessoas pedirem por novas ferramentas e para dizer para os usuários sobre as atualizações e elementos de design que foram implantados baseados nos pedidos. Essa página ajuda a empresa demonstrar consideração pelos usuários e comentem sobre as atualizações de funcionalidades e design do aplicativo.

Confiram os concorrentes e as tendências

Não tenha vergonha de baixar o aplicativo do seu concorrente e ver por que ele é tão popular. Veja o design UI e UX compare com seu software e pense no que o seu aplicativo está perdendo. Não se preocupe: é normal que a concorrência forneça uma experiência de usuário melhor e ferramentas mais avançadas. Se inspire neles, aprendam com os erros deles e implemente novas funções com estilo próprio.

Apenas se lembre dos stories do SnapChat. No formato tradicional de feed as pessoas costumavam escolher suas melhores fotos e aperfeiçoá-las. Mas os stories mudou isso: eles eram mais casuais e duravam apenas 24h no ar.
As pessoas poderiam simplesmente narrar o que aconteceu com elas durante o dia e ainda assim obter uma reação agradável do público. Como resultado, os stories rapidamente se tornou um formato popular em outras redes sociais como Instagram e Facebook, fazendo bilhões de pessoas usarem e transformarem os stories em uma tendência. Mas nem todas as ideias parecidas se tornarão as melhores. Então como você pode escolher um para seu aplicativo? Nós recomendamos os seguintes:

  • Defina um problema de negócios e selecione um padrão de design (mesmo que nunca existisse antes).
  • Compare-o com outros padrões para resolver o mesmo problema.
  • Confira quantos dos 10 aplicativos mais baixados do seu ramo estão usando esse padrão, e veja se realmente funciona para eles
  • Faça um protótipo do aplicativo com o design escolhido e teste com os usuários

Tudo bem se tudo isso pareceu confuso para você. A implementação de um novo padrão de design é algo que você pode deixar para uma equipe de design e de desenvolvedores.

Teste o novo design do aplicativo

Antes de fazer o update do firmware em todos os dispositivos, o Google envia a nova versão para um número limitado de pessoas para ver se tudo está funcionando bem. Em caso de não estar, o Google volta com o aplicativo para que corrijam os erros e tenham a garantia de que o aplicativo está funcionando de forma estável. Não apenas o Google faz isso. Muitos aplicativos tem uma comunidade de testes, permitindo que os usuários possam conferir novas versões e darem o feedback. Tais testes ajudam a empresa decidir se é o momento certo para soltarem a atualização. Se você possui várias ideias novas para a atualização do seu aplicativo, você pode fazer um teste A/B para ver qual alternativa será mais bem recebida pelo público.

Comunique sobre as atualizações do design do aplicativo

Usuários se importam com as atualizações dos aplicativos que eles amam. Eles devem ficar esperando para você corrigir alguns bugs, colocarem novas ferramentas ou visuais novos para trazer mais diversidade para o seu app. Se você mesmo explica o valor das suas atualizações, você vai ver um engajamento maior em seu app.

  • Faça notas de lançamento bem estruturadas
    Verifique como o Slack colocou em seu aplicativo (abaixo do pequeno ícone da caixa de presente), fornecendo informações sobre o que foi adicionado, alterado e corrigido.
[Slack release notes]
  • Seja criativo nas notas de lançamento
    Privat24, um banco Ucraniano, conta histórias divertidas sobre seus designers e mistura as notas com as atualizações e informações sobre a correção de bugs. O Tumblr também dá um ótimo exemplo de notas criativas:
[Tumblr release notes]

Explicar as novas funções quando abrir o aplicativo pela primeira vez. Por exemplo, o Instagram demonstrou a função de respostas conectadas através de… respostas conectadas! Que esperta. E todas as atualizações são introduzidas em um guia passo-a-passo, fazendo todos os usuários aprenderem e já testarem as novas funções.

[Threaded reply in Instagram]

Implemente as mudanças gradualmente

Estudos comprovam que as pessoas não gostam de mudanças. Especialmente se mudam muito de uma só vez. É por isso que nós recomendamos fazer atualizações de design de pouco em pouco para que os usuários tenham tempo para se acostumarem com a atualização. Na atualização de design do Google Ads que durou um ano e meio.

O Google teve muitos esforços para conduzir essa grande mudança devidamente em sua ferramenta de anúncios:

  • Analisou cuidadosamente o feedback dos usuários e deu atenção para os principais problemas dos usuários (complexidade, navegação não intuitiva, design antigo e uma experiência de usuário centrada do produto e das características em vez das necessidades de publicitários e profissionais do marketing.
  • Conferiu o mercado de ferramentas de anúncios junto com as tendências atuais de design (design de material na época)
  • Anunciou a atualização do design do Google Ads e isso durou aproximadamente de 12 a 18 meses
  • Explicou o que ia mudar (atualizações de UI e UX) principalmente para corrigir os problemas mencionados acima)
  • Atualizou certos elementos e selecionou publicitários da lista de usuários para testar e dar um feedback
  • Infirmou aos usuários que a atualização estava completa e adicionou um guia para que pudessem ver o que estava diferente
  • Permitiu que os usuários trocassem para a verão antiga e reportasse problemas da nova interface
  • Corrigiu todos os bugs e problemas que surgiram com a atualização de design
  • Deu aos usuários algum tempo para se acostumar com a nova interface e anunciou a data em que o Google deixaria de oferecer suporte à versão antiga

Isso é gradual, não é? Como resultado, usuários permaneceram fieis ao Google Ads e a ferramenta ganhou mais novos usuários, ajudando a receita do Google Ads a passar de 79.38 para  116.32 billion dollars.

Espere que as coisas se acalmem

De acordo com a experiência de atualização de design do Youtube, Tumblr e Medium, é comum para os usuários não gostarem de uma mudança quando ela chega. Mas vamos analisar o que aconteceu depois do grande choque da primeira atualização do Instagram. Algum tempo depois das mudanças de UI, a avaliação do Instagram retornou às suas 3,1 estrelas normais, enquanto o número de menções negativas foi ainda menor do que antes da atualização de design.

[Instagram’s Sentiment Timeline]

A jornada de uma atualização de design pode ser um risco ou um grande sucesso, dependendo de como você o faz. Se essa é uma decisão tomada com cuidado, há uma grande chance da atualização de design trazer uma performance melhor, uma boa taxa de retenção e mais vendas.

Fonte: Yalantis

Se você está pensando em desenvolver um aplicativo, a Codificar tem as melhores soluções para o seu negócio! Preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a nossa equipe: