Mobilidade e tecnologia: soluções para as cidades e para os empreendedores
A mobilidade nas metrópoles enfrenta um período de desafios significativos. Congestionamentos, meios de transporte lotados e poluição excessiva são questões prementes. Para abordar esses problemas e identificar oportunidades de aprimoramento no âmbito da mobilidade urbana, a tecnologia emerge como uma aliada poderosa.
O conceito de cidades inteligentes tem sido empregado para descrever as “cidades do amanhã”, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental ao integrar e simplificar o acesso aos sistemas de transporte, comunicações e todas as facetas da gestão e vivência urbana.
Entretanto, não basta apenas buscar o progresso em si; ele deve ser sustentável a longo prazo, pautado por ações que minimizem impactos ambientais prejudiciais.
A seguir, apresentamos cinco iniciativas que não apenas contribuem para a qualidade de vida urbana, mas também têm potencial para influenciar positivamente nosso cotidiano nos anos vindouros.
Sumário
Obtenção de Dados Atualizados
A coleta e supervisão de dados em tempo real relacionados ao transporte representam uma ferramenta de considerável utilidade no setor. Esses conjuntos de informações permitem alimentar aplicativos, proporcionando aos passageiros o conhecimento preciso sobre os horários de chegada dos ônibus e, por conseguinte, a capacidade de planejar suas rotinas com maior eficácia.
Essa tecnologia pode ser acessada tanto por meio de dispositivos pessoais quanto por monitores instalados em terminais.
Diversos aplicativos voltados para a monitorização em tempo real de ônibus já se encontram em funcionamento nas capitais e principais cidades do Brasil.
Entre eles estão o Moovit, Cittamobi, Cadê o ônibus? e até mesmo o próprio Google Maps, que disponibiliza essa funcionalidade. Todos os aplicativos mencionados são de acesso gratuito e compatíveis com sistemas operacionais Android e iOS.
Mobilidade Elétrica
A abordagem em relação aos veículos elétricos ganhou impulso com o aumento das conversas em torno dos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança), que abarcam temas que outrora eram considerados secundários ao mundo empresarial e tecnológico, porém agora estão ganhando destaque central.
Neste momento, diversas empresas estão engajadas no desenvolvimento de veículos elétricos, não somente para uso pessoal, mas também como uma solução no âmbito da logística.
“Observamos a redução do ruído nos centros de distribuição, o que cria um ambiente mais agradável. Além disso, a manutenção simplificada dos veículos é positiva tanto para o meio ambiente quanto para o consumidor final”, compartilha Daniel Ribeiro, diretor de logística do grupo Via Varejo.
Para elevar a mobilidade a um novo patamar, empresas como Sony e Honda já anunciaram uma parceria visando o desenvolvimento de uma frota de veículos elétricos. De forma similar, a Volvo estabeleceu a meta de eletrificar 100% de seu portfólio até o ano de 2030.
Automatização e Integração de Pagamentos
Conforme um relatório da Deloitte a respeito da mobilidade, a visão de uma “metrópole futurista” é aquela que abarca uma conexão holística em sua rede de transporte.
Com tal abordagem, os residentes desfrutariam de uma variedade de opções de locomoção, podendo optar pela mais vantajosa a cada momento.
Nesse sentido, os métodos de pagamento para serviços de transporte público e estacionamento deveriam ser simplificados, possivelmente através de um único cartão ou dispositivo.
É por isso que soluções direcionadas à automatização de pagamentos têm o potencial de agilizar a mobilidade diária, diminuindo filas tanto na aquisição de bilhetes quanto no acesso aos serviços.
Bicicletas e Ciclovias
A bicicleta tem experimentado um aumento de popularidade nas grandes cidades, destacando-se como um meio de transporte cada vez mais adotado. Afinal, ela traz consigo uma série de vantagens em termos de melhoria da qualidade de vida e facilidade de deslocamento em distâncias curtas a médias.
Para aqueles sem bicicleta própria, o compartilhamento tem se mostrado uma solução viável.
Para os ciclistas que possuem suas próprias bicicletas, aplicativos como o Strava podem ser extremamente úteis. Por meio dessa plataforma, é possível registrar rotas, tempo e velocidade dos deslocamentos.
Adicionalmente, o aplicativo também desempenha um papel de rede social, permitindo a troca de informações entre amigos entusiastas do ciclismo.
Devido ao aumento da adesão à cultura das bicicletas, espera-se um incremento nos investimentos em infraestrutura urbana, especialmente em relação à construção de ciclovias e reforço da segurança para ciclistas.
Já imaginou criar um aplicativo e lucrar no mercado?
A criação de aplicativos de mobilidade se tornou mais fácil com as plataformas white-label. Esses softwares são plataformas prontas para utilização, que permitem que as empresas personalizem os aplicativos e possam inseri-los no mercado de forma mais rápida e prática.
Por fim, isso torna essas plataformas as ferramentas perfeitas para a inserção no mercado competitivo atual.
A Codificar é uma empresa que está no mercado de desenvolvimento há mais de 15 anos. Com expertise no desenvolvimento de aplicativos, possui em seu portfólio mais de 10 plataformas White Label.