Qual é a diferença entre Marketplace e eCommerce?
Qual é a diferença entre marketplace e ecommerce? Como você, como varejista, escolhe entre os dois? Ou você ainda precisa escolher?
Aqui está o que você precisa saber sobre como configurar seu canal de vendas online e como cada opção está estrategicamente posicionada para ajudá-lo a crescer – não importa o que o futuro do varejo reserva.
Antes da pandemia de COVID-19, as vendas online representavam 10% do que chamamos de vendas de “varejo”. Esta aceitação das compras online é generalizada, mas a forma como os varejistas abordam a questão das compras pela Internet teve resultados mistos.
Especificamente, há um grupo que favorece as soluções de comércio eletrônico, enquanto outros abraçam os mercados online. Vamos dar uma olhada rápida nas diferenças.
Neste artigo vamos falar sobre as diferenças entre uma plataforma de marketplace e ecommerce.
Sumário
O que é um marketplace?
A atividade do mercado online acontece em uma plataforma de terceiros, como Amazon, eBay, Walmart ou Etsy. É uma forma alternativa de participar desse ambiente tradicional de “comércio eletrônico” sem seu próprio site como mercado.
Você ainda vende seus próprios produtos ou serviços, mas faz parte de um ecossistema de compras maior, de propriedade e operado pelo grande vendedor.
O que é ecommerce?
Comércio eletrônico é a atividade de compra ou venda de bens ou serviços on-line por meio de dados eletrônicos ou moeda. Com o tempo, essa definição foi modificada para descrever a instância mais específica de compra e venda por meio de plataformas online, como Shopify, Magento e BigCommerce.
Essas plataformas pré-construídas tornam mais fácil para os varejistas começarem a trabalhar com suas próprias lojas online.
Plataforma de marketplace e ecommerce
Se você já fez networking com outros proprietários de empresas, provavelmente ouviu prós e contras para ambas as opções. Como você pode decidir o que é melhor para sua situação específica?
Embora cada tipo de plataforma de marketplace e ecommerce ofereça vantagens, existem algumas diferenças marcantes entre as ferramentas de comércio eletrônico e de mercado.
Para as pequenas empresas que desejam vender mais produtos online, destacamos alguns dos benefícios de cada um.
Benefícios das plataformas de eCommerce
Plataformas de comércio eletrônico como o Shopify estão dominando o mundo das compras online. Eles vêm com muitas vantagens, incluindo uma grande biblioteca de recursos e dicas para as empresas que os escolherem. Aqui estão alguns outros benefícios de vender em sites de comércio eletrônico.
Controle total sobre a funcionalidade, design e navegação do site
Você está gerenciando seu próprio site, com a plataforma de comércio eletrônico fornecendo um conjunto de ferramentas integradas para ajudá-lo a conduzir seus negócios.
Se você deseja atualizar seu logotipo ou atualizar a paleta de cores para atender às novas diretrizes de marca, você pode. Você pode até ajustar elementos como a funcionalidade do carrinho de compras e métodos de pagamento conforme necessário.
Você tem permissão para coletar dados de clientes para marketing futuro
Ao contrário dos mercados de terceiros, que geralmente não permitem que você entre em contato com os clientes diretamente por qualquer motivo que não seja a resolução de problemas, os provedores de comércio eletrônico não têm restrições de coleta de dados. Seus clientes podem se inscrever em sua lista de mala direta e segui-lo nas redes sociais.
Você pode usar suas informações para coisas como e-mails de acompanhamento, anúncios de promoção ou pesquisas de satisfação do cliente.
Não há competição no local
Seu site vende apenas seus produtos e você nunca terá que dar um lance em publicidade para ter uma classificação superior em seu próprio site ou fazer com que suas listagens apareçam com destaque acima de outros itens semelhantes vendidos por seus concorrentes.
Os mercados de terceiros, por outro lado, podem fazer e vender seus próprios produtos de marca branca, que podem priorizar nas listagens de pesquisa. Para aqueles que desejam ser os mais promovidos em um setor, uma solução de comércio eletrônico é ideal.
Você pode construir o reconhecimento de sua própria marca
Quando os compradores digitam seu URL, eles chegam ao seu site e podem associar seus produtos e serviços a esse URL. Você pode criar a experiência de compra desejada com base nos valores da sua empresa.
Se você espera fazer sua empresa crescer, não há como ignorar a vantagem deste site em comparação com o mercado.
Você não depende de outra empresa para estrutura de taxas e preços
Suas ferramentas de comércio eletrônico terão um custo, mas você pode fazer um orçamento para elas com base no contrato de serviço.
Você não vai lidar continuamente com taxas flutuantes, comissões e custos adicionais para participar de um ecossistema online. Embora as taxas possam mudar, geralmente são de natureza menos arbitrária do que no mercado de terceiros.
Você terá menos restrições e regras de vendas
Embora a maioria das soluções de comércio eletrônico tenha restrições à venda de produtos ilegais ou itens altamente regulamentados, você é praticamente livre para vender o que quiser.
Se um cliente não gostar de algo que você vende, você pode resolver o problema em seus próprios termos, sem medo de uma plataforma o suspender ou banir.
Benefícios de um Marketplace
As soluções de comércio eletrônico não são para todos, e gigantes do mercado de terceiros, como Amazon, Walmart e eBay, aproveitaram a facilidade de configuração e o reconhecimento da marca que construíram no mundo das vendas online. Saiba mais sobre o que essas soluções de mercado trazem para os vendedores de pequenas empresas.
É fácil começar imediatamente
Você tem algo para vender, mas não quer construir seu próprio site? Você está com sorte! Os marketplace são projetados para serem fáceis de usar.
Você pode configurar uma loja em minutos e desfrutar de todos os benefícios do processamento de pagamentos, publicidade e até canais de distribuição e envio em uma fração do tempo de sourcing e registro para essas ferramentas por conta própria.
Caso você queira criar seu proprio marketplace, também é possível. Aprenda como criar um aplicativo, uma plataforma de marketplace completa para que logistas vendam todos os dias utilizando o seu sistema.
Nenhuma experiência em tecnologia ou recursos de marketing necessários
Ao contrário de hospedar seu próprio site, você não precisará de muita habilidade técnica para começar a vender nos mercados. Se você estiver familiarizado com plataformas de mídia social, terá o que é preciso para listar produtos ou serviços e configurar as informações de contas a receber.
Tudo, desde o marketing até as resoluções de atendimento ao cliente, são tratadas na mesma plataforma por meio de um único painel.
Nenhuma manutenção de site ou servidor é necessária
Embora os provedores de mercado terceirizados às vezes tenham dificuldades técnicas, a maioria é hospedada por grandes provedores de nuvem que também atendem outras grandes corporações.
No que diz respeito à confiabilidade, eles estão mais bem protegidos contra hacks ou interrupções, e você pode ter certeza de que sua loja estará online quando seus clientes precisarem fazer compras.
Você também não terá que se preocupar em atualizar seus plug-ins do WordPress ou lidar com a manutenção do servidor. Tudo isso acontece nos bastidores, o que é uma grande vantagem do mercado.
Você tem acesso a uma grande base de clientes
Milhões de pessoas compram na Amazon e no Walmart. Na verdade, esses são frequentemente os primeiros lugares em que as pessoas pensam quando chega a hora de fazer compras.
Se você tem sua loja em um desses dois sites, as chances de as pessoas descobrirem que você é melhor do que se você comprasse um domínio obscuro que os consumidores não conhecem. Você pode pegar carona na base de clientes integrada que já existe para esses grandes varejistas online.
Existe familiaridade com a marca
Novamente, a familiaridade com a marca é um grande privilégio para as empresas. Como no exemplo acima, as pessoas já estão familiarizadas com os principais varejistas e o que eles representam.
Se sua empresa está alinhada com esses valores e você deseja comercializar seu negócio dentro da mesma base de clientes, você pode fazer isso com muito mais facilidade, sem gastar grandes quantias de dinheiro para fazer as pessoas ouvirem sobre você.
Mesmo uma empresa totalmente nova, sem nenhum nome ou logotipo facilmente reconhecível, pode se tornar conhecida por associação.
Qual solução é a certa para você?
Na batalha entre o mercado e o comércio eletrônico, pode não haver um vencedor claro. Isso porque ambos oferecem alguns benefícios muito atraentes para negócios específicos. Você terá que decidir quais atributos são mais importantes para você. Considere esta lista de perguntas ao fazer sua escolha final:
- Valorizamos a personalização e a construção da marca em vez da facilidade de uso e soluções prontas para usar?
- Nossos objetivos de longo prazo são criar um site independente com nosso próprio URL comercial?
- Como queremos lidar com a publicidade?
- Nosso plano de marketing será baseado na familiaridade de uma plataforma existente ou nos dados e informações de contato de nossos clientes?
- Vendemos um produto que é ousado, controverso ou altamente regulamentado (ou tem potencial para ser altamente regulamentado no futuro?)
- Os valores da nossa empresa já se alinham aos de um vendedor terceirizado?
- Os clientes que buscamos já compram em sites de vendedores terceirizados?
- Daqui a cinco anos, seríamos mais bem atendidos por uma solução de comércio eletrônico ou uma oferta de mercado?
Conclusão
Quando os consumidores compram algo online, geralmente não estão preocupados com os bastidores de como seu dinheiro é coletado ou como os pedidos são atendidos. Eles querem pedir algo e tê-lo à sua porta.
Como criar um marketplace com a Codificar
Agora que você já sabe como criar um Marketplace, a Codificar tem uma solução simples para aqueles que desejam se estabelecer no mercado de delivery: o Aplicativo de Marketplace.