marketing de influênciamarketing de influência

Marketing de Influência: como aplicar essa estratégia

Saiba por que o Marketing de Influência tem se tornado a estratégia mais comum e inovadora entre as grandes marcas populares e como ele pode contribuir para o seu negócio!
Ao mesmo tempo que consumidores estão “cegos” para outdoors e “surdos” para comerciais, com todas as redes sociais e formas de produzir conteúdo, as pessoas que possuem muitos seguidores desempenham um papel de grande influência nas decisões de compra daqueles que as seguem. Dessa forma, abriu-se uma enorme janela de oportunidades para conectar consumidores e empresas através do Marketing de Influência.

O que é Marketing de Influência?

O Marketing de Influência é uma das diversas estratégias que compõe o Marketing Digital. A estratégia baseia-se em usar o espaço e credibilidade de produtores de conteúdo independentes com influência sobre grandes públicos extremamente engajados para expor uma marca, conceito ou produto.
Isto é, trata-se de influenciadores digitais interferirem nas decisões de compra dos clientes a favor de uma determinada marca, uma vez que eles estabeleceram ao longo do tempo uma relação de confiança legítima com esse público.
Dessa forma, os digital influencers funcionam como uma ponte que conecta marcas a um determinado público.

 

Quem são os Digital Influencers?

Muita gente liga a palavra influenciador (ou influencer) apenas às grandes celebridades da internet, mas os influenciadores digitais são todas as pessoas presentes em redes sociais e outros veículos de troca de informação no meio digital que possuem um grande volume de pessoas engajadas com seu conteúdo e alto poder de influência sobre elas.
Ou seja, Não apenas aqueles que possuem milhões de seguidores devem ser levados em consideração, já que o tamanho do seu negócio e os objetivos da sua estratégia de marketing digital é que indicarão quais influenciadores serão mais rentáveis para seu negócio.
Dito isso, existem influenciadores dos mais diferentes tipos de segmentos, como: moda, empreendedorismo, gastronomia, finanças, humor, educação, entre outros. Cabe a você pensar e encontrar qual influenciador de determinado segmento conecta-se com o o seu público alvo.

Em entrevista ao canal Ask the Pro, no YouTube, ancorado pelo famoso apresentador americano Grant Cardone, o especialista Bill Carmody disse:

“Contratar alguém conhecido é normalmente muito caro. Por isso, recomendo às marcas que desçam um degrau e olhem para aquelas pessoas que têm ótimas taxas de engajamento com grandes grupos de pessoas. São pessoas que gastaram todo o seu tempo construindo relacionamento, mas ainda não encontraram meios de monetizar isso.”

Os influenciadores agem sobre consumidores nas três fases da jornada de compra: reconhecimento, consideração e tomada de decisão. Dessa forma, eles conseguem se conectar de tal forma com o seu público, que se tornam autoridade sobre o que falam.

 

Como aplicar o Marketing de influência na prática?

1. Detalhe sua estratégia de Marketing de Influência

Estabeleça os objetivos e expectativas para aquela ação. As vezes o foco é popularizar uma marca, ganhar novos clientes, mudar o conceito da empresa, divulgar um novo produto ou ferramenta, alavancar as vendas ou atrair um outro tipo de consumidor. Isso precisa estar bem claro.

2. Quem você quer alcançar com o Marketing de Influência?

Como já dissemos, conheça seu público e entenda o que eles estão consumindo em termos de conteúdo digital. Uma vez que você sabe o que interessa a essas pessoas, você descobre quem eles seguem e, consecutivamente, quais influenciadores exercem maior influência sobre eles.

3. Selecione os possíveis influenciadores com quem quer trabalhar

Influência é transferência de capital social. Confiança é a moeda do século. E você estará construindo isso através de reciprocidade. Ou seja, não escolha o influencer mais badalado apenas pelo status e números que ele possui. Avalie como ele se comunica, qual imagem ele vai vincular a sua empresa, em quais polêmicas ele costuma se envolver e como foi o seu desempenho nas últimas parcerias. 

4. Seja claro com o influenciador digital

Uma vez que encontrou o influenciador ideal, fará contato com ele ou com a agência do qual ele está vinculado. Feito isso, elabore um contrato detalhando tudo o que espera do influencer e o que você entregará em troca (dinheiro, cupons, produtos…). Parece óbvio, mas muitas pessoas acham que Marketing de Influência se trata de combinados feitos via direct no Instagram, não documentam todos os acordos e acabam tendo sérios problemas com influenciadores.

Conclusão

Embora os termos Marketing Digital e Marketing de Influência estejam sendo popularizados recentemente, em setembro de 2014, a Forbes já havia divulgado um dado da consultoria global McKinsey, que dizia:

“O marketing inspirado pelo boca a boca gera mais que o dobro de vendas em comparação com propaganda. Além disso, os consumidores têm uma taxa de retenção 37% maior”.

Os consumidores vão por si próprios atrás de opiniões em que possam confiar sobre os produtos que desejam. Por isso é importante incluir nas estratégias de vendas do seu negócio como sua empresa será vista e desejada. Usar pessoas que já possuem a confiança e autoridade almejada pela sua marca é brilhante.

“Estamos num mundo em que as pessoas não confiam mais nas empresas, o que é particularmente acentuado na nova geração, nascida neste milênio. Eles só confiam em si próprios e no conteúdo que é compartilhado na web. É importante para a marca não apenas conquistar a conversa, mas conquistar as mentes e os corações das pessoas.” disse o autor Mark Schaeffer.


Como dissemos no início desse artigo, existem várias outras estratégias de Marketing Digital eficientes. Você pode conferir algumas delas abaixo:

• Marketing de relacionamento: o melhor atendimento ao cliente

• Estratégias de vendas para aumentar a taxa de conversão

Gostou do conteúdo? Preencha o formulário abaixo e receba dicas ainda melhores: