Linguagens de programação mais utilizadas por profissionais

Existem cerca de 700 linguagens de codificação no mundo da programação. Compreender a importância de cada linguagem de programação e como elas podem impactar as tarefas específicas que precisamos realizar são fundamentais.

Já que não há como sentar aqui e olhar mais de 700 dessas linguagens de codificação (mesmo se pudéssemos, provavelmente não seria a atividade com mais recursos do mundo!), É uma ótima ideia revisar brevemente algumas das mais populares línguas de 2020 e além.

Vamos analisar as características, vantagens, desvantagens e futuro âmbito deste top 10 e determinar se vale a pena aprender ou não. Algumas das escolhas podem ser opinativas, mas os espectadores podem decidir por si mesmos o que é melhor para eles depois de examinar todos os fatos. Vamos começar a analisar cada uma dessas linguagens do zero em ordem decrescente!

Que linguagem de programação devo aprender?

Cada linguagem de programação é projetada para um propósito específico e tem seus méritos e deméritos relativos. Além disso, a resposta à linguagem de programação mais útil para aprender é subjetiva e depende de sua familiaridade com a codificação. Independentemente disso, os 3 parâmetros a seguir são essenciais para restringir uma escolha de idioma.

  1. Oportunidades de trabalho no idioma escolhido.
  2. A popularidade da linguagem de programação escolhida deve estar em alta.
  3. Seus objetivos de carreira / vida.

Abaixo, listamos as 10 linguagens de programação mais úteis que você pode aprender agora. Os exemplos de uso e aplicativos de cada idioma também são listados para ajudá-lo a decidir.

10. Swift

A linguagem de programação swift foi desenvolvida pela Apple para que programadores desenvolvessem produtos para iOS, macOS, watchOS, tvOS e Linux através de um código padrão que fosse compatível com a API Cocoa e com o código Objective-C.

9. TypeScript

Typescript é uma linguagem de programação mais recente. TypeScript é uma linguagem de programação desenvolvida e mantida pela Microsoft. É um superconjunto sintático estrito de JavaScript e adiciona tipagem estática opcional à linguagem. TypeScript é projetado para o desenvolvimento de grandes aplicativos e compilações trans para JavaScript. Ele fornece aos codificadores melhores módulos de interface, codificação, navegação, gerenciamento de erros mais fáceis, etc.

Escopo futuro:

O futuro do TypeScript parece particularmente forte porque foi desenvolvido pela Microsoft, e muitos recursos adicionais estão sendo adicionados para tornar a codificação, a navegação, a interface de programação e outras coisas muito mais amigáveis ​​ao usuário e tornar a vida dos programadores um pouco mais fácil.

8. C

C é uma linguagem de programação de computador procedural de propósito geral que suporta programação estruturada, escopo de variável lexical e recursão, com um sistema de tipo estático. Por design, C fornece construções que mapeiam com eficiência para instruções de máquina típicas. Apesar de ser a razão da existência da maioria das linguagens de programação, ela ainda tem seus nichos em uma variedade de campos, como sistemas embarcados, microcontroladores e operações de nível embarcado.

C em alguns aplicativos pode estar desatualizado, mas de forma alguma será extinto tão cedo. Era uma ampla gama de usos e aplicações do mundo real e será aplicada na indústria nos próximos anos. Pode ser difícil de aprender, mas no final, provavelmente vale a pena fazer isso se você tiver tempo e recursos.

7. Ruby

Ruby é uma linguagem de programação interpretada multi paradigma, de tipagem dinâmica e forte, com gerenciamento de memória automático. A linguagem foi desenvolvida no Japão em 1995 com a pretensão de unir o poder da Perl e que fosse orientada a objetos como a Python. Esta linguagem de programação possui muitas extensões interessantes como o Ruby Gems (Biblioteca Gratuita disponível na internet), Code Blocks (Bloco de códigos), e a Mixins (Reposta à herança múltipla).

Ele foi projetado e desenvolvido em meados da década de 1990 por Yukihiro “Matz” Matsumoto no Japão. Ruby é tipado dinamicamente e usa coleta de lixo. Ruby é uma linguagem de script típica e tem uma ampla variedade de aplicativos da vida real em sites como GitHub, Fiverr, etc.

Escopo futuro:

Ruby ainda é usado para um número considerável de aplicativos no mundo de hoje. Portanto, provavelmente é uma boa linguagem para considerar o aprendizado, porque você será capaz de desenvolver aplicativos sofisticados em nenhum momento. Ele também tem boas tecnologias mantendo-o muito relevante até hoje.

6. C#

C # é o primeiro clone C que será discutido neste artigo. C # é uma linguagem de programação multiparadigma de propósito geral que abrange disciplinas de programação de tipagem forte, com escopo léxico, imperativo, declarativo, funcional, genérico, orientado a objetos e orientado a componentes. C # é usado exclusivamente na indústria de jogos. Ferramentas de software como o Unity também usam C # para criar jogos.

Escopo futuro:

C # é uma linguagem cuja popularidade está crescendo e provavelmente veio para ficar nos próximos anos, graças às suas habilidades eficazes na criação de jogos e robustez que ajudam a indústria de jogos. Também é extremamente útil em aplicativos corporativos.

5. C++

C ++ é uma linguagem de programação orientada a objetos. C ++ é um superconjunto de C. Muito do que já sabemos sobre C também se aplica a C ++. Portanto, quase todos os programas C também são programas C ++. No entanto, existem algumas pequenas diferenças que impedem um programa C de ser executado no compilador C ++. Os recursos mais importantes que C ++ adiciona ao C são classes, herança, sobrecarga de função e sobrecarga de construtor. É amplamente usado para jogos AAA e para o desenvolvimento de modelos 3-D.

Escopo futuro:

O escopo para C ++ semelhante ao C e C # mencionado anteriormente ainda é popular e aprendê-lo nunca será uma má ideia. Especialmente C ++ porque é comparativamente uma linguagem mais fácil de aprender e aprender. Possui uma ampla gama de aplicações na indústria. Também é usado para jogos AAA, bem como designs gráficos e modelos 3-D.

4. PHP

PHP é uma linguagem de script de propósito geral especialmente adequada para desenvolvimento web. Foi originalmente criado pelo programador dinamarquês-canadense Rasmus Lerdorf em 1994; a implementação de referência do PHP agora é produzida pelo The PHP Group. É mais adequado para o desenvolvimento web do lado do servidor, mas, infelizmente, é considerado uma linguagem em extinção com melhores alternativas para realizar tarefas semelhantes.

Escopo futuro:

PHP é considerado agora uma linguagem monótona e não tão impressionante. Existem melhores opções de linguagem de programação alternativa disponíveis em comparação ao PHP. No entanto, ele encontra seu uso em hackers éticos e segurança cibernética, bem como em campos de design de sites.

3. Python

A linguagem de programação Python é muito fácil e objetiva. Ela é orientada a objetos e, por ser uma linguagem de alto nível não requer conhecimento em outras linguagens para que possa ser utilizada.

2. Java

A linguagem de programação Java foi lançada em 1995 e atualmente pertence a empresa Oracle. A linguagem Java é orientada para orientada para objetos, característica que permite que a linguagem de programação seja mais próxima do cotidiano.

1. JavaScript

Em primeiro lugar temos o JavaScript, uma linguagem de programação interpretada estruturada com tipagem dinâmica fraca e multi-paradigma (protótipos, orientado a objeto, imperativo e, funcional).

Os sites do anos 90 eram extremamente estáticos e não possuíam todos os recursos visuais que estamos acostumados a ver atualmente. Com a linguagem JavaScript, se tornou possível programar sites com animações e efeitos visuais, por essas e outras qualidades que essa linguagem de programação se mantém até hoje como a mais usada por profissionais.

Este artigo abordou a lista concisa as principais linguagens de programação usadas até o momento em que este artigo foi escrito. No entanto, isso não significa que um deles seja melhor do que o outro, ou que os classificados abaixo não sejam tão úteis.

Cada linguagem de programação é única em sua própria maneira e pode ser utilizada para vários fins. Portanto, não pare de aprender uma nova linguagem de programação se você tiver tempo, recursos e oportunidade para fazê-lo!

Eu encorajaria todos vocês a olhar para essas linguagens de programação e verificar o que elas reservam para o futuro da codificação, bem como sua contribuição de recursos para inteligência artificial, aprendizado de máquina e ciência de dados como um todo.

Conclusão

Aprender a ser um desenvolvedor não é um processo fácil. Envolve muito trabalho, estudo e utilização de estratégias para entender quais as necessidades do cliente. Mas se dedicando aos processos e com os cursos certos, você pode ser um ótimo desenvolvedor e trabalhar em grandes Empresas de Software.

Nós da Codificar temos vários apps já prontos, que serão apenas ajustados e personalizados ao seu negócio. Com isso, você diminuirá ainda mais o preço e tempo do desenvolvimento do aplicativo.

Estar no mercado digital e desenvolver um aplicativo cria muito mais oportunidades de investimento, e opções ilimitadas de empreendimento. Por isso, independentemente de sua ideia, nós podemos ajudar você a começar um aplicativo.