O que é Fintech? Conheça as maiores empresas do setor
A palavra Fintech surgiu da junção das palavras finance e technology. Esse conceito define basicamente a revolução tecnológica dentro do setor financeiro através do uso de novos recursos para fazer diversas operações bancárias de uma forma não tradicional. Quer saber mais sobre o que é Fintech e exemplos de empresas que investiram nesse segmento? Continue lendo!
O que é Fintech?
Finance technology (Fintech) é usado para descrever novas tecnologias que impulsionam e automatizam a entrega e o uso de serviços financeiros. Fintechs são utilizadas para ajudar empresas e consumidores a administrarem suas operações, processos e vida financeira através de softwares e algoritmos usados em computadores e principalmente em smartphones.
O termo Fintech inicialmente era utilizado para descrever a tecnologia envolvida por trás dos processos administrativos das instituições financeiras tradicionais, como a organização das contas bancárias, o mercado de ações da bolsa de valores e caixas eletrônicos, por exemplo. Atualmente, a palavra é designada mais para o aspecto de soluções que empresas, principalmente startups, trouxeram através da tecnologia, como por exemplo os bancos e as moedas 100% digitais.
Características de uma Fintech
Startup Fintech são nada mais do que empresas que começaram um novo negócio baseado em trazer inovações tecnológicas na forma de prestar serviços financeiros. A comunicação estabelecida por esses bancos costuma ser mais moderna e direta com seus clientes devido ao público jovem aceitar melhor essa tecnologia.
Tipos de Fintechs
Blockchain ou Bitcoin
Com a popularização da criptomoeda Bitcoin, surgiu a necessidade de criação de um banco de dados para coletar e armazenar informações referentes a moeda. Em sites e aplicativos de Blockchain é possível verificar transações realizadas no mundo inteiro porém sem identificações, para manter a segurança informações pessoais dos usuários são criptografadas.
Pagamentos
Na área de pagamentos, empresas Fintech atuam facilitando os processos através de alternativas e integrações com e-commerces, por exemplo. Além disso, as soluções trazidas por fintechs solucionou o problema da insegurança dentro do ambiente de lojas virtuais.
Gestão Financeira
Com a evolução das Fintechs, o modo de gerenciar a vida financeira também foi remodelada e simplificada. Atualmente é possível sincronizar aplicativos de gestão com contas bancárias para que os usuários possam analisar todos os aspectos da vida financeira. Sendo assim, o que começou com um caderno de gastos e evoluiu para planilhas, hoje, é facilmente acessado através do seu smartphone.
Crowdfunding
Sites de Crowdfunding foram criados com o propósito de administrar os financiamentos coletivos. Esse recurso fez as “vaquinhas” serem muito mais simples e organizadas pois o único trabalho que fica para o usuário é a divulgação (que também ficou mais simples com a internet).
Investimentos
Se antes era preciso ir até uma agência bancária para fazer investimentos, com a evolução da tecnologia fazer isso de qualquer lugar tornou-se possível através de aplicativos mobile voltados para isso.
Insurtech
As Fintechs de seguro ficaram conhecidas como Insurtechs. As empresas desse ramo administram o setor de seguros de forma digital, tornando os processos menos democráticos, mais rápidos e práticos.
Principais Fintechs
Nubank
Considerado pela Forbes o melhor banco do Brasil de 2019, o Nubank nasceu em 2014 através de David Velláz, um colombiano inconformado com a burocracia envolvida na abertura de contas no Brasil. O Nubank é referência no mercado de Fintechs por ter inovado ao trazer para o Brasil o conceito de banco 100% digital do qual os usuários fazem praticamente tudo pelo aplicativo.
GuiaBolso
Voltado para gestão financeira, o aplicativo GuiaBolso começou em 2014 com o propósito de auxiliar milhões de brasileiros a administrar a vida financeira. Através da sincronização com os principais bancos, o usuário pode monitorar todos os gastos por categoria e visualizar mais facilmente para onde está indo o dinheiro.
PicPay
Lançado em 2012, o PicPay é uma fintech que funciona como uma espécie de carteira digital. Através dele é possível fazer transações, pagamentos em estabelecimentos, parcelamentos e até dividir contas com os amigos tudo com o celular.
QuintoAndar
Saindo um pouco do segmento bancário mas ainda dentro do mercado financeiro, o QuintoAndar surgiu com a proposta de facilitar o processo de aluguel de imóveis. No Brasil, alugar um imóvel é uma tarefa que exige muito tempo devido à grande burocracia envolvida. E foi essa a solução que a Fintech QuintoAndar soluciona, através do site/aplicativo é possível fazer um contrato rápido e seguro sem precisar sair de casa.
PagSeguro
O PagSeguro é uma empresa da UOL que administra pagamentos de vendas online e offline. Muitas lojas virtuais utilizam deste recurso pois promove transações mais seguras e práticas.
PayPal
O PayPal também é um serviço de pagamento online para facilitar transações bancárias como pagamentos em compras online. O sistema foi criado nos Estados Unidos porém é aceito em diversos países. Por conta disso, o PayPal se tornou uma solução para quem desejava fazer compras em sites estrangeiros mas não tinham cartão de crédito internacional. Ou seja, o PayPal se tornou um mediador de pagamento e possibilitou que os usuários conseguissem fazer compras em sites internacionais.