como rastrear pedido Shopeecomo rastrear pedido Shopee

Qual é a diferença entre E-commerce e Marketplace

Ecommerce marketplace: Qual é a diferença?

Os marketplaces, ou shoppings virtuais, são plataformas que viabilizam a união de diversos lojistas dentro de um mesmo site. Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABS), 8% dos modelos de startups de sucesso já são marketplaces.

Esse crescimento gradativo é um comportamento natural do mercado, porque saber como criar um marketplace de sucesso e melhorar sua performance não é nada fácil.

Para deixar claro, quero que você saiba que não existe uma fórmula mágica para crescer e alcançar a sustentabilidade. O que existe são estratégias aplicáveis que vão ajudar a criar um marketplace cada vez mais escalável, gerar mais receita e atrair mais sellers e compradores para dentro do seu negócio.

E se você busca aprender essas técnicas de como criar um marketplace de sucesso, apresentaremos algumas dicas que você pode aplicar gradualmente no seu negócio para otimizar seu desempenho e garantir a continuidade da empresa.

Mas antes, vale a pena estabelecermos um comparativo entre e-commerce e marketplace, principalmente em relação aos desafios operacionais de cada um.

E-commerce x marketplace: eis a questão!

Percebemos que muitos empreendedores se perguntam: Devo abrir o meu e-commerce ou apostar em um marketplace?

Com o crescimento exponencial do varejo online no Brasil, que segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), deve avançar mais 18% em 2020, podemos afirmar que essa é uma pergunta muito relevante a se fazer antes de investir.

Sabemos que para montar um e-commerce, não basta criar um site, disponibilizar os produtos e esperar que os pedidos cheguem. É necessário dedicar tempo investindo em marketing, logística e muito mais. Cada etapa tem um prazo e demanda dinheiro do lojista. Por isso precisa ser bem pensada.

Sobre isso, nos referimos aos e-commerces. Mas quando falamos sobre marketplaces, a situação é um pouco diferente. Os investimentos em marketing, por exemplo, são responsabilidade do próprio marketplace, já que quanto mais tráfego for gerado para o site, e quanto mais vendas os sellers fizerem dentro da plataforma de marketplace, maior será a receita.

Por isso que investir em marketplaces é mais desafiador. Porque cabe a ele ser uma grande vitrine virtual que viabiliza e gerencia a disponibilidade de diversos produtos ou serviços em um único ambiente online. E para que isso aconteça você vai precisar de recursos financeiros, os quais podem vir por meio de fundos de investimento, aceleradoras de startups e investidores anjos, por exemplo.

Captando investimentos para o marketplace

Antes de falarmos sobre como atrair investimentos para a sua startup, é preciso que você entenda o que é e como funcionam os fundos de investimentos e as aceleradoras.

Esses grupos são os responsáveis por aplicar dinheiro em determinados projetos de startup, analisar suas performances no mercado e concluir se o investimento foi, ou não, satisfatório para então investir mais ou captar investimento de outras formas.

As aceleradoras, como a Startup Farm, Wow e Ace,  dão um aporte inicial em troca de uma participação no projeto. Ou seja, as aceleradoras seriam como “sócias” da startup, ajudando aquelas que se encontram em uma fase de escalar.

Já os fundos de investimento, como a MonasheesRedpoint Eventures e Astella por exemplo, são grupos que reúnem recursos financeiros de diversos investidores com o objetivo de obter algum ganho sobre a aplicação desses recursos em startups. Lembrando que tanto as aceleradoras quanto os fundos de investimento não investem em startups que não possuem uma tração inicial.

Ou seja, para que você consiga captar investimentos a fim de melhorar a performance do seu marketplace, por meio de aceleradoras de startups e fundos de investimento, é necessário ter um MVP (Minimum Viable Product – Produto mínimo viável) rodando. Isto é, você precisa ter um negócio rodando que tenha uma quantidade mínima de sellers, o que gera algum resultado interessante para os investidores.

Mas para atrair esses investimentos, você precisa mostrar que a sua ideia é realmente boa e que ela possui um bom potencial de crescimento (escala).

Talvez, para chamar a atenção dos investidores, você precise até mesmo mudar o seu modelo de negócio, o que poderá levar um certo tempo de adequação. (Vamos explicar melhor daqui a pouco sobre pivotar seu business model.)

Uma boa ideia é o suficiente?

Lembrando que tanto as aceleradoras quanto os fundos de investimento não investem em startups que não possuem uma tração inicial.

E além de ter um MVP e uma boa ideia, você também precisará analisar alguns KPIs (Key Performance Indicators – Indicadores chave de performance), ou seja, mensurar alguns números importantes que indiquem que o seu projeto de marketplace está no caminho certo.

Mas quais seriam esses KPIs? A resposta para isso é: depende. Esses indicadores podem estar associados tanto às estratégias de marketing para marketplace, como campanhas de divulgação, quanto ao volume de sellers retidos dentro da plataforma em um determinado período de tempo.

A Accel, um dos maiores fundos de investimento do mundo, elaborou uma lista com os 10 KPIs mais importantes para um marketplace após um estudo com diversas startups que seguem esse modelo de negócio. A seguir separamos em ordem de prioridade cada um deles:

  1. Escalabilidade
  2. Margem
  3. Sazonalidade
  4. Atividade
  5. Engajamento
  6. Retenção
  7. Concentração
  8. Aquisição
  9. Retorno sobre Investimento (ROI)
  10. Dinheiro

Cada um deles precisa ser considerado e devidamente mensurado para provar o potencial do negócio. De maneira geral, você precisa estipular quais serão os KPIs mais importantes para a fase atual do seu projeto, mensurá-los constantemente e corretamente, identificando se os resultados são bons ou não. Investidores amam identificar novas oportunidades com grande potencial.

Então busque provar que a sua ideia possui esse potencial por meio de alguns identificadores de performance. Desse modo, você pode atrair investimentos para o seu projeto com sucesso.

Mas onde encontrar os investidores e gerar contato com os fundos de investimento? Simples…movimente-se! Esteja presente em eventos que atraem os investidores.

Além disso, você pode utilizar o LinkedIn para prospectar essas pessoas e criar uma boa rede de networking. Chegar até os fundos de investimento sendo apresentado por alguém da rede de contatos no Linkedin é muito melhor do que chegar diretamente.

E para qualquer marketplace atingir um bom nível de maturidade, existem alguns requisitos importantes que grandes negócios, como Uber, Airbnb, Ebay e Netshoes, apostam para melhorar suas operações. Você verá quais são essas características no próximo tópico desse post.

Melhorando as operações no marketplace: como os grandes estão fazendo?

Do Buscapé até o Uber, os marketplaces (tanto de produtos quanto de serviços) se provaram hábeis o suficiente para aproveitar a tecnologia e conectar vendedores e compradores, sem intermediários, atraindo cada vez mais a atenção de investidores nacionais e internacionais.

E para melhorar sua performance, os grandes players desse mercado buscam encontrar diferenciais competitivos dentro do segmento de mercado em que atuam.

A seguir, separamos alguns requisitos importantes para que você os aplique na estratégia de crescimento do seu negócio. Garantimos que, se você priorizar o investimento neles, o seu marketplace atingirá uma maturidade diferenciada em relação aos demais concorrentes. Confira!

Garanta um bom volume de sellers dentro do seu marketplace

O seu marketplace possui compradores e vendedores suficientes para que todo o site funcione, sem sofrer prejuízos financeiros? Marketplaces desequilibrados seriam como o serviço do Uber sem possuir motoristas o suficiente, fazendo com que os passageiros (clientes) perdessem a fé no serviço e buscassem outros que atendam suas demandas.

Portanto, atrair cada vez mais sellers para o seu marketplace é fundamental para a sobrevivência do negócio. E você verá ao longo desse texto que grande parte do sucesso de um marketplace vai depender do volume e da qualidade dos fornecedores que atuam dentro da plataforma.