Download de aplicativos aumentou em 10% em 2018
App Annie, o número de downloads de aplicativos ultrapassou U$113 bilhões. Isso significa um crescimento de 10%, quando comparado ao ano anterior.
O gasto dos usuários dentro doas aplicativos também cresceu – os números são 20% maiores que em 2017, passando os U$76 bilhões mundialmente.
A firma analisou dados da Apple App Store e do Google Play, até o dia 15 de dezembro de 2018. Isso não inclui as lojas de terceiros e nem o mercado chinês, que aumentariam ainda mais os números.
O resto do mês de dezembro pode ter visto esses números crescerem ainda mais. Isso pode acontecer principalmente por causa da época de feriados, que podem garantir novos smartphones. De qualquer forma, os números devem continuar próximos do analisado pelo App Annie. A empresa deve divulgar um relatório completo do último ano ainda este mês.
A firma atribui o aumento do gasto dentro dos aplicativos ao crescimento dos jogos mobile, que se tornaram o modelo mais rentável do mercado de aplicativos.
Em 2018, o mercado de jogos mobile cresceu, com hits como o Fortnite, PUBG e Roblox, que se aproveitaram dos melhores smartphones. Os analistas do App Annie preveem que isso continue em 2019, já que os smartphones devem continuar capazes de suportar jogos cada vez mais complexos. Portanto, esse mercado aponta ainda mais crescimento.
De outro lado, jogos casuais também conseguiram grande sucesso no último ano. Assim, muitos conseguiram chegar no top 10, tanto em downloads quanto em rentabilidade.
As assinaturas também ajudaram a aumentar o gasto em aplicativos em 2018. Segundo previsão do App Annie, as lojas de aplicativos (incluindo as de terceiros) devem ultrapassar os U$122 bilhões em 2019. Isso se deve graças a uma combinação de jogos e assinaturas, que continuam a lidera o aumento da rentabilidade mobile.
O App Annie também notou que o mercado móvel estava ganhando ainda mais espaço na vida dos usuários em 2018.
Em 2018, o usuário médio dos Estados Unidos passou cerca de 3 horas por dia em aplicativos. Isso demonstra um crescimento de 10% quanto comparado a 2017, e 20% quando comparado a 2016.
Abaixo, você vê os aplicativos que dominaram as lojas da Apple e da Google em 2018: