Como escolher a melhor hospedagem
Assim como uma pessoa precisa de uma casa, cada novo site precisa de seu próprio espaço em um servidor para existir e ser acessível aos usuários. Esse espaço geralmente é fornecido por hosts da web.
Hoje, os proprietários de sites podem escolher entre diferentes tipos de provedores de hospedagem, cujos serviços atendem a necessidades específicas de negócios. Mas essa escolha não é fácil – sem dúvida, um serviço de hospedagem na Web deve ser poderoso, seguro e acessível.
Trouxemos um guia básico sobre hospedagem na web, que aborda os fundamentos da hospedagem na web, bem como informações vitais sobre tipos de hospedagem, provedores de serviços e coisas complicadas que você precisa considerar ao escolher a melhor opção de hospedagem para seu website.
O que você precisa saber sobre hospedagem
1. O que é a hospedagem na web e como ela funciona?
Web hosting, ou hospedagem na web, é um serviço que permite exibir seu site na internet e o torna acessível a todos. No entanto, para usar um serviço de hospedagem, você deve se inscrever em um provedor especial.
Os provedores de serviços de hospedagem na web possuem servidores (geralmente grandes centros de dados) que hospedam os sites. Esses servidores recebem solicitações de páginas de websites – enviadas a partir do navegador de um usuário – e respondem a essas solicitações entregando dados de página ao navegador, que então renderiza. Para ver seu website, os usuários da Internet devem digitar o endereço do seu website (nome de domínio) no campo de endereço do navegador.
Os nomes de domínio são oferecidos por muitos provedores de serviços de hospedagem. Alguns, incluindo Bluehost, iPage, GoDaddy e SiteBuilder, até oferecem nomes de domínio gratuitos como parte de seus planos de hospedagem.
Mas para descobrir qual provedor de serviços de hospedagem web lhe convier melhor e qual plano de hospedagem para escolher, você deve primeiro descobrir que tipos de hospedagem na web existem.
2. Diferentes serviços de hospedagem
A indústria de hospedagem na web oferece uma rica variedade de serviços. Com tantas ofertas diferentes de provedores de hospedagem, todos os proprietários de sites podem encontrar uma opção certa para eles. Mas como você pode escolher a hospedagem mais adequada para o seu site?
Antes de escolher um serviço de hospedagem na web, considere seus requisitos, pense cuidadosamente sobre o que você espera do seu website e considere o tipo de site que você hospedará (rede social, marketplace, blog, portfólio ou qualquer outra coisa). Nós falaremos sobre outras coisas importantes um pouco depois.
Vamos dar uma olhada nos principais tipos de hospedagem na web para ajudar você a encontrar o mais adequado.
Hospedagem compartilhada
Este é o tipo mais comum de hospedagem na web por causa de seu baixo custo. No entanto, você deve considerar que, com a hospedagem compartilhada, você precisará compartilhar um servidor com outros sites. E você deve estar pronto para uma situação em que o desempenho de seu website é influenciado por websites mais populares em execução no mesmo servidor.
Também vale a pena mencionar que, com a hospedagem compartilhada, você não tem acesso a configurações de servidor, pois a hospedagem compartilhada é gerenciada por um administrador do sistema. Você só pode controlar a parte do espaço fornecida ao seu site.
Se o seu site for relativamente pequeno e não atrair muito tráfego, a hospedagem compartilhada poderá ser uma boa opção para você. A hospedagem compartilhada pode ser usada por blogs pessoais, portfólios e outros sites pequenos.
Alguns exemplos de provedores de hospedagem compartilhada são FastComet, A2 Hosting, SiteGround e TMDHosting.
Hospedagem dedicada
Com um serviço de hospedagem na web dedicado, você aluga um servidor físico localizado no data center de uma empresa de hospedagem e tem controle total sobre ele. Você pode instalar e configurar sistemas operacionais e software. No entanto, como locatário, você é responsável por fornecer seu próprio suporte técnico. Nesse caso, você precisará contratar uma equipe de especialistas internos (ou pagar os engenheiros da empresa de hospedagem) para dar suporte e manter seu servidor.
Alguns dos melhores serviços de hospedagem web dedicados são Hostwinds, InMotion Hosting e HostUpon.
A hospedagem na web dedicada é adequada para websites com muito tráfego que simplesmente não pode compartilhar o mesmo servidor com outros websites. No entanto, uma hospedagem web dedicada geralmente não tem a capacidade de dimensionar rapidamente um servidor. Além disso, sua equipe de desenvolvimento deve sempre monitorar o estado físico de seu equipamento (como drivers de RAID) para não perder dados importantes, o que podem acabar matando seu site. Mas se você tiver um pequeno projeto destinado a um público selecionado, essa opção não será sua.
Hospedagem gerenciada
A hospedagem gerenciada é semelhante à hospedagem dedicada. Com uma hospedagem gerenciada, o cliente aluga um servidor físico no data center de uma empresa de hospedagem. A diferença é que o cliente não é responsável pela manutenção do computador, pois a empresa de hospedagem o gerencia.
No entanto, a hospedagem gerenciada não oferece aos clientes controle total sobre o servidor, pois a empresa de hospedagem é responsável pelas configurações básicas. É assim que o provedor de serviços pode garantir a qualidade de seu serviço de hospedagem. Os clientes podem gerenciar seus dados via FTP (File Transfer Protocol) ou outras ferramentas de gerenciamento remoto.
Hospedagem gerenciada geralmente é usada para sites criados com o WordPress. Bluehost, FatCow e iPage são alguns dos melhores exemplos de hospedagem gerenciada.
Hospedagem colocation
Este é o tipo mais caro de hospedagem na web. Com a hospedagem de colocation, os proprietários de sites não compartilham nem alugam computadores. Eles localizam seus próprios servidores no data center de uma empresa de hospedagem, o que significa que eles têm controle total sobre configurações, atualizações, software, armazenamento de dados e assim por diante.
Uma empresa de hospedagem fornece apenas o espaço físico para servidores, segurança do servidor físico e necessidades, como eletricidade, acesso à Internet e resfriamento.
Se você tem um grande negócio e pode contratar um administrador do sistema para visitar um data center onde seu servidor está localizado, essa opção é para você. No entanto, se o seu site ainda não é popular, a hospedagem na web de colocation é definitivamente um desperdício de recursos.
Os maiores provedores de hospedagem de colocation são Global Switch, Digital Reality e Equinix.
Cloud hosting ou hospedagem na nuvem
Cloud web hosting é o mais novo tipo de hospedagem na web. Ano após ano, está se tornando mais popular entre os proprietários de websites.
A hospedagem na Web em nuvem usa um sistema de servidores em cluster. Em outras palavras, a responsabilidade pela hospedagem é distribuída entre vários servidores conectados. Se, por algum motivo, um desses servidores não puder responder a uma solicitação, outro servidor poderá responder automaticamente. A hospedagem na Web em nuvem também inclui backups automáticos em um servidor adjacente para que você possa restaurar os dados, se necessário.
Além disso, com a hospedagem na nuvem, se seu website começar a atrair uma grande quantidade de tráfego, você não precisará realocá-lo de um servidor para outro. Tudo o que você precisa fazer é adicionar mais recursos.
Este tipo de hospedagem é mais adequado para startups. Quando você não tem certeza do tráfego que o seu site terá a curto prazo, você pode usar a hospedagem na web sem hesitação.
As plataformas de hospedagem na Web mais famosas são a Amazon Web Services, o Google Cloud Platform, o Microsoft Azure e o Digital Ocean.
Servidores populares no mercado
Hoje, cada vez mais empresas começam a usar a hospedagem na nuvem para servir seus aplicativos e sites da web. Sua popularidade se deve a sua flexibilidade e confiabilidade.
Vamos considerar algumas das plataformas de computação em nuvem mais populares, como o Amazon Web Services, o Google Cloud Platform, o Heroku e o Microsoft Azure, que usamos para hospedar nossos projetos.
Amazon Web Services (AWS)
A Amazon Web Services é a subsidiária da Amazon que oferece infraestrutura como serviço. Em outras palavras, é uma plataforma de serviços em nuvem que fornece recursos de computação (virtualizados) pela Internet para hospedar seus aplicativos da web.
Escolhemos a AWS como uma solução principal para hospedar projetos da web que desenvolvemos devido à sua natureza flexível, confiável e segura.
A AWS tem vários recursos úteis que facilitam o processo de desenvolvimento de aplicativos, como o Amazon S3 (um armazenamento de objeto especial para armazenar, coletar e analisar dados), AWS Relational Database Service (um serviço que facilita a configuração, operação e dimensionar bancos de dados relacionais na nuvem), Escalonamento automático (um serviço que permite que os desenvolvedores ajustem automaticamente os recursos do servidor para corresponder à demanda atual) ou o Elastic Load Balancer (um serviço que distribui o tráfego de entrada de aplicativos por vários servidores clonados). Em outras palavras, a AWS nos oferece uma base perfeita para criar soluções de alto desempenho, seguras e escalonáveis.
Além disso, o serviço tem um modelo de preços flexível: todo serviço da AWS é “à la carte”, o que significa que você paga apenas pelo que usa. Isso faz muito sentido para a infraestrutura de servidores, já que o tráfego tende a ser muito intermitente. Isso é especialmente verdadeiro para as startups, pois é difícil dizer quando exatamente elas atraem a primeira grande onda de usuários, de modo que esse modelo de precificação é perfeito para elas.
O serviço da AWS também fornece uma Calculadora de propriedade total fácil de usar e conveniente que permite produzir um custo detalhado para executar seu projeto na AWS.
O sistema de nuvem da AWS é baseado em 16 regiões geográficas e 44 Zonas de disponibilidade (AZs). Cada região da AWS tem vários AZs e datacenters. A Amazon planeja adicionar 14 novos AZs e cinco novas regiões nos EUA, China, França, Hong Kong e Suécia.
A Adobe Systems, a Airbnb, a Autodesk, a BMW, a Comcast, a General Electric e outras grandes empresas estão entre os clientes da AWS.
Google Cloud Platform (GCP)
O Google Cloud Platform fornece uma infraestrutura e uma variedade de serviços que permitem que os desenvolvedores criem, implantem e hospedem aplicativos e sites móveis e da Web escaláveis e disponíveis globalmente.
Para servir um aplicativo da Web ou um website, os desenvolvedores podem escolher entre várias opções de hospedagem fornecidas pelo GCP, como hospedagem de site estático, máquinas virtuais, contêineres e a plataforma gerenciada.
O Google fornece várias ferramentas que ajudam desenvolvedores e empresas a avaliar os custos do uso dos serviços do GCP. Estas são a Calculadora de Preços e a Ferramenta Custo Total de Propriedade, que fornecem uma maneira fácil e rápida de calcular com folga a aparência do seu uso de GCP.
Você também pode verificar a página de preços para ter uma ideia básica de como o preço funciona no GCP.
O Google Cloud Platform suporta três regiões: os EUA, a UE e a Ásia. O serviço é usado por várias empresas populares, como Coca-Cola, Spotify, Evernote, Philips e Niantic.
Microsoft Azure Web Apps (MAWA)
Criado e operado pelo gigante da tecnologia Microsoft, o Microsoft Azure Web Apps é uma plataforma de computação em nuvem para hospedagem de aplicativos da Web, APIs REST e back-end para dispositivos móveis. A plataforma suporta várias tecnologias e linguagens de programação, como .NET, Java, Ruby, Node.js, PHP ou Python.
Usando a solução de hospedagem do Microsoft Azure, os desenvolvedores podem se beneficiar dos serviços como dimensionamento automático, balanceamento de carga e gerenciamento automatizado.
Os desenvolvedores de aplicativos também podem aproveitar os recursos de DevOps do Microsoft Azure, que incluem a implantação contínua do GitHub, do BitBucket, do Docker Hub ou do Azure Container Registry, além de vários outros recursos, como certificados personalizados de domínio e SSL.
Assim como na Amazon e no Google, com o Microsoft Azure você paga apenas pelos serviços que usa. Você pode visitar a página Planos de serviços de aplicativos da empresa para entender as sutilezas de como funciona o preço do serviço Microsoft Azure Web Apps.
Asos, Marc Jacobs, Daimler, GeekWire e Frame estão entre as empresas que usam os serviços do Microsoft Azure.
Heroku
O Heroku é mais uma plataforma de nuvem usada para implantar e hospedar sites, aplicativos da Web e móveis; o serviço de hospedagem suporta várias linguagens de programação, como Ruby, Java, Scala, Clojure, Python e Go, o que faz dela uma plataforma poliglota.
O Heroku, no entanto, é um pouco diferente do AWS, GCP e MA. Embora os serviços mencionados forneçam infraestrutura como serviço (IaaS), o que significa que você é responsável pela instalação do software do servidor, pela configuração do balanceador de carga, pela configuração de bancos de dados etc., o Heroku pode ser chamado de plataforma como serviço.
O serviço tira toda a dor de instalar software, mantê-lo, monitorar o software para atualizações necessárias, configurar suas implantações, etc. No entanto, nesse caso, você não tem controle total sobre a infraestrutura do seu projeto. Além disso, o serviço cobra dinheiro adicional por cada movimento seu.
A Heroku tem preços simples e flexíveis, oferecendo uma variedade de planos de assinatura que podem satisfazer a necessidade de cada aplicativo. A Heroku oferece pacotes gratuitos e de hobby, que são ideais para lançar pequenos aplicativos da web e testar suas ideias de negócios. Também possui vários pacotes de profissionais, voltados para produtos mais complexos e maiores. Você pode visitar o site oficial do Heroku para saber mais sobre preços, pacotes de assinatura, seu recheio e diferentes ad-ons.
DigitalOcean
DigitalOcean é um pouco mais modesto, mas ainda poderoso e seguro hospedagem alternativa aos gigantes listados acima.
O DigitalOcean fornece um painel de controle simples e intuitivo que facilita o processo de configuração de servidores para sua equipe de desenvolvimento. O serviço é equipado com um conjunto de ferramentas para facilitar o dimensionamento do seu site ou aplicativo da web, como balanceamento de carga, armazenamento de objetos do Spaces (que é o análogo do Amazon S3) e IP flutuantes (que é o análogo Elastic IP da Amazon).
Ao contrário da AWS, do Google Cloud Platform e do Microsoft Azure, a DigitalOcean pode se gabar facilmente de seu modelo de precificação fixa, o que torna o custo de desenvolvimento mais previsível para as empresas. Além disso, por ser uma plataforma relativamente pequena, a DigitalOcean atribui uma etiqueta de preço aos serviços que oferece, que é significativamente menor do que a dos concorrentes gigantes. Você pode começar com apenas US $ 10 por mês para implantar seu servidor de desenvolvimento.
Os serviços são confiáveis para empresas como o Docker, o GitLab, o Slack e o WeWork.
O que considerar ao escolher um serviço de hospedagem na web?
Empresas de hospedagem oferecem tantos planos de hospedagem diferentes que pode parecer impossível encontrar a opção certa. Não entre em pânico. Antes de escolher um plano de hospedagem, você deve saber o que você precisa levar em conta.
Aqui estão as perguntas mais importantes que você deve se perguntar ao tentar encontrar o serviço de hospedagem na web certo.
1) Que tipo de site estou hospedando? Existem dezenas de sites e tipos de aplicativos da web: blogs, sites pessoais, fóruns, redes sociais, portais de notícias, revistas digitais, sites de perguntas e respostas, galerias, marketplaces e outros. Ao hospedar um site, você deve considerar o número aproximado de pessoas que podem visitar o site todos os dias.
Por exemplo, se você estiver executando um blog pessoal, o tráfego do seu website provavelmente não será muito alto (pelo menos não de uma só vez). No entanto, se você for bem famoso no mundo dos negócios e quiser criar sua própria rede social, provavelmente terá um grande número de visitantes, o que significa que precisaria de mais capacidade de servidor para atender à sua ideia.
2) Eu quero compartilhar, alugar ou possuir um servidor? Dependendo de sua escolha, você terá um grau diferente de controle sobre o servidor em que seu website está localizado. Deseja alterar as configurações básicas do computador ou instalar e atualizar o sistema operacional e o software por conta própria? Você está pronto para ser responsável pelo suporte técnico ou contratar alguém para fazer isso por você?
3) Onde está meu público-alvo? Considere os países que seu website segmenta e verifique se a velocidade de carregamento é suficiente nesses países. Se o seu site for desenvolvido para um público alemão, por exemplo, você deve hospedá-lo em um servidor na Alemanha ou nas proximidades da Europa.
No entanto, muitos serviços de hospedagem na nuvem oferecem os chamados padrões de implantação multirregional que permitem implantar seu aplicativo da Web em várias regiões geográficas (pense em datacenters), o que permite um desempenho estável do aplicativo e atende aos requisitos legais (como a soberania de dados). mesmo tempo. O modo de implantação multirregional do Google Platform é um ótimo exemplo dessa abordagem.
4) Pagamentos fixos ou flexíveis são mais convenientes? Todos os provedores de serviços de hospedagem, exceto empresas de hospedagem na nuvem, oferecem preços fixos. Isso significa que, quando você seleciona um plano de hospedagem, sabe exatamente o que está pagando e o que custará antecipadamente.
Como você já deve ter percebido, a hospedagem na Web em nuvem oferece planos de pagamento fixos, mas flexíveis, para que você pague apenas pelos serviços que realmente usa. No entanto, você também deve considerar que, se seu website se tornar popular, você terá que gastar mais dinheiro.
Como você pode ver, existem muitos tipos de serviços de hospedagem na web. Você certamente encontrará uma opção adequada para o seu website que satisfaria a necessidade de sua empresa.
]]>