As falhas no modelo de negócios do Uber
Aplicativos como o Uber se aventuram no mercado atual oferecendo serviços inovadores, o que as fazem grandes referências.
Porém, alguns empreendedores mais críticos conseguem enxergar grandes falhas no modelo que elas escolheram trabalhar, que podem afetar seu desenvolvimento a longo prazo.
É possível identificar que essas empresas, mesmo com grande valor de mercado, podem perder seus postos para novos investimentos, que podem desbancar sua soberania.
Porque o Uber não tem conserto?
O modelo de negócios do Uber foi expandido mundialmente, e já possui um número incrível de adeptos no Brasil, estando presente em todas as grandes cidades e regiões metropolitanas. Essa expansão porém, pode gerar grandes desafios.
A forma de comissionamento do Uber é fixa, que faz com que os motoristas paguem 25% do valor das viagens. Esse desconto é pouco flexível, já que é a principal forma de lucro da plataforma, o que os torna dependentes do comissionamento.
Outras plataformas, que assumem modelos de comissionamento mais amigáveis, podem ser responsáveis por uma grande evasão de motoristas, que afetaria de forma crítica a economia do Uber. Esse motivo pode ser aliado à facilidade encontrada na criação de um concorrente, ou Uber Clone, com foco regional. Já existem dezenas de aplicativos de mobilidade, e não é difícil encontrar empresas de desenvolvimento de softwares que produzam plataformas de funcionamento similar, por um investimento próximo a R$25mil.
Como exemplo, temos a Codificar, de Belo Horizonte, especialista em desenvolvimento de aplicativos e plataformas prontas para o mercado de mobilidade, com clientes atuando em todo o Brasil Outro motivo que demonstra falhas no Uber é a forma como a empresa decidiu investir e se posicionar no mundo dos negócios.
Com um investimento de 4 bilhões ao ano, qualquer tipo de crise em sua estrutura pode abalar profundamente a economia da empresa. Além disso, existem investimentos pesados no ramo de carros autônomos – uma tecnologia que só deve ser adotada em larga escala nos próximos dez anos.
Esse é o tempo suficiente para uma startup ser superada por outros concorrentes e até mesmo fechar as portas. Por fim, a cultura de negócios apresentada pela empresa sempre permitiu que falhas fossem descobertas, o que fez com que vários escândalos fossem registrados ao redor do mundo.
Desde grandes injustiças praticadas aos motoristas, até acusações de sexismo e abuso sexual de passageiras, é possível encontrar por toda a internet notícias sobre posicionamentos duvidosos da empresa. Com dezenas de casos e escândalos tomando a mídia desde 2012 até este ano, é possível tomar como conclusão que a cultura da empresa permanece a mesma, o que permite que novos casos possam vir a tomar espaço na mídia.
Afinal, mudar a cultura empresarial de uma multinacional não é algo simples, e não parece estar nas urgências da Uber. Estes são apenas alguns dos motivos que podem levar esta grande empresa a falhar. Mesmo que, até então, ela seja essencial para muitos, ela pode estar com seus dias contados, caso um novo rival invista e explore um modelo e uma cultura organizacional mais amigável.
Caso você deseje criar um concorrente do Uber, e conseguir uma fatia desse grande mercado, temos a solução perfeita.
Conheça o Uber Clone, o script de mobilidade pronto para implantação. Com todas as principais ferramentas, criamos um sistema completo, que atende a todas as principais necessidades e tem o potencial de se tornar tendência no mercado de aplicativos.
Entre em contato e saiba mais sobre o projeto, seu escopo e seus preços: