Aprenda como gerar lucro com aplicativos
Não é novidade que o mercado de aplicativos é um verdadeiro sucesso. Diversas empresas do ramo de tecnologia tem faturado milhões com soluções através de aplicativos mobile. Como usuários, executamos diversas tarefas através de apps de forma gratuita e muitas vezes não entendemos como essas empresas ganham tanto dinheiro. Quer descobrir como gerar lucro com aplicativos? Continue lendo.
Como os aplicativos lucram
No mercado de tecnologia existem diversas formas de se gerar lucro com aplicativos. A questão é que por mais que não paguemos diretamente pelo serviço, como nas redes sociais, há processos por trás de pessoas interessadas em investir na ideia que possibilitam que os aplicativos gerem renda.
No setor de serviços é mais fácil de perceber a situação, pois, embora os usuários não paguem para ter o app instalado em seus smartphones, o serviço que o aplicativo oferece é pago. Assim, de alguma forma conseguimos visualizar que algum dinheiro o app está recebendo.
Há 3 formas de lucrar criando um aplicativo, sendo elas:
1. Compras in-app
Nessa forma de monetização, o aplicativo dispõe de alguns recursos limitados que visam dar uma experiência para o usuário de como funciona o app. Caso o usuário tenha interesse, ele consegue desbloquear alguns recursos especiais através do pagamento único ou talvez de uma assinatura.
Para ilustrar isso e ficar mais fácil o entendimento, pegamos como exemplo o Tinder. No aplicativo há uma limitação de likes diários e super likes, o usuário também não consegue saber os likes que recebeu na versão free. Já no plano de assinatura Tinder Gold, o usuário não tem nenhuma dessas limitações.
Essa forma de monetização gera grande lucro mas depende do grau de aceitação do seu aplicativo. Isso porque se a versão gratuita não for interessante para os usuários, poucos ou quase nenhum irão se predispor a pagar para obter mais recursos.
2. Publicidade
Redes sociais como o Facebook recebem milhões de acessos por dia e ao longo dos anos se tornou uma das principais empresas do mundo. A ferramenta é gratuita e seus usuários não precisam pagar nada para utilizar, como isso ocorre? Através da publicidade. Os aplicativos dispõem espaços para que anunciantes possam fazer publicações dentro do app aproveitando a visibilidade que ele trás.
Para utilizar essa forma de monetização é necessário um grande número de usuários pois quanto mais pessoas acessarem seu aplicativo diariamente, mais interesse as pessoas terão em anunciar nele.
3. Comissões
Essa categoria de monetização é mais fácil de se visualizar o funcionamento. Aplicativos de mobilidade urbana tipo Uber, por exemplos, nós não pagamos para ter o aplicativo mas pagamos pelo serviço. Entretanto, o dinheiro não vai todo para a empresa visto que também está envolvido o pagamento do motorista que realizou a viagem. Sendo assim, aplicativos como o Uber cobram uma comissão em cima do valor pago pela viagem. Com a grande procura pelo serviço, empresas como a Uber fazer milhares de viagens todos os dias, gerando um grande lucro.
4. Parceria
Enquanto a Uber fica com uma porcentagem do valor das corridas realizadas no serviço. Empresas como a Rappi repassam o valor do frete integralmente para seus entregadores. O lucro gerado pela empresa provém de parcerias com restaurantes e supermercados que ficam disponíveis no app.
Sendo assim, por ser interessante para os estabelecimentos a visibilidade que tem o aplicativo, eles pagam para que sua marca possam estar presente dentro do app para que os usuários façam suas compras em seus estabelecimentos.
5. Venda direta
Outra opção que pode ser aplicada é a venda direta, onde os usuários pagam previamente para poderem utilizar os serviços oferecidos no aplicativo. Para essa opção é importante levar em consideração que o produto deve ter a certeza de qualidade e diferenciação pois comprar um produto às cegas não é muito comum e não é interessante gerar usuários insatisfeitos com um serviço que foi pago.
Qual a melhor forma de monetização?
A melhor forma de gerar lucro com aplicativos vai depender muito de alguns fatores como a popularidade, oferta, procura e funções. É importante ressaltar que as maneiras escolhidas podem ser misturadas, como por exemplo um aplicativo que contém publicidade mas que há possibilidade de pagar para que os anúncios não apareçam mais. Enfim, estude bem o plano do seu aplicativo, conheça o seu público e organize-se para que esteja pronto para lucrar muito nesse mercado altamente rentável.
Já pensou em criar o seu próprio aplicativo e se tornar o próximo milionário?
A Codificar está no mercado de tecnologia há mais de 12 anos e possui expertise em desenvolvimento de aplicativos. Traga sua ideia e iremos ajudá-lo a dar o próximo passo para o sucesso!