Aplicativo de Mobilidade Urbana: Como criar um app tipo Uber
Em meio ao momento que vivemos atualmente é comum ver pessoas em busca de alternativas mais econômicas, tal como mais eficientes para sua locomoção com os tipos de aplicativo de mobilidade urbana
O que é um aplicativo de mobilidade urbana?
Com o desenvolvimento, principalmente nas áreas metropolitanas, o transporte se tornou uma dor de cabeça para milhões de pessoas no Brasil.
A revolução que os apps de mobilidade fizeram na mobilidade urbana é chamada de uberização, o que ajudou muito, não somente usuários, mas também os motoristas de aplicativos de transporte.
O app de mobilidade foi feito para facilitar o trajeto do ponto A ao ponto B, proporcionando maior conforto e rapidez e, portanto, uma melhor relação custo-benefício.
Principais exemplos de App de Mobilidade Urbana
Os exemplos de App de mobilidade urbana existem para tornar a viagem mais fácil, seja uma viagem curta ou longa. Essas ferramentas podem reduzir os impactos associados ao transporte e também podem reduzir as causas ecológicas.
Mas o fato é que aplicativos do tipo Uber não são os únicos nesta categoria, pois existem várias outras soluções de transporte urbano.
O tráfego urbano é um problema de modernidade. No último século, o ser humano viveu um processo de migração do campo para as grandes cidades.
À medida que isso acontecia – era impossível prever como esses movimentos ocorreriam – o governo não conseguiu se adaptar aos problemas que começaram a surgir.
1. Uber
A Uber, empresa que criou esse mercado, revolucionou o mercado de transporte do Brasil. Uma das facilidades que o aplicativo possui é que o cliente pode saber o valor da corrida com antecedência com base na distância percorrida.
Aceite pagamentos em dinheiro, cartões de débito e crédito, crédito Uber Cash, que podem ser usados diretamente no aplicativo, códigos pré-pagos e contas PayPal via cartões pré-pagos, cartões de débito e cartões de crédito.
2. 99
Semelhante ao Uber, 99 também fornece categorias para diferentes dados pessoais. Você pode solicitar um motorista particular, um táxi ou usar um voucher da empresa para solicitar uma viagem.
O 99TAXI é o primeiro serviço que, na hora de solicitar uma corrida, atenderá os usuários com taxistas cadastrados no serviço.
99POP é a versão mais recente do aplicativo de transporte, que envia motoristas particulares a um preço menor, semelhante ao UberX.
3. InDriver
O InDriver é um aplicativo de transporte privado disponível para Android e iPhone (iOS), baseado em uma função de “leilão” que pode fornecer viagens para seus usuários e motoristas. Esse recurso diferencia o serviço de outras plataformas (como Uber, 99 e Cabify), permitindo que os passageiros escolham o valor que desejam pagar pela viagem.
Por outro lado, o motorista também pode optar por aceitar, rejeitar ou fazer uma oferta. Por fim, cabe ao usuário decidir qual piloto não só lhe trará o melhor preço de corrida, mas também outras vantagens, como tempos de espera mais curtos e carros mais confortáveis.
4. Guarupa
Garupa é um app mobilidade urbana que possui funções semelhantes ao Uber 99 e outros aplicativos semelhantes, em que o usuário deve informar sua localização no mapa e aguardar que um motorista parceiro (denominado “garuper”) o transporte até sua posição.
Um dos diferenciais do aplicativo Garupa é um serviço exclusivo de transporte de crianças, animais e objetos, e sua função é semelhante ao “Rappi” de um carro.
5. Wappa
Wappa é um aplicativo de transporte privado semelhante aos seus principais concorrentes (como Uber e Cabify). A diferença é que sua frota é formada apenas por taxistas, o que fornece ajuda adicional para os taxistas competirem com outros aplicativos de transporte urbano.
Este é um aplicativo de transporte privado que se concentra em convidar táxis para correr. O aplicativo não cobra nenhuma taxa, muito menos taxas de cancelamento. Além disso, não há preço mínimo para viagens.
6. EasyTaxi
EasyTaxi é um dos primeiros app de mobilidade urbana de táxi. Eles são o antecessor dessa tecnologia e agora são vendidos em mais de 30 países. Tudo começou em 2011, quando o fundador percebeu que o sistema de táxis era muito ineficiente em circunstâncias normais. O Rio de Janeiro é a cidade-teste da EasyTaxi.
O lançamento do aplicativo ocorreu em 2012 e, no primeiro ano, o aplicativo recebeu mais de 5.000 registros de motoristas e 200.000 usuários ativos. No mesmo ano, a empresa começou a expandir seus negócios para México, Malásia, Filipinas, Hong Kong, Arábia Saudita e outros países.
Como criar um aplicativo de mobilidade urbana
Criar um aplicativo de transporte urbano do zero é um processo trabalhoso, principalmente se for do zero, mas ainda sim é possível.
A segunda opção é investir em aplicativos white-label. Por meio desse modelo, o empresário pode alugar e usar licenças para configurar sua marca, preço e forma de trabalhar. Como se fosse um Uber Clone.
Como parte da tecnologia, os custos de atualização e manutenção de mapas, servidores e aplicativos ficam por conta da empresa responsável pelo “aluguel” do aplicativo de transporte urbano.
Embora não seja possível alterar totalmente a identidade visual do aplicativo ou alterar as funções por conta própria, é responsabilidade do empresário que compra uma plataforma definir o funcionamento do aplicativo, como agendamento, preço, logotipo, entre diversos outras funções.
Para quem deseja lucrar no mercado e transportes, o desenvolvimento de aplicativos é sim uma ótima opção.
Você também pode buscar uma fábrica de aplicativos, mas com recursos limitados que elas oferecem, dificilmente vai conseguir competir no mercado de mobilidade.
O que é uberização?
O nome tem origem do aplicativo Uber, plataforma que transforma qualquer motorista em um prestador de serviço quase autônomo. Mas afinal de contas, o que é uberização?
Apesar da nomenclatura, a Uberização engloba também outros serviços que utilizam apps, para alguns serviços, como entrega de comida por bicicleta e ate mesmo receber turistas em casa, como em um hotel, como o Airbnb.
Em pouco tempo, esta mudança estará chegando nas vagas tradicionais e vai modificar o modo como as pessoas irão trabalhar. Mas enquanto este cenário não ganha esta proporção, que tal entender um pouco destas pessoas que estão “uberizadas”?
Isso é uma evolução das relações trabalho-gestão em que os empreiteiros atendem às necessidades específicas e temporárias de empresas ou indivíduos.
A tecnologia entra como plataforma de negociação, mas nem sempre como empresa intermediária.
Como funciona um aplicativo tipo uber?
Pensando em tirar essa dúvida, temos um vídeo explicativo completo sobre como funciona um aplicativo de mobilidade estilo uber, para você que deseja ter sucesso no mercado de mobilidade urbana:
Demonstração de um aplicativo de mobilidade