Aplicativos vs Websites: prós e contras

Diferença entre o aplicativo e o site Um site para dispositivos móveis é um monte de páginas que estão conectadas entre si e podem ser lançadas em navega0dores. Com a ajuda de abordagens especializadas, eles podem se adaptar a diferentes tamanhos de tela ou alterar completamente seus padrões de projeto, dependendo de um dispositivo. Principalmente, os sites para celular são criados para fornecer conteúdo e, em geral, não são muito interativos. A primeira diferença com uma aplicação móvel está na conexão com a internet. Os clientes precisam usar os recursos completos do site. Do ponto financeiro, a diferença entre um site e aplicativos móveis está em uma faixa de preço. Na maioria dos casos, os sites são mais adequados ao orçamento. Falar de um aplicativo para dispositivos móveis é um software criado para ser executado em uma determinada plataforma, como o iOS ou o Android. Eles têm recursos completos, podem ser baixados em lojas de aplicativos e usados ​​no modo off-line e on-line. Vantagens de aplicativos móveis muitas vezes superam os benefícios de ter o site móvel em certa medida. No entanto, isso requer uma análise mais aprofundada para definir se é assim para o seu caso concreto. Vale a pena notar que muitas grandes empresas têm um site de boa aparência e um aplicativo móvel avançado com funcionalidades adaptadas ao seu público-alvo e necessidades de negócios.

Benefícios de websites mobile para empresas

Vamos enfrentá-lo, um site é um mínimo que cada empresa moderna deve ter para sobreviver na era da internet. Como Bill Gates disse uma vez, se o seu negócio não está na internet, então estará fora do negócio. Isso é absolutamente verdade considerando a situação moderna no mercado. No entanto, conforme as tecnologias evoluem, as novas formas de navegar na Web aparecem. Estamos falando de dispositivos móveis. Se os sites comuns já são a abordagem usual, os benefícios de ter um website para dispositivos móveis não são claros para todos. Mais e mais usuários preferem navegar na web em seus smartphones. Respectivamente, os websites otimizados para dispositivos móveis podem se tornar uma boa alternativa (ou adição) ao aplicativo para dispositivos móveis. Na verdade, existem duas abordagens de desenvolvimento da Web voltadas para a criação de websites compatíveis com dispositivos móveis:

Responsivo

Simplificando, esses sites se adaptam a qualquer tamanho de tela e ficam ótimos em qualquer dispositivo. Eles agem como um fluido e espremem ou aumentam seus elementos dependendo do ambiente. Esta abordagem é considerada a mais rentável, pois requer design único website e base de código.

Adaptativo

A abordagem adaptativa, ao contrário, usa layouts estáticos projetados especificamente para um determinado dispositivo ou resolução de tela. Em outras palavras, um site define a partir de qual dispositivo um usuário está navegando na web e exibe o layout criado para esse mesmo dispositivo. Esta é uma abordagem mais cara, pois cada layout é projetado e desenvolvido separadamente, considerando o tamanho da tela de um dispositivo. Então, agora você entende o que significa ser otimizado para dispositivos móveis. Em seguida, analisemos mais de perto os benefícios dos websites para dispositivos móveis e, a partir daí, consideremos suas desvantagens.

Compatibilidade

A compatibilidade é uma das principais vantagens dos sites para celular. Seu público-alvo pode usar o produto independentemente de seus dispositivos e sistemas operacionais nos quais esses dispositivos são executados. O aplicativo para dispositivos móveis, ao contrário, pode funcionar apenas em uma plataforma e você precisa de uma equipe separada de especialistas para adicionar suporte a outras pessoas (por exemplo, o aplicativo para iOS não será executado no Android). Em outras palavras, o website para dispositivos móveis oferece um alcance mais amplo. Outra vantagem dos websites para dispositivos móveis é que seus clientes não precisam instalar nada para começar a usar sua funcionalidade. Ao mesmo tempo, os aplicativos móveis precisam ser encontrados, baixados e instalados antes de serem usados.

Atualizações

É difícil omitir um aspecto tão importante quanto as atualizações ao considerar um website para dispositivos móveis em vez de um aplicativo para dispositivos móveis. A versão atualizada de um site está disponível para os usuários assim que é carregada no servidor, enquanto que para aplicativos móveis esse processo é um pouco mais complicado e demorado. Toda atualização deve ser verificada pelo Google ou pela Apple antes de estar disponível para os usuários. Isso pode levar até dois dias para a App Store e duas horas para o Google Play.

Search Engine Optimization

A otimização de SEO é mais uma vantagem de ter um website para dispositivos móveis, pois é uma ótima maneira de gerar mais leads e convertê-los em clientes. Os clientes em potencial inserem solicitações específicas em um mecanismo de pesquisa e veem seu site nos resultados de pesquisa (claro, apenas no caso de ser otimizado adequadamente). Simplificando, essa abordagem de otimização direciona mais clientes em potencial para o seu website. Além disso, eles estão diretamente interessados ​​em um produto ou serviço que você oferece. No que diz respeito a aplicativos para dispositivos móveis, eles são pesquisados ​​principalmente em seus mercados. Sua classificação nos mecanismos de pesquisa depende de como os usuários os classificam e, respectivamente, sua promoção é muito mais difícil.

Custo-benefício

Como já foi mencionado, você precisa de um especialista separado ou mesmo de uma equipe especializada em desenvolvimento para uma ou outra plataforma (depende da complexidade do projeto). Assim, se você quiser ter um aplicativo para ambas as plataformas populares, precisará contratar desenvolvedores de Android e iOS, já que o desenvolvimento dessas duas plataformas é diferente. Eles possuem arquitetura e princípios de interação diferentes com os usuários. Respectivamente, os custos são sensivelmente maiores se comparados ao site responsivo que possui uma única base de código que funciona em todos os dispositivos por meio de um navegador.

Desvantagens de sites mobile

Para cobrir completamente a pergunta “aplicativo para dispositivos móveis versus website para dispositivos móveis”, devemos considerar os dois lados negativos de cada solução também. Como já mencionamos os benefícios de ter um website para dispositivos móveis, é hora de considerar as desvantagens.

Sem acesso off-line

Ao contrário dos aplicativos móveis, os usuários não podem acessar o site completo se estiverem off-line. Eles só podem exibir páginas armazenadas em cache anteriormente com conteúdo, mas não podem interagir com nenhum elemento, pois isso exige o envio de consultas ao servidor pela Internet.

Limitações da plataforma

Os websites para dispositivos móveis não podem usar totalmente os recursos do dispositivo, como os aplicativos para dispositivos móveis. Isso significa que alguns recursos de hardware e plataforma do dispositivo não podem ser usados ​​no site para dispositivos móveis ou podem funcionar de forma instável. Vale a pena mencionar que o Android e o iOS têm limitações diferentes e o recurso indisponível para uma plataforma pode funcionar em outra.

Principais limitações no iOS

  • Nenhum acesso para enviar notificações;
  • Nenhuma integração com o Siri;
  • As informações sobre ARKit, ID de toque, ID de rosto, Bluetooth e bateria não estão disponíveis para websites.

Principais limitações no Android

  • Nenhum acesso ao calendário;
  • Tais recursos de telefonia, como chamadas e SMS, são restritos.
No entanto, sites móveis podem acessar GPS, câmera e alguns outros recursos com a ajuda de várias APIs e bibliotecas.

Experiência de usuário

Uma das principais vantagens de aplicativos móveis em sites é que eles oferecem uma experiência de usuário de alto nível. Isso porque os aplicativos para dispositivos móveis são projetados especificamente para um determinado dispositivo e levam em consideração suas peculiaridades e tamanho de tela.

Benefícios de aplicativos móveis para empresas

Vamos primeiro considerar as vantagens dos aplicativos móveis para empresas e começar com estatísticas abrangentes. Em geral, o tráfego móvel domina na maioria dos países. Por exemplo, 71% do tráfego digital nos EUA cai em dispositivos móveis. Se quisermos aprofundar e comparar o tempo de uso de navegadores de dispositivos móveis e aplicativos para dispositivos móveis, veremos o domínio esmagador de aplicativos em vários países. Além disso, o uso de aplicativos móveis cresce 6% ano a ano, o que torna o desenvolvimento de um aplicativo móvel um bom investimento tanto para o longo prazo quanto para o curto prazo. Os benefícios dos aplicativos móveis para empresas, neste caso, são claros. As empresas que adotaram a estratégia móvel podem contar com uma porcentagem maior de clientes engajados com maior probabilidade de converter e pagar por produtos ou serviços da empresa. By the way, a taxa de conversão é uma das outras vantagens dos aplicativos móveis. De acordo com a pesquisa da Criteo, os clientes veem quatro vezes mais produtos por sessão por meio de aplicativos em comparação com sites para celular. Como resultado, a taxa de conversão em aplicativos para dispositivos móveis é três vezes maior em comparação com websites para dispositivos móveis e 1,5 vezes em comparação com os desktops. Site para dispositivos móveis versus aplicativo para dispositivos móveis: a comparação da taxa de conversão em aplicativos para dispositivos móveis, computadores e navegador para dispositivos móveis

Extensas capacidades

Falando sobre as vantagens e desvantagens dos aplicativos móveis, é difícil omitir o fato de que eles são mais capazes do que os sites para dispositivos móveis. Dessa forma, se você precisar envolver recursos específicos de um dispositivo (por exemplo, acelerômetros), um aplicativo para dispositivos móveis parece ser uma opção mais adequada para você. Embora o setor de TI esteja avançando rapidamente, os aplicativos móveis tradicionais ainda são a melhor maneira de fornecer aos usuários as funcionalidades desejadas e fornecer a eles um bom nível de conveniência no uso.

Experiência de usuário

Essa é outra vantagem óbvia dos aplicativos para dispositivos móveis. Sendo inicialmente projetados para se adaptarem ao dispositivo e ambiente do sistema operacional, eles tornam a navegação e, respectivamente, o uso muito mais fácil com a ajuda de gestos, bem como elementos de interface do usuário nativos.

Acesso off-line

A acessibilidade offline é mais um benefício dos aplicativos para dispositivos móveis. Você deve considerar a criação de um aplicativo para dispositivos móveis caso seu conceito de produto implique acesso off-line a determinada parte de sua funcionalidade. Esse truque não funciona corretamente com websites para celular.

Oportunidades de promoção de marca

Uma das principais vantagens dos aplicativos móveis para empresas é a oportunidade de promover uma marca da empresa com a ajuda deles. É uma forma bastante popular de promoção adotada por várias empresas de diferentes setores. Além disso, as notificações tornam extremamente fácil lembrar os clientes da sua empresa e enviar informações importantes (por exemplo, ofertas especiais e descontos). Por exemplo, uma empresa tão conhecida como a Coca-Cola, que parece estar longe da tecnologia, tem um aplicativo móvel criado principalmente por motivos promocionais. Outro exemplo de destaque é a IKEA, com seu aplicativo baseado em RA, que impulsiona mais vendas e promove a marca da empresa.

Desvantagens de aplicativos móveis

Cada abordagem tem suas próprias vantagens e desvantagens. Vamos considerar as desvantagens dos aplicativos móveis.

Custo

O aplicativo móvel deve ser criado especificamente para o sistema operacional. Por exemplo, se você desenvolveu um aplicativo para Android, ele não funcionará no iOS e vice-versa. Você deve criar dois aplicativos separados para cada plataforma. Isso significa que você precisa contratar dois desenvolvedores / equipes de desenvolvimento separados que, por sua vez, implicam mais gastos.

Manutenção e atualização

Você precisa dar suporte a aplicativos regularmente. O que isso significa? Aplicativos para ambas as plataformas devem ser atualizados regularmente para novas versões contendo correções de bugs, atualizações etc. Os produtos digitais quase sempre contêm pequenos problemas que podem aparecer por algum tempo após o lançamento. É por isso que no Cleveroad oferecemos aos nossos clientes três semanas de manutenção gratuita para garantir que o produto esteja completamente livre de bugs. Mesmo que você não tenha bugs, é necessário aprimorar constantemente seu aplicativo e torná-lo melhor (por exemplo, adicionar novos recursos). Caso contrário, os usuários encontrarão uma opção melhor. Respectivamente, a manutenção e atualização exigem tempo e dinheiro.]]>