5 itens para se considerar antes de desenvolver o seu Uber for X
Quando uma startup como a “Homejoy”, simbólica dentro do modelo Uber for X, colapsa, você faz mais do que piscar um olho. Por quê? Porque ela é apenas uma das muitas startups Script Uber que prosperam em diferentes setores de hoje.
E esses tipos de startups continuarão a ser construídas e destruídas, quer queiramos quer não. Bem, por que não, logo quando os investidores também estão interessados em financiar o próximo Clone Uber ou startups on-demand como Eaze ou Glamsquad.
Tamanha tem sido a demanda para a criação de empresas Uber for X que alimentou um negócio paralelo – o de clone scripts. Existem várias lojas de desenvolvimento que surgiram oferecendo scripts de clone para o “Uber for X”. Por outro lado, estamos ajudando várias startups a desenvolver sua versão do Uber for X ou on-demand startup.
Não há nada de errado em nada disso. Enquanto você está servindo um nicho, com base em um problema que você ou seu público encontrou, é perfeitamente legítimo. Não há nenhum dano usando o princípio do mercado de dois ou multi-lados. Seja “Uber for X” ou “Snapchat for X”, tenha cuidado para não infringir quaisquer direitos autorais, marcas registradas ou patentes antes de se aventurar.
Aqui estão algumas coisas mais que você deve ter em mente ao construir o próximo “Uber for X”.
1 – Não copie o modelo de negócio
Pode-se entender como inspiração a forma de reunir vários stakeholders sobre uma aplicação de uma forma semelhante ao que Uber faz, mas copiá-lo completamente, incluindo o modelo de negócio poderia paralisar a sua inicialização com bastante rapidez. A Uber tem suas próprias razões para construir o modelo de negócios da maneira que tem. Seu conhecimento de mercado, problemas de cliente, público, etc devem ser diferente do Uber e essa é uma razão pela qual você não deve descaradamente copiar seu modelo de negócios.
2 – A tecnologia é apenas um facilitador
O negócio real não é o aplicativo, mas a manutenção do cliente off-line. Você acha que os fundadores da Uber simplesmente construíram uma empresa e os vários stakeholders fluíram para o aplicativo?
Absolutamente não. Você tem que, manualmente, entender seus fornecedores e ao mesmo tempo os usuários finais e garantir que ambos os interessados continuem a ter uma grande experiência de usuário.
A parte do desenvolvimento é a “mais fácil”. Mas criar e gerenciar a logística, gerenciar os fornecedores, gerenciar transações financeiras entre todos os interessados – é isso que o negócio sob demanda representa operacionalmente.
3 – Corrigir um nicho e estar preparado para a concorrência
A primeira regra de ouro para iniciar qualquer empresa é identificar um nicho ou um segmento de cliente específico para o qual o seu produto vai significar a solução dos problemas.
Não lance uma rede muito extensa de busca porque, no início, isso significaria um pesadelo. Recebendo diferentes categorias de fornecedores e clientes em uma única plataforma e garantir a todos uma grande experiência pode ser bastante trabalhoso e a maior parte desses contato podem ser de “nós cegos”.
Em vez disso, concentre-se na resolução de um problema, pelo menos para começar e estabelecer uma posição de frontal nesse nicho. Por exemplo, você pode querer começar com apenas um serviço de limpeza de janelas.
Por outro lado, se o seu modelo prova ser bem sucedido, esteja preparado para combater numerosos concorrentes que disputam a mesma torta. Para o cliente, se eles tiveram uma experiência ruim com sua empresa, eles podem rapidamente mudar para outro provedor.
A lealdade leva muito mais tempo para ser construída.
4 – “On-demand” é um negócio operacionalmente caro para construir
O custo de construir e dirigir um negócio não é apenas a tecnologia. Por razões acima expostas, a tecnologia é um componente muito pequeno dentro negócio e suas despesas.
Muitas empresas falharam simplesmente porque expandiram ou escalaram rápido demais e funcionaram fora do orçamento real. Tomemos por exemplo Good Eggs, uma empresa de entrega de produtos alimentícios sob demanda que teve que reduzir suas operações e despedir 140 funcionários porque eles cresceram muito rápido. Da mesma forma, Rivet e Sway, que fornecia óculos para as mulheres tiveram de fechar loja por causa dos altos custos de aquisição de clientes como uma das principais razões.
5 – Falha na escala irá garantir falha da empresa
Embora a ampliação muito rápida possa ser perigosa, não ser capaz de escalar também pode acarretar a falência da empresa completamente. Os negócios on-demand podem começar com margens fracas e bancam um volume elevado de transações para fazer os finais (consumidor e ofertante) se encontrarem.
Além disso, aumentar a escala é muito mais difícil para um negócio onde eles têm que estabelecer uma presença fisica. E essa é a razão pela qual Cherry, um serviço de lavagem de carro on-demand falhou.
Existem duas maneiras de aumentar o volume de transações – repetir freqüentes negócios de clientes existentes ou adquirir novos clientes em diferentes territórios.
Na verdade não é um ou outro, mas a sua inicialização sob demanda precisa fazer os dois com sucesso para crescer.
Se interessou pelo modelo Uber Clone ?
Nós temos a solução ideal e num valor muito mais competitivo.
Entre em contato com nossa equipe pelo formulário abaixo que temos a solucao Uber Clone , ou se preferir entre em contato conosco pelo telefone (31) 2526-1500 .
Por favor, coloque seu telefone