5 dicas para contratação de um desenvolvedor Web
1. Contrate pela familiaridade, e depois pela experiência
A primeira coisa que você deve procurar em um desenvolvedor web é a familiaridade com o que você deseja criar. Sim, a experiência é muito importante, mas um projeto só da certo se o desenvolvedor for familiarizado com as tarefas necessárias.
Pense nas ferramentas que você vai precisar para o projeto. Pense também se você vai priorizar um trabalho urgente, ou mais detalhado.
Aqui vai um exemplo: imagine um desenvolvedor renomado trabalhando com uma grande empresa financeira. Você acha que ele é a melhor escolha para trabalhar com uma pequena startup de tecnologia?
Você deve começar a procurar por pessoas que se encaixam naquilo que sua empresa e seu projeto representam. O que você busca em seus próximos colegas de trabalho? Como eles deveriam ser? Além de te ajudar a contratar o melhor desenvolvedor, isso pode te ajudar a encontrar a cultura da sua empresa.
Além disso, as pessoas podem mentir em reuniões e entrevistas. Para evitar a contratação de um profissional ruim, você deve procurar outras formas de avaliá-los.
2. Teste os desenvolvedores em projetos menores.
Cada nova pessoas em seu time é um risco para você e para sua empresa. Para garantir que eles correspondem a suas expectativas. você deve testar os conhecimentos em projetos de menor porte. Enquanto ele lida com a tarefas, você pode entender mais sobre como ele é. Procure hábitos comuns e repetitivos, e entenda o processo de trabalho que ele apresenta. Essas informações serão mais valiosas do que qualquer entrevista ou reunião.
Quando ó teste terminar, você pode entender mais sobre o nível de aprendizado e forma de trabalho. Entenda suas ações e sua produtividade. Ele é criativo? Ele sabe se comunicar e trabalhar em grupo? Esses são pontos importantes a serem entendidos.
3. Contrate um desenvolvedor adaptável, e não com um tipo específico de habilidade
Um bom desenvolvedor tem mais a oferecer do que apenas um conjunto de habilidades. É mais inteligente que você contrate alguém com disposição para aprender. Ele pode aprender habilidades importantes com um ano, ou até menos. Mas, se ele não mostrar interesse em aprender, você terá grandes problemas.
Aqui estão táticas simples para identificar um candidato perfeito, e entender se ele é flexível à mudanças:
- Pergunte sobre as linguagens novas que ele aprendeu;
- Quais fontes eles utilizou para aprender essas novas linguagens?
- Pergunte-o sobre as suas fontes de notícias sobre tecnologia favoritas.
4. Não faça perguntas aleatórias sobre desenvolvimento
Não devem existir perguntas difíceis para um desenvolvedor. Porém, você deve evitar perguntas que envolvem a história do desenvolvimento, ou de linguagens de desenvolvimento. Não os pergunte sobre o ano de lançamento de alguma ferramenta, ou o origem de seus nomes. Essas informação é inútil, e não tem nada a ver com a programação na prática.
As respostas para essas perguntas podem ser encontradas facilmente na internet. Tente perguntar sobre situações mais práticas, e foque nessas respostas. Tente observar a confiança e a forma com que eles respondem.
Aqui estão alguns exemplos de perguntas úteis em uma entrevista:
- Quais serão suas ações para o gerenciamento de um conflito, em uma aplicação web?
- Você usa padrões de design? Quais padrões você gosta de usar?
- Nomeie as diferenças entre o design focado nos componentes e o design de objetos.
5. Demore a contratar, mas seja rápido ao demitir
Você não deve se apressar ao procurar por um desenvolvedor. Tome tempo para pensar e pesquisar de forma detalhada. Mas, se a pessoas contratada começar a apresentar problemas, você não deve pensar duas vezes antes de demiti-la. Se seu desenvolvedor não traz resultados, você está arriscando o trabalho de toda a sua equipe, e até de sua empresa.
Segundas chances podem te custar um projeto. Mesmo que a pessoa seja um desenvolvedor talentoso, podem existir problemas quanto a tarefas específicas, ou com os colegas de trabalho e com sua disciplina.
Essa regra é difícil para algumas startups mais novas, já que os times de desenvolvimento tendem a se tornar muito próximos. Independente disso, você deve pensar em seu projeto e seu negócio. Isso vem primeiro.
Conclusão
A contratação de uma equipe é um passo importante para qualquer empresa ou projeto. Na Codificar, seguimos a melhores práticas para testar e contratar nossos desenvolvedores. Com isso, podemos oferecer os melhores resultados nos serviços de desenvolvimento de aplicativos de plataformas.
Se você precisa de uma equipe de desenvolvimento para seu projeto, podemos ajudar. Conheça mais sobre a equipe da Codificar e nosso serviço de desenvolvimento de aplicativos:
]]>