SQLite vs. Realm: qual é a melhor base de dados para Android?
Que bancos de dados existem?
Quando um novo desenvolvedor Android começa a procurar a melhor solução para armazenar dados em seu primeiro aplicativo Android, ele pode encontrar milhares de opções, especialmente quando ele quer armazenar os dados em um servidor. Mas se todas as informações devem ser armazenadas em um dispositivo móvel, existem apenas algumas opções. Elas são SQLite e Realm.
-
SQLite
O SQLite é um banco de dados embutido, projetado por Richard Hipp em 2000. É gratuito e de código aberto. A ideia principal do SQLite é livrar-se da arquitetura servidor-cliente e armazenar todas as informações do aplicativo diretamente em um dispositivo móvel. Desta forma, a maioria dos desenvolvedores do Android vem usando-o há mais de 20 anos para os projetos em que eles precisam armazenar os dados em um dispositivo, não em um servidor.
O banco de dados é escrito em C e pode suportar mais de 30 linguagens de programação. Existem milhares de aplicativos móveis que usam o SQLite em sua arquitetura. No entanto, apesar de todas as ótimas características do SQLite DB, ele também tem uma série de desvantagens e imperfeições que levaram ao lançamento da segunda solução mais popular: o Realm.
-
Realm
O que é o banco de dados Realm? Em termos simples, o Realm é um sistema de gerenciamento de banco de dados não relacional, que permite declarar relacionamentos entre objetos da mesma forma que você faria em qualquer linguagem que você escolha. O Realm é usado principalmente para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.
O Realm é muito mais jovem que o SQLite. Ele foi especificamente projetado para resolver todos os problemas que um desenvolvedor jovem enfrenta quando começa a usá-lo. É por isso que o Realm ganhou uma popularidade tão ampla em todo o mundo.
Para entender por que o Realm se tornou tão popular e altamente exigido, precisamos olhar mais de perto os problemas gerais que um desenvolvedor jovem enfrenta quando usa o SQLite pela primeira vez.
Problemas do SQLite
Francamente falando, o SQLite não é tão ruim para projetos pequenos, e consegue cumprir todos os requisitos do seu aplicativo, desde não seja muito complexo. Em todos os outros casos, você terá que lidar com as seguintes dificuldades:
Segurança
Devido a uma estrutura específica do SQLite e suas peculiaridades, existem vários problemas de segurança que você precisa entender antes de começar a usar o banco de dados SQLite em aplicativos Android. Primeiro de tudo, você precisa prestar atenção ao fato de que o SQLite é armazenado em um arquivo. Este arquivo pode ser colocado em qualquer na hierarquia de diretórios. À primeira vista, pode parecer muito conveniente, mas há o risco de que um banco de dados possa ser aberto e editado. É por isso que a segurança deve ser fornecida no nível de um arquivo. Tenha permissões de configuração muito atentas e mantenha os arquivos fora da raiz da web.
Outro problema de SQLite relativo à segurança ocorre quando se trata de registro. Para ter uma opção de reversão, o banco de dados cria um arquivo de diário temporário. Como regra geral, eles são excluídos após uma mudança. No entanto, existem alguns casos em que esses arquivos não são excluídos. Como resultado, os dados podem ser corrompidos devido a essa peculiaridade do banco de dados SQLite no Android. Mas não pense que desligar a ferramenta vai ajudar. Se você fizer isso, o banco de dados será danificado, caso haja uma falha no aplicativo. Como opção, você pode criptografar seus dados antes de colocá-los no banco de dados. Além disso, SQLite conta com uma extensão especial para esses fins.
Manutenção e escalabilidade
É lógico que o banco de dados do seu aplicativo crescerá com o tempo. Junto com isso, a necessidade de escrever consultas mais complexas também aumentará. A maioria dos jovens programadores enfrenta problemas durante essa fase, porque eles têm pouca experiência com a linguagem de consulta estruturada. O mesmo problema que você enfrentará durante a migração de dados.
Complexidade
Para desenvolvedores experientes, que trabalharam com SQL e SQLite por anos, todos esses problemas são muito fáceis de resolver. Mas para iniciantes que começaram a usar o SQLite no desenvolvimento Android, este banco de dados e sua estrutura parecem uma verdadeira dor de cabeça. É por isso que a nova solução, que não é baseada em SQL e é muito simples de se trabalhar, criou uma grande campanha publicitária na esfera de programação quando foi lançada em 2017. Estamos falando de Realm.
Diferença entre o SQLite e o Realm
Uma vez que o Realm foi lançado, milhares de desenvolvedores sentiram suas vantagens em relação ao SQLite. Aqui estão as vantagens que notadas:
-
Simplicidade
O banco de dados do Realm é extremamente simples comparado ao SQLite. É muito mais lacônico e requer que você escreva um código mínimo. Por exemplo, para criar uma tabela usando o banco de dados SQLite em aplicativos Android, você precisa escrever esse código:
Assim como o próprio código, precisamos mencionar a facilidade de implementação ao comparar os bancos de dados SQLite e Realm. Realm é um sistema muito simples e intuitivo para se trabalhar. É uma plataforma ORM totalmente funcional. O que significa que você pode salvar e ler um objeto facilmente e não precisa pensar em coleções internas. Tudo funciona fora da caixa.
-
Velocidade
Como já dissemos, o desenvolvimento de Realm para Android é realmente muito rápido. Em alguns casos, funcionou ainda mais rápido que o SQLite puro.
-
Documentação
É sempre uma grande vantagem. O Realm está bem documentado e, se houver alguma dúvida, você pode sempre visitar o site oficial para obter mais detalhes.
-
Acessibilidade
O Realm permite copiar objetos que permanecem acessíveis fora de sua instância.
-
Recursos adicionais
Na medida em que o Realm é uma ferramenta muito mais jovem em comparação com o SQLite, existem muitos recursos novos, que são um ótimo bônus para todos os desenvolvedores. Por exemplo, você pode obter suporte a JSON, suporte a criptografia e API fluente ao usar o Realm em projetos do Android. Além disso, há um recurso de notificações de alteração de dados disponível no Realm.
Não é difícil entender que tantas pessoas escolham o Realm. Parece muito mais fácil que o SQLite. No entanto, esquecemos de falar sobre o Room, que foi lançado recentemente e deu uma segunda vida ao banco de dados SQLite.
O que é o Room? É melhor que o Realm?
O Room é uma biblioteca que foi especificamente projetada pelo Google para suavizar todas as fraquezas do SQLite. Ele fornece uma camada de abstração sobre o SQLite, tornando todo o sistema muito mais fácil e eficaz para um desenvolvedor trabalhar. Os desenvolvedores do Google conseguiram não melhorar o Room, mas até superar o Realm em alguns casos.. Aqui estão os resultados da comparação:
Encriptação
Há sempre um problema com esse recurso no SQLite, é por isso que os desenvolvedores do Google o adicionaram ao Room, o que ajuda esse combo a competir com o Realm.
Dados atualizados
É fácil usar o LiveData em poucos passos com a ajuda do Room. Não há mais problemas ou atrasos.
Tamanho
O Room é realmente muito pequeno, apenas 50 KB, enquanto o tamanho do Realm pode alcançar até 3MB ou até 4 MB.
Migração de dados
Esta é provavelmente uma das coisas mais agradáveis, que muitos ficam felizes em encontrar no Room. Com essa ferramenta, a migração de dados não é mais um problema.
Multithreading
Alguns desenvolvedores afirmam que enfrentaram problemas de multithreading diferentes trabalhando com o Realm. O Room não tem esse problema.
Conclusão
Assim como com todas as outras ferramentas, cada desenvolvedor escolhe qual banco de dados usar para aplicativos Android depois de alguns trabalhos e problemas. A simplicidade do Realm pode dar a impressão de que é o melhor banco de dados para o desenvolvimento de aplicativos Android. O Realm é fácil de começar a usar, é moderno e tem tudo o que você precisa para um projeto pequeno e médio. É uma ótima solução.
No entanto, se o desenvolvimento não for apenas um hobby para você, mais cedo ou mais tarde você entenderá que o SQLite e o Room se encaixam muito melhor em projetos grandes e complexos. Você vai se familiarizar com eles aprender a amá-los.
Se você quiser saber mais sobre o desenvolvimento de aplicativos Android, fique atento ao nosso blog. A Codificar trabalha com o desenvolvimento de aplicativos desde 2007, e possui expertise na área de atuação. Saiba mais sobre o desenvolvimento de aplicativos clicando aqui, ou entrando em contato através de nosso formulário.
]]>