Plataforma de e-commerce: como funciona e como usar para vender na Internet
Você sabe o que é uma plataforma de e-commerce? E quais as melhores opções para o seu negócio? Pois bem, para quem está começando a se aventurar no mercado virtual, escolher uma plataforma é um grande desafio.
Para o varejista, a plataforma precisa ter algumas funções básicas para atender a todas as necessidades da loja, e encontrar uma plataforma que atenda a essas necessidades requer muita pesquisa.
Primeiramente, muitas empresas estão mudando o foco de seus negócios das lojas físicas para os mercados online. Segundo levantamento do NIC.br, 30% das empresas brasileiras usam a Internet para aumentar suas vendas e competitividade no mercado.
Você quer saber o que é uma plataforma de e-commerce, e quais são as melhores do mercado? Continue lendo este artigo.
Sumário
Como funciona uma plataforma de e-commerce?
Uma plataforma de e-commerce é um shopping virtual no qual várias empresas podem promover seus produtos para públicos específicos com base em segmentos de mercado.
As plataformas de mercado podem ser segmentadas para atender às necessidades de mercados específicos e também podem abranger públicos mais amplos de forma mais ampla.
Por fim, existem vários segmentos de mercado:
- B2B (Business to Business)
- B2C (Business to Consumer)
- C2C (Consomer to Consumer)
Estatísticas de venda de comércio eletrônico
À primeira vista, o comércio eletrônico está crescendo a cada dia e oferece às empresas oportunidades únicas de se conectar com seu público-alvo.
Nesse meio tempo, uma loja de comércio eletrônico bem projetada pode se beneficiar do fornecimento de opções de compras convenientes para os consumidores.
1. Vendas globais no varejo até 2023
As vendas nas lojas online devem atingir 22% das vendas globais no varejo até 2023, em comparação com 14,1% em 2019.
Embora parte desse crescimento seja impulsionado pela criação de mais sites de comércio eletrônico, a maior parte se deve a uma mudança nas tendências de compras.
Os proprietários de empresas podem tirar proveito desse fenômeno global, dando aos clientes oportunidades de comprar assim que eles decidem sobre um produto e também alcançando consumidores estrangeiros com sites internacionais e remessas, às vezes.
2. Primeiro trimestre de 2020
Estima-se que 11,5% das vendas no primeiro trimestre de 2020 foram vendas de comércio eletrônico.
O impacto do COVID-19 significa que mais pessoas estão comprando online e as vendas de comércio eletrônico continuaram a crescer ao longo do ano. Nesse sentido, o crescimento foi contínuo.
À medida que mais consumidores compram na internet, surgem oportunidades para os empresários provarem que os melhores sites de comércio eletrônico oferecem serviços online excelentes, construindo fidelidade para o mundo pós-COVID-19.
Vantagens de uma plataforma de e-commerce
Depois de explicar como funciona uma plataforma de e-commerce, entenda os principais benefícios de usar a plataforma para vender mais produtos online.
1. Muita visibilidade
Isso tem um grande impacto na Internet. Usando a publicidade com estratégias de marketing digital, é fácil imaginar que atingirá um público que você nem imagina hoje.
Por exemplo, se você tem uma plataforma de marketing bem reconhecida, então, como essas lojas estão posicionadas nos buscadores para otimização natural dos buscadores, é possível atingir um grande número de pessoas.
2. Pagamento facilitado
Toda a negociação e estrutura da plataforma são de responsabilidade do administrador do portal de compras, cabendo ao varejista apenas vender os produtos.
Além disso, esses portais podem fornecer vários sistemas de pagamento. Porém, além dos recibos bancários, também permitem o uso de várias bandeiras de cartão de crédito e débito online.
3. Baixo investimento
Em comparação com lojas físicas ou outros investimentos que geralmente são usados para aumentar a visibilidade e as vendas online, os custos de marketing são menores.
Primeiramente, a única taxa que precisa ser paga é a taxa de cada venda, e uma certa porcentagem da taxa é cobrada para cada transação. Em outras palavras, criar um aplicativo de vendas não é tão caro quanto as pessoas pensam.
Por que criar uma plataforma de e-commerce?
É claro que o crescimento do comércio eletrônico traz muitos benefícios para os resultados financeiros de uma empresa, mas há mais razões para criar um negócio de comércio eletrônico.
Uma presença online oferece às empresas amplas oportunidades para criar conexões que levam ao crescimento.
1. Novas aquisições de mercado
Para muitas empresas, especialmente pequenas empresas e startups, pode ser difícil alcançar clientes em novos mercados com apenas uma loja.
Um site de comércio eletrônico permite que você alcance novos clientes online que você não poderia alcançar apenas com vendas físicas. Eventualmente as vendas vão se tornar mais online do que no presencial.
2. Crie experiências de compra únicas
Os negócios online também podem impactar diretamente a jornada do cliente, criando uma experiência de compra única por meio de vídeos, histórias e serviços personalizados.
Em primeiro lugar, esses encontros de compras também não precisam terminar no caixa, já que você pode alcançar os clientes por e-mail marketing ou mídia social. Porém, o foco deve ser a conversão.
Essas experiências extraordinárias convencem os clientes de que as compras online oferecem oportunidades inclusivas que uma loja física normalmente não oferece.
3. Fortaleça sua marca
Se você vende em um mercado online, como eBay ou Amazon , seus produtos aparecem genericamente e geralmente usam as marcas do mercado.
Por fim, alguns clientes podem nem perceber que estão comprando de você e, consequentemente, não saberão mais sobre sua marca.
Construir seu próprio site de comércio eletrônico garante o controle de como seus produtos são apresentados. Seus clientes se lembram de você, não do mercado. Desde já, adiantamos que é uma grande oportunidade de valorizar a sua marca.
O que sua plataforma de e-commerce precisa ter?
Para ser uma experiência completa, a sua plataforma de e-commerce deve ter algumas funcionalidades chaves para que seus clientes se mantenham utilizando.