Os melhores frameworks PHP para desenvolvimento web
Sites com o Facebook, Yahoo!, Flickr, Wikipedia e MailChimp são desenvolvidos utilizando PHP. Um dos maiores desafios para os desenvolvedores é construir um site ou aplicativo web com rapidez, já que a maioria das aplicações requerem tarefas repetitivas. Utilizar um framework PHP pode ser a grande solução para melhorar e acelerar o desenvolvimento. Os frameworks incluem metodologias diferentes, políticas de segurança, e partes de código reusáveis. Sendo assim, frameworks são úteis na criação de projetos complexos, já que os desenvolvedores não precisam começar do zero todas as vezes. Os frameworks oferecem códigos organizados e reutilizáveis, e permitem escalar os projetos de forma simples. Existem vários frameworks de desenvolvimento PHP no mercado, mas decidimos focar no 5 melhores: Laravel, Symfony, YII, Phalcon e Zend.
Comparando os frameworks PHP
Para começar, compilamos algumas informações básicas sobre esses 5 frameworks PHP:
Ano de Lançamento:
LARAVEL: 2011 SYMFONY: 2005 YII: 2008 PHALCON: 2012 ZEND: 2006
Versão atual
LARAVEL: 5.6.0 SYMFONY: 4.0.1 YII: 2.0.14 PHALCON: 3.3.1 ZEND: 3.0.0
Licença
LARAVEL: Licença MIT SYMFONY: Licença MIT YII: Licença New BSD PHALCON: Licença New BSD ZEND: Licença New BSD
Avaliação no Github
LARAVEL: 41,000 SYMFONY: 16,900 YII: 11,700 PHALCON: 8,800 ZEND: 5,600
Laravel
Nenhum outro framework PHP é tão popular quanto o Laravel, e isso é algo ótimo. Apesar de um produto relativamente novo, ele evoluiu e se tornou um dos frameworks PHP mais utilizados. Ele é apropriado para o desenvolvendo de aplicativos e projetos de todos os tamanhos. Além disso, ele consegue construir diferentes projeto de forma ágil, com poucos bugs. O Laravel é excelente para lidar com diversas bases de dados, e também é bem leve. Tudo isso faz com que esses framework seja tão interessante e popular, tendo uma grande comunidade de desenvolvedores. Outro mérito do framework é a facilidade de aprendizado. Ele se tornou uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de aplicações.
Symfony
O Symfony foi lançado em 2005. Desde então, ele provou ser um framework PHP consistente e inteligente. Ele é famosos pelos seus módulos, e seus blocos modulares são chamados de bundles. Esses componentes reusáveis são a fundação do desenvolvimento PHP, e podem ser utilizados em projetos fora do Symfony. A comunidade de desenvolvedores é grande e prestativa. O Symfony é mais utilizado na criação de projetos grandes e complexos. Ele tem uma boa documentação e um suporte de longo prazo.
Yii
É impossível excluir o Yii de uma lista de frameworks PHP. O Yii ajuda a organizar tarefas repetitivas e agiliza o processo de desenvolvimento. Este framework é focado na velocidade. A codificação no Yii é lógica e bem organizada, pois eles utilizam o conceito Don’t Repeat Yourself (DRY). Esse conceito foca em substituir as repetições por abstrações, e ajuda os desenvolvedores a evitar redundância. Assim, ao modificar qualquer elemento de um sistema, você não precisa fazer mudanças a nenhum outro elemento sem ligação lógica. Os desenvolvedores costumam utilizar o Yii na criação de fóruns e portais web, por exemplo.
Phalcon
O Phalcon é um framework PHP de alta performance, lançado como uma extensão do C. Sua funcionalidade é demonstrada como classes PHP prontas para o uso. O Phalcon promove um consumo mínimo de recursos, e uma das maiores vantagens desses framework é sua velocidade. Ele utiliza o Volt com template. que é construído em C. A Phalcon Query Language (PHQL) é poderosa e segura, e permite que você escreva utilizando uma linguagem próxima ao SQL.
Zend
O Zend é um framework confiável e de boa reputação. O tempo é a maior prova de seu sucesso, já que foi lançado em 2006. Apesar de não ser o framework mais simples, ele é usado no desenvolvimento de projetos de alta performance. O Zend oferece várias ferramentas, e também é bastante customizável. Mas, por isso, ele também tem um documentação extensa, o que pode ser um pouco difícil de entender. Agora, vamos focar no top 3 deste frameworks de desenvolvimento PHP: Laravel, Symfony e Yii. Vamos falar primeiro de suas similaridades, e depois focar nas principais ferramentas de cada um deles.
Similaridades
- Frameworks PHP completos para desenvolvedores;
- Grande variedade de ferramentas para o desenvolvimento de websites e aplicativos;
- Open source;
- Comunidades fortes;
- Número similar de contribuidores;
- Suporte ao ORM (Object-Relational Mapping);
- Padrão para interfaces relacionadas ao MVC (Model-View-Controller)
- Fornece o scaffolding de código.
Agora vamos falar das principais ferramentas do Laravel, Symfony e Yii. Assim, podemos encontrar os pontos em que eles diferem.
Documentação
Quando você está utilizando um framework bem documentado, você consegue desenvolver aplicativos e websites de forma rápida. A curva de aprendizado também depende da documentação, já que a mesma faz com que o aprendizado do framework se torne ainda mais simples. O Laravel é conhecido por ter a melhor documentação e os melhores materiais de aprendizado. Ele tem ótimos tutoriais, além de vídeos disponíveis no Laracasts, conhecido como a “Netflix para aprender Laravel”. Também existem documentos extensos do Laravel no Github. Sem dúvidas, o Laravel possui a menor curva de aprendizado. O Symfony não está muito atrás do Laravel em termos de documentação. Seu documentos são bem organizados, e explicam as coisas mais essenciais do desenvolvimento de aplicativos web junto ao Symfony. Essa documentação, porém, não é tão intuitiva quanto a do Laravel. O Yii tem vários recurso de aprendizado, e sua documentação é extensa e detalhada. Sua curva de aprendizado pode não ser tão pequena quanto do Laravel, mas ainda é bem interessante.
Suporte de base de dados
O Laravel faz com que a interação de bases de dados diferentes se torna simples. Ele suporta quatro bases de dados diferentes: MySQL, PostgreSQL, SQLite e Microsoft SQL Server. Por padrão, o ambiente de desenvolvimento do Laravel vem configurado para o uso do Laravel Homestead, que é perfeito para o desenvolvimento em uma máquina local. O Laravel utiliza o Eloquent ORM, que permite uma implementação simples e elegante do ActiveRecord, para trabalhar com as bases de dados. No Eloquent ORM, todas as mesas de base de dados possuem um model correspondente. Eles modelos permitem buscar dados nas mesas, ou inserir novos registros. O Symfony tem o melhor suporte as bases de dados, quando comparado ao Laravel e ao Yii. Ele suporta a mais populares ferramentas PHP, incluindo MySQL, NoSQL, Apache Jackrabbit, CouchDB, DynamoDB, Gemfire e Oracle. nem tudo é tão simples, pois precisa ser configurado. O Symfony usa o Doctrine ORM, que permite um mapeamento de objetos poderoso e flexível. O Doctrine vem com sua própria linguagem de query, chamada Doctrine Query Language (DQL). Sua linguagem é similar ao SQL, mas permite que você consiga acesso a objetos, ao invés de um conjunto de linhas. O Yii também suporta alguma bases de dados: MySQL, Oracle, SQLite e PostgreSQL. As ferramentas de base de dados do Yii podem lidar com quase todas as tarefas relacionadas as bases. Ele tem um design inteligente, para ser utilizado com outros conjuntos de ferramentas. O Yii utiliza o ActiveRecord, implementado com uma forma muito utilizada de ORM, que faz a programação de uma base de dados ainda mais simples. Além disso, os três frameworks trabalham bem com a MongoDB, que contém abstrações para clientes, bases de dados e conjuntos de objetos. Eles também lidam muito bem com comandas comuns.
Segurança
A segurança é crucial para todos os websites. A escolha do seu framework deve ser inteligente, para que você tenha certeza que ele possui ferramentas de segurança interessantes. O Laravel, Symfony e Yii oferecem ferramentas que lutam contras os mais comuns vetores de ataque, como autenticação não autorizada e script cross-site. O Laravel oferece várias ferramentas com boa utilidade, que garantem a segurança da aplicação. Além disso, a própria autenticação de sistema do Laravel é bem eficiente. O Symfony oferece a instalação de um componente de segurança dividido em quatro subcomponentes. Esses componente podem ser utilizados separadamente. Entre suas ferramentas, existem funções comuns como a autenticação e autorização, assim como a proteção contra outros ataques. O Yii é considerado um dos frameworks mais seguros. Ele inclui ferramentas de segurança muito interessantes par autenticação, autorização, senhas, encriptação e muito mais.
Mecanismos de template
O Laravel utiliza o sistema de templates Blade. Ele é simples, mas poderoso. O Blade compila tudo em código PHP puro, e eles são guardados até que sejam modificados. Por esses motivo, o Blade não diminui a performance de uma aplicação. O Symfony utiliza o sistemas de templates Twig, que é seguro e flexível. O Twig tem uma sandbox especial para lidar com código duvidoso nos templates. Você pode definir suas próprias tags e filtros para criar suas própria DSL (Domain-specific language: linguagem específica ao domínio). Eles também é rápido, já que ele pode transformar os templates em códigos PHP puros. O Yii utiliza, na maioria das vezes, o Twig, já que o Yii não suporta nenhum sistema de templates de terceiros. Outro sistemas de templates recomendado para o Yii é o Smarty. Você pode escolher o que for melhor para suas necessidades.
Rapidez de desenvolvimento
É sempre interessante desenvolver seu produto inicial com o máximo de velocidade. Sendo assim, a rapidez do desenvolvimento é algo que deve ser levada em consideração. Os três frameworks oferecem o scaffolding de código para acelerar a geração de código e o desenvolvimento. O Laravel é o vencedor aqui. Eles tem as estratégias mais recentes para o desenvolvimento de aplicações. Pelo seu sistemas de testes integrados, ele permite que você consiga o melhor resultado em tempo real. Graças a uma comunidade dedicada, ele deve ser considerado o número 1 em rapidez de desenvolvimento. o Symfony provou ser confiável e rápido. Uma ferramenta importante é a disponibilidades de componentes de softwares, disponíveis para os desenvolvedores. Outros prós desse framework são as atualizações e manutenções simples. O Yii funciona bem com o AJAX e suporta o caching, que facilita o desenvolvimento web de forma rápida.
Comunidade
Ao utilizar frameworks populares, você consegue ainda mais ajuda de desenvolvedores e membros da comunidade. Uma grande comunidade também significa que você consegue achar muitos conjuntos e ferramentas externas. O Laravel se tornou popular graças à sintaxe inteligente e interessante. Esse é o principal motivo pelo qual o framework continua atraindo mais desenvolvedores. As avaliações do framework PHP mostra que o Laravel é o mais popular. Atualmente, o número de membros da comunidade é de 40,000. Isso é algo impressionante. O Symfony tem uma grande comunidade, mas ainda é menor que a do Laravel, com 35,000 membros. A comunidade do Symfony é bem amigável, o que faz com que as dúvidas possam ser sanadas em vários canais. O Yii, quando comparado ao Laravel e ao Symfony, parece ter pouco ecossistema. Sua comunidade é a menor entre os três frameworks, com 30,000 membros.
LTS – Suporte a longo prazo
O suporte a longo prazo do Laravel tem versões que acabam com bugs por dois anos, e suporte na segurança por três anos. Para lançamentos gerais, as correções de bugs são oferecidas por seis meses, e correções de segurança por um ano. A cada dois anos, uma nova versão da LTS do Symfony é publicada. Essas versões tem um suporte de três anos para correções de bug, e quatro anos para correções de segurança. As versões menores são mantidas por oitro meses para correções de bugs, e 14 meses para correções de segurança. O Yii 1.1 vei receber correções de segurança e compatibilidade com o PHP7 pelo menos até 31 de dezembro de 2019. O tempo de suporte para a versão atual, Yii 2.0.4, ainda não foi determinada. Ela será anunciada junto ao lançamento do Yii 2.1.
Em conclusão
Os frameworks Laravel, Symfony e Yii podem ser bem diferentes. Você deve fazer uma decisão baseada no tipo e no tamanho de seu projeto. Tenha certeza que o framework escolhido é capaz de lidar com os desafios de seu projeto. O Symfony, por exemplo, é baseado em bundles reutilizáveis. Sendo assim, ele é perfeito para um projeto que precisa de um framework modular. Você pode utilizar todos os componentes oferecidos pela modularidade do Symfony. O Yii também utiliza componentes, mas não é tão modular quando o Symfony. Apesar disso, o Yii é bem ágil. O Laravel é construído em cima de vários componentes do Symfony. Ele não oferece uma modularidade tão avançada quanto o Symfony, mas as tendências do PHP mostram que o Laravel é o framework mais utilizado por desenvolvedores. Além disso, ele oferece ferramentas poderosas, que podem ser utilizadas em todos os tipos de projetos. O Laravel também oferece ferramentas acessíveis para o desenvolvimento de aplicações grandes e robustas, e inclui um bom sistema de migração e suporte. Se você quer ficar por dentro das principais tendências de tecnologia, e receber artigos como esse, assine nossa newsletter. ]]>