Os 9 melhores editores de vídeos para os seus projetos

Todo operador que se preze, seja profissional ou iniciante, deve entender que, ao gravar qualquer vídeo, ele precisa ser editado. Entende-se por edição  de vídeo: cortar partes desnecessárias, aplicar efeitos e som, converter  o próprio vídeo no formato desejado.

 Com o desenvolvimento do YouTube e do TikTok, a demanda por software de edição de vídeo aumentou. De filmes profissionais a clipes curtos nas mídias sociais, de cortes diretos a efeitos especiais complexos, em computadores e smartphones, todos precisam de ferramentas para edição rápida. Selecionados os 9 melhores editores de vídeos do mercado.

  1. Movavi Video Editor

A principal vantagem do Movavi Video Editor  é a simplicidade. Todas as ações básicas, como cortar ou aplicar filtros, não estão ocultas em menus intermináveis, mas estão literalmente na superfície. A interface do programa é conveniente e não sobrecarregada, quase todos os elementos têm descrições pop-up, para que você possa se acostumar rapidamente e começar a criar um vídeo.

As ferramentas disponíveis são suficientes para blogar ou criar um arquivo de vídeo doméstico. 

Além do editor de vídeo, o conjunto inclui um conversor, programas para gravar telas, criar apresentações de slides, chroma key, estabilização de vídeo, correção de cores,  e editor  de fotos. (existem modelos prontos para qualquer evento). 

  1. Adobe Premiere Pro

Adobe Premiere Pro é um dos programas mais populares. Para iniciantes, sua interface pode parecer sobrecarregada, mas essa é a política da empresa – ela criou um produto com ênfase na funcionalidade, para que você possa criar projetos de qualquer complexidade aqui.

No entanto, há uma vantagem nisso. Tendo dominado o software profissional da Adobe, você pode facilmente mudar para qualquer programa alternativo. O Premiere Pro oferece suporte a um grande número de formatos e oferece a mais ampla variedade de configurações.

  1. Final Cut Pro

Em termos de funcionalidade, o Final Cut Pro não é inferior aos concorrentes. Ao mesmo tempo, a interface do aplicativo é mais simples e clara do que a solução da Adobe, portanto, será fácil para os iniciantes entenderem os fundamentos da edição.

O Final Cut Pro tem a aparência mais organizada, com a janela de visualização e a linha do tempo ocupando a maior parte da tela. Além disso, o programa é perfeitamente otimizado para dispositivos Apple – mesmo computadores relativamente antigos podem lidar com resoluções acima de 1080p, sem falar nos modelos mais recentes com chips Apple M1 e M2.

  1. Vegas Pro

Até 10 anos atrás, o Vegas Pro era considerado o principal concorrente do Adobe Premiere Pro, mas agora é sem chance inferior a ele. O programa é atualizado mais lentamente e não acompanha as tendências. Sua principal vantagem sobre os concorrentes é o preço: a versão básica pode ser comprada uma vez por 1900 reais. 

O programa vem em três pacotes: o Vegas Edit básico contém apenas o editor, enquanto os mais caros Vegas Pro e Vegas Post podem oferecer adicionalmente uma plataforma de transmissão ao vivo e outras ferramentas profissionais, como o conjunto de plugins Primatte Studio da Boris FX. Eles permitem que você trabalhe com codificação – a seleção de um objeto na imagem e seu processamento posterior.

  1. Shotcut

Programa de edição de vídeo totalmente gratuito. Ao contrário de suas contrapartes, é mais amigáveis ​​para iniciantes, onde muitas ações básicas, como cortar, são colocadas em botões separados.

Se você precisa fazer algo simples, como recortar um vídeo ou sobrepor um texto, é melhor escolher outro editor. O Shotcut é adequado para aqueles que estão dispostos a dedicar um tempo para estudá-lo. O site oficial dos desenvolvedores tem uma seção com aulas de edição de vídeo, mas são em inglês.

As vantagens do programa incluem ampla funcionalidade: trabalhar com 4K, aplicar efeitos e transições, adicionar títulos, alterar a velocidade, capturar vídeo da área de trabalho ou outra fonte, gravar som, aceleração de hardware, trabalhar com vários monitores. O programa é atualizado regularmente e também está disponível em uma versão portátil para Windows e Linux.

  1. SDC  Video Editor

VSDC Video Editor é apresentado em uma versão gratuita e profissional. A versão paga tem vantagens: tecnologias de rastreamento de movimento, chroma key, aceleração de hardware, mascaramento e alguns outros recursos avançados estão disponíveis nela.

O conjunto de recursos do editor gratuito também é bastante decente. O Video Editor Free suporta muitos formatos e codecs modernos, incluindo H265/HEVC, 4K e 3D. A exportação de vídeo está disponível para determinados dispositivos, redes sociais ou hospedagem como o Vimeo, bem como a gravação de DVD. 

Os usuários também podem usar a biblioteca que contém efeitos de áudio e vídeo. Os requisitos mínimos do sistema são bastante baixos, e o programa ainda oferece suporte a sistemas operacionais mais antigos, começando com o Windows XP SP3.

À primeira vista, VSDC Video Editor pode parecer complicado. No entanto, apesar da interface complicada, algumas funções são implementadas de maneira muito mais conveniente e intuitiva do que em outras contrapartes gratuitas.

  1. Wondershare Filmora

Posicionado como uma solução para criadores de conteúdo. Blogueiros e outros criadores, com vários recursos: transições, filtros, adesivos, fontes, telas iniciais e outros efeitos especiais. Por exemplo, você pode adicionar facilmente o efeito de um filme antigo ou “colar” um adesivo em objetos ou pessoas em movimento.

 Das funcionalidades, pode-se notar também a possibilidade de “sincronização automática do ritmo”. Na verdade, trata-se de cortar um vídeo ao ritmo de uma música, bastante popular no TikTok. Há também um add-on “Screen Recorder” (captura de tela).

O programa possui uma interface organizada e intuitiva, portanto, será fácil se acostumar com ele. Ações simples como recortar e colar podem ser feitas em apenas dois cliques.

O programa pode ser recomendado para quem acha os editores de vídeo profissionais muito complicados, enquanto outros programas, pelo contrário, são muito primitivos ou não são fáceis de aprender. O programa é pago, mas você pode conhecer as funções na versão de teste (coloca uma marca de água com o logotipo do editor nos seus vídeos ).

 Para trabalhar com o programa, você precisará registrar uma conta (você pode fazer login pela Apple, Google ou redes sociais). Também no site oficial da empresa, você pode baixar outras soluções, por exemplo, conversão de vídeo, editores para processamento de fotos, criação de apresentações e outros gráficos.

  1. OpenShot

OpenShot é um software de edição de vídeo gratuito e de código aberto. O programa tem uma interface simples. Além disso, o treinamento discreto é aberto na forma de dicas de ferramentas. Isso permite que você se familiarize imediatamente com o básico. Nesse sentido, o programa é mais amigável para iniciantes do que o Shotcut.

Todos os recursos básicos estão disponíveis: cortar e colar clipes, aplicar efeitos e transições, adicionar faixas de áudio. Este conjunto de recursos é ótimo para uso doméstico.

Das desvantagens, notamos que em nossa configuração (Windows, Ryzen 7 3700 Pro, Nvidia 3070 Ti) a aceleração de hardware não é usada. A julgar pelos comentários no Reddit, esse recurso ainda é experimental. No Linux, as coisas devem ser melhores (o programa foi originalmente desenvolvido especificamente para este sistema operacional).

  1. DaVinci Resolve

O DaVinci Resolve da Blackmagic Design, embora claramente um software de edição de vídeo de nível profissional, é um favorito de longa data entre entusiastas ambiciosos por causa de sua versão gratuita capaz e da facilidade de uso que oferece – após um investimento inicial considerável de tempo aprendendo esse software enorme e complexo.

A Blackmagic Design afirma que o DaVinci Resolve é o único produto que combina edição de vídeo, gráficos em movimento, codificação de cores e produção de áudio em uma ferramenta.

A versão 17 do DaVinci Resolve adiciona suporte para novos formatos HDR de ampla gama e traz um poderoso mecanismo de áudio com suporte a áudio 3D.

Se você precisar de uma funcionalidade mais séria, por exemplo, para manter totalmente um canal do YouTube (aplicar efeitos mais complexos, exportar para vários formatos, adicionar texto etc.), dê uma olhada no Movavi Video Editor . Esse programa de edição de vídeo permitirá que você faça vídeos de alta qualidade, mas não precisará gastar muito tempo aprendendo-os.

Para quem está pronto para dominar a edição em nível avançado, softwares reconhecidos pela comunidade profissional são ideais: Adobe Premiere Pro, Final Cut Pro, Vegas Pro, DaVinci Resolve ou Lightworks. Ao mesmo tempo, é desejável ter um computador poderoso, porque quase todos os editores de vídeo exigem muitos recursos.