O que é franquia e por que esse modelo de negócios funciona tão bem?
Você sabe o que é uma franquia e como funciona? Este é um ponto importante para você que busca direitos de franquia para realizar seu sonho de possuir um negócio. E falei mais, não só pela realização de sonhos, mas também pelo sucesso de me tornar franqueado e empresário no futuro.
Se você inserir “o que é uma franquia” no Google, milhares de resultados trarão respostas, como: licenciamento, uso da marca, royalties, modelos de negócios etc.
Apesar de todo esse conteúdo, a franquia vai além dessas informações. Uma franquia comercial é uma empresa em que um modelo de negócios é copiado e transferido para outro local de negócios com a autorização da pessoa que possui os direitos e criou o modelo inicial.
Sumário
O que é franquia?
O termo franquia é utilizado para indicar a relação entre o franqueado e o franqueador, os direitos e obrigações dessa relação e a unidade operada pelo franqueado.
O franqueador confere ao franqueado os direitos de comercialização de seus produtos e serviços, bem como seu conhecimento, ou seja, sua tecnologia e gestão proprietárias.
Este modelo de negócio é regido pela Lei nº 8.955 / 94, portanto, o aviso de franquia é obrigatório e deve ser apresentado pelo franqueador com as condições legais.
O franqueado investe, trabalha e arca integralmente com os custos de montagem e operação de sua loja franqueada, e paga ao franqueador pela transferência de tecnologia, treinamento, uso da marca e atendimento contínuo.
A compra de uma franquia geralmente requer um alto investimento inicial, pois inclui custos de instalação, equipamento e pessoal.
Como funciona o modelo de franquia?
O franchising baseia-se na interdependência entre a marca e o investidor. Para auxiliar nisso, existe até a lei da franquia. A unidade da rede é administrada pelo franqueado. Eles representam a parte que investe e trabalha na loja.
Devido ao uso da imagem da marca e do conhecimento do negócio, é comum a Internet cobrar royalties. A taxa é calculada com base na conta total da unidade, que geralmente é cobrada mensalmente.
Uma das características do franchising é a restrição à autonomia das unidades, pois estas devem cumprir uma série de normas e padrões definidos pela marca. Por sua vez, a rede de franqueados é responsável por dar suporte aos franqueados.
As informações transmitidas dizem respeito às mais diversas áreas de negócios, desde tarefas operacionais relacionadas à produção, podendo até incluir questões relacionadas à administração, contabilidade e gestão financeira.
Vantagens de uma franquia
Menor capital para inicio
A principal razão pela qual a maioria dos empresários se volta para a franquia é que ela permite que eles se expandam sem o risco de endividamento ou o custo do capital próprio.
Em primeiro lugar, como o franqueado fornece todo o capital necessário para abrir e operar uma unidade, ele permite que as empresas cresçam usando os recursos de outras pessoas. Usando o dinheiro de outras pessoas, o franqueador pode crescer amplamente livre de dívidas.
Além disso, uma vez que o franqueado – não o franqueador – assina o arrendamento e se compromete com vários contratos, a franquia permite a expansão praticamente sem qualquer responsabilidade contingente, reduzindo muito o risco para o franqueador.
Isso significa que, como franqueador, você não só precisa de muito menos capital para expandir, mas seu risco é amplamente limitado ao capital que você investe no desenvolvimento de sua empresa de franquia – um valor que geralmente é menor do que o custo de abertura de uma local adicional de propriedade da empresa.
Gestão Motivada
Outro obstáculo enfrentado por muitos empresários que desejam expandir é encontrar e manter bons gerentes de unidade.
Frequentemente, um empresário passa meses procurando e treinando um novo gerente, apenas para vê-lo sair ou, pior ainda, ser contratado por um concorrente. E gerentes contratados são apenas funcionários que podem ou não ter um compromisso genuíno com seu trabalho, o que torna a supervisão de seu trabalho à distância um desafio.
Mas a franquia permite que o empresário supere esses problemas substituindo o gerente por um proprietário. Ninguém está mais motivado do que alguém que está materialmente investido no sucesso da operação.
Seu franqueado será um proprietário – geralmente com as economias de sua vida investidas no negócio. E sua compensação virá em grande parte na forma de lucros.
Velocidade de crescimento
Todo empresário que conheci que desenvolveu algo verdadeiramente inovador tem o mesmo pesadelo recorrente: que outra pessoa irá vencê-lo no mercado com seu próprio conceito. E muitas vezes esses medos são baseados na realidade.
O problema é que abrir uma única unidade leva tempo. Para alguns empreendedores, a franquia pode ser a única maneira de garantir a conquista de uma posição de liderança no mercado antes que os concorrentes invadam seu espaço, porque o franqueado executa a maior parte dessas tarefas.
A franquia não só permite a alavancagem financeira do franqueador, mas também permite a alavancagem de recursos humanos.
A franquia permite que as empresas concorram com negócios muito maiores para que possam saturar os mercados antes que essas empresas possam responder.
Alavancagem de pessoal
A franquia permite que os franqueadores funcionem de maneira eficaz com uma organização muito mais enxuta. Como os franqueados assumirão muitas das responsabilidades de outra forma assumidas pelo escritório doméstico da empresa, os franqueadores podem aproveitar esses esforços para reduzir o quadro geral de funcionários.
Facilidade de supervisão
Do ponto de vista gerencial, a franquia também oferece outras vantagens. Por um lado, o franqueador não é responsável pela gestão diária das unidades de franquia individuais.
Em um nível micro, isso significa que se um líder de turno ou membro da equipe ligar dizendo que está doente no meio da noite, eles estão ligando para o franqueado – não para você – para avisá-los. E é responsabilidade do franqueado encontrar um substituto ou cobrir seu turno.
E se eles optarem por pagar salários que não estão de acordo com o mercado, empregar seus amigos e parentes ou gastar dinheiro em compras desnecessárias ou frívolas, isso não afetará você ou seu retorno financeiro.
Ao eliminar essas responsabilidades, a franquia permite que você direcione seus esforços para melhorar o quadro geral.
Aumento da lucratividade
A alavancagem de pessoal e a facilidade de supervisão mencionadas acima permitem que as organizações de franquia funcionem de maneira altamente lucrativa.
Uma vez que os franqueadores podem depender de seus franqueados para realizar a seleção do local, negociação de arrendamento, marketing local, contratação, treinamento, contabilidade, folha de pagamento e outras funções de recursos humanos (apenas para citar alguns), a organização do franqueador é normalmente muito mais enxuta (e muitas vezes aproveita da organização que já está em vigor para apoiar as operações da empresa).
Portanto, o resultado líquido é que uma organização de franquia pode ser mais lucrativa.
Infelizmente, é difícil quantificar ou provar essa controvérsia. Isto nós sabemos: pesquisas feitas durante os últimos 10 anos mostram que os franqueadores do quartil superior colocam uma média de 40 e 45,6% no resultado final em 2001 e 2002, respectivamente.
Em quantas indústrias você consegue imaginar onde receitas líquidas nesta faixa são possíveis?
Avaliações aprimoradas
A combinação de crescimento mais rápido, maior lucratividade e maior alavancagem organizacional ajuda a explicar o fato de que os franqueadores são frequentemente avaliados em um múltiplo mais alto do que outros negócios.
Portanto, quando chega a hora de vender o seu negócio, o fato de você ser um franqueador de sucesso que estabeleceu um modelo de crescimento escalonável certamente pode ser uma vantagem.
Mercados secundários e terciários
A capacidade dos franqueados de melhorar o desempenho financeiro no nível da unidade tem algumas implicações importantes. Um franqueado típico não apenas será capaz de gerar receitas maiores do que um gerente em um local semelhante, mas também ficará atento às despesas.
Além disso, uma vez que o franqueado provavelmente terá uma estrutura de custos diferente da que você tem como franqueador (ele pode pagar salários mais baixos, pode não fornecer os mesmos pacotes de benefícios, etc.), ele muitas vezes pode operar uma unidade de forma mais lucrativa, mesmo depois de contabilizar o royalties ela deve pagar você.
Como franqueador, isso pode dar a você a flexibilidade de considerar mercados nos quais os retornos corporativos podem ser marginais.
Obviamente, você nunca deve considerar um mercado que não sinta que oferece ao franqueado uma grande probabilidade de sucesso.
Mas se sua estratégia envolve o desenvolvimento de unidades corporativas além de franquia, você provavelmente descobrirá que seu orçamento limitado de desenvolvimento de capital não permitirá que você abra tantos locais quanto gostaria.
Os franqueados, por outro lado, podem abrir e operar com sucesso em mercados que não estão no topo de sua lista de prioridades de desenvolvimento.
Risco reduzido
Por sua própria natureza, a franquia também reduz o risco para o franqueador. A menos que você opte por estruturá-lo de forma diferente (e poucos o fazem), o franqueado tem toda a responsabilidade pelo investimento na operação da franquia, pagando por qualquer construção, comprando qualquer estoque, contratando quaisquer funcionários e assumindo a responsabilidade por qualquer capital de giro necessário para estabelecer o negócio.
Além disso, é muito provável que seu advogado e outros consultores sugiram que você crie uma nova pessoa jurídica para atuar como franqueador. Isso limitará ainda mais sua exposição.
E como o custo de se tornar um franqueador costuma ser menor do que o custo de abrir mais um local (ou entrar em mais um mercado), o risco de inicialização é menor.
O momento das franquias digitais é agora
Em resumo, as vendas online é uma realidade consolidada, com crescimento anual de 21% com um faturamento de 110 bilhões. As franquias baratas são boas opções de investimentos para empreender.
As plataformas digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano da população, fazendo com que o mercado de aplicativos cresça sem parar, ano após ano. E as expectativas apontam que o setor chegará a movimentar cerca de US$ 6,3 trilhões de dólares em todo o mundo até 2021.
Segundo a ABRASEL estima que o delivery movimenta, por ano, R$ 11 bilhões. Já o setor de alimentação em franquias faturou R$ 48 bilhões em 2019.
Em suma, invista em algo relacionado ao mercado digital. Empresas como a Codificar estão em alta, e prometem permanecer por muito tempo.
Em conclusão, conheça a primeira franquia de Aplicativos do Brasil. Fale conosco agora mesmo preenchendo o formulário abaixo: