Bitcoin: 22 motivos para repensar o valor intrínseco da moeda

O Bitcoin têm enfrentado grande valorização de mercado. A introdução da moeda digital foi recebida de modo cético por muitas pessoas, mas, em pouco tempo, o Bitcoin mostrou a que veio. Hoje, grandes transações são feitas através do Bitcoin. Mesmo com inúmeras provas de sucesso, ainda existem aqueles que não acreditam no valor intrínseco da moeda. Vamos discutir sobre isso e falar sobre seu valor nos negócios atuais.

Definição de Valor Intrínseco

Antes de começar, vamos entrar em consenso sobre a definição de “valor intrínseco”. Para efeitos desse artigo, vamos utilizar a definição básica do Wikipédia para a teoria de valor intrínseco:

“Uma teoria de valor intrínseco (também conhecida como teoria do valor objetivo) é qualquer teoria que discuta o valor na economia, que acredita que o valor de um objeto ou serviço é intrínseco, o que está presente no próprio item. A maioria dessas teorias se baseiam no processo de produção do item e os custos envolvidos no processo para mensurar o valor intrínseco do produto.”

Quais são algumas das propriedades contidas no próprio Bitcoin? Quais são as propriedades que produzem valor? Algumas pessoas ainda acreditam que apenas coisas que você pode tocar possuem valor. Agora, vamos falar sobre as propriedades que transformam o Bitcoin em algo único e inovador. Essas propriedades não existiam antes do bitcoin, e podem ser consideradas como o legado da moeda para a transformação da economia.

Curioso sobre criptomoeda? Aprenda com cryptohead.com.br.

Propriedades de valor intrínseco no Bitcoin:

1. Ele transcende as nações, campos políticos, religiosos, culturais e regulamentares. Essas características variam entre os países, de modo até mesmo bizarro. Enquanto alguns acreditam que os governos possuem apenas o melhor em vista, é preciso ser mais crítico. Alguns estados dos EUA permitem a utilização de certas substâncias, outros não. Alguns países não permitem a comercialização de bíblias. Todas as restrições econômicas são baseadas nas opiniões e nas culturas que tiveram origem. Dessa forma, a liberdade do uso do bitcoin aproxima culturas e coloca todas as pessoas nas mesmas possibilidades, além das regras específicas criadas pelas divisões de território.

2. Requer confiança. Não da pra ser roubada. Existe uma forma de saber quem a possui (através da identificação da carteira digital) e seu valor é conhecido, mas não precisa de nenhum órgão de regulamentação. Qualquer outra moeda depende de uma boa ação do governo para diminuir seu valor. Você pode transferir globalmente sem precisar confiar em ninguém para fazer esse trabalho, o que não acontece quando precisamos de bancos ou companhias de cartão de crédito. Quando alguém participa de uma transação de bitcoin, ninguém entra no meio. É uma moeda que não precisa de permissão para atuar.

3. Tem a capacidade de ser transparente. Ao fazer com que as IDs de uma carteira se tornem públicas, é possível entender o fluxo de dinheiro envolvido. Você não pode fazer isso com mais nenhuma moeda de modo não-invasivo. Você pode usar essa ferramenta para monitorar o uso de seus filhos, por exemplo. Essa transparência pode acabar até mesmo com indústrias que se aproveitam do fato que o dinheiro pode ser escondido. Isso também pode acontecer com o bitcoin, dependendo apenas da pressão de transparência que existe. O valor intrínseco dessa possibilidade não pode ser quantificado.

4. Pode ser programável. É possível limitar os itens que podem ser comprados com bitcoin, a partir de inúmeras variáveis. Assim, você pode ter certeza que seu filho está comprando livros, e não algo sem necessidade. Ou, através do sinal GPS, você pode permitir que seus filhos só consigam comprar em certas lojas, por exemplo.

5. Pode requerer mais de uma permissão. Carteiras contendo a moeda digital podem ser configuradas para permitir transações apenas se mais de uma chave for aionada. Isso deixara hackers e ladrões frustrados. Isso também pode fazer com que você permita os gastos de algum dependente financeiro. Essa é uma característica intrínseca da tecnologia do bitcoin.

6. Pode ser utilizado por toda a internet sem o uso de uma conta no banco, cartão de crédito, identificação ou permissões. Cartões pré-pagos podem fazer algumas dessas funções, mas apenas em locais e países que aceitem esse cartão de crédito. Tecnicamente, a única coisa que pode limitar o uso do bitcoin é a aceitação da moeda pelo mercado. Através de números disponíveis por toda internet, é fácil ver que, a cada dia, novos mercados começam a aceitar transações em bitcoin. O efeito da rede vai continuar.

7. Pode conter registros de transação irrevogáveis, com identificação de tempo. Transparência completa nos registros de uma nova transação, além de produzir recibos e formas de provar  propriedade da moeda. A forma de distribuição não pode ser alterada de nenhuma forma.

8. Previne que a sua identidade seja roubada. Pagar com bitcoin não é uma forma de crédito, nem uma promessa de pagamento. É uma transação completa, como pagar em dinheiro. Isso reduz qualquer tipo de gasto relacionados a fraude em grande escala. Os vendedores não precisam receber nenhuma informação do comprador que pode levar ao roubo de identidade.

9. Permite movimentação através das fronteiras. Pode deter o controle de capital do governo. que deixa a população presa nas regras de suas fronteiras. Isso da a opção que a população faça transações através da moeda que preferem, ao invés de serem mantidos na única forma de moeda que pode ser movimentada no país.

10. A mesma carteira digital pode ser utilizada em qualquer parte do mundo, utilizando apenas uma conexão à internet. Como a moeda existe de forma global, você precisa apenas da chave de permissão. Essa chave pode ser memorizada ou escrita em qualquer lugar. Dessa forma, você sempre terá acesso a sua carteira de bitcin, que irá permitir transações.

11. Pode ser movimentada independente de regras bancárias, leis ou restrições. As pessoas que presenciam a gestão de órgãos públicos, que têm controle sobre as moedas válidas em cada país e desconsideram o desejo e necessidades da população, vão valorizar essa característica. A liberdade das transações de bitcoin dão o controle a quem o merece.

12. É resistente a corrupção. Se a população se unir, e demandar um governo transparente, o bitcoin pode ser usado para monitorar as ações financeiras do governo, do mesmo modo que eles utilizam suas ferramentas para monitorar as atividades da população. Qualquer ferramenta que pode diminuir a oportunidades de corrupção é valiosa.

13. Pode ser uma forma de fechar contratos sem a intervenção de outras pessoas. Você pode programar  as carteiras para realizar contratos baseados em informações como data, prova de propriedade, ou mais de um fator que validam a transação, sem a necessidade de permissão de outras pessoas. De uma forma completa, ser dono de uma chave de permissão é uma prova literal de propriedade da moeda, e pode ser considerada a verdade final.

14. Não há limite de idade. Pagam por itens ao redor do globo requer contas em bancos. Essas propriedades legais só poder ser construídas se o dono estiver acima a maioridade estabelecida em sua região – 18 anos na maioria dos lugares. Esse requerimento de idade mínima para o pagamento de itens não se aplica ao bitcoin. Muitas pessoas, com menos de 18 anos, têm acesso a smartphones, e PRECISAM realizar transações sem utilizar cartões. Mercados inteligentes já começarama  reconhecer essa característica valiosa e cheia de potencial.

15. É mais difícil de ser usada como monitoramento. A maioria do atributos do dinheiro é valorizada na sociedade atual, mas uma nunca é citada: o dinheiro se tornou uma forma de monitoramento. Essas informações só são adquiridas se os donos das carteiras permitirem.

16. O bitcoin como uma alternativa ao dinheiro. Para transferir uma grande quantia entre empresas ou países, a moeda pode se tornar perfeita. Além de diminuir a necessidade de grande volume de papel e de atrair a atenção.

17. Pode ser a base de um novo sistema. Vários novos sistemas forma formados ao redor de novas moedas, e, no caso do Bitcoin não há nenhuma previsão de interrupção no crescimento. Um novo eco sistema econômico pode ser criado por causa dos valores intrínsecos do Bitcoin.

18. Pode interromper o monopólio de algumas formas de transações. As políticas monetárias ainda estabelecem regras em volta da forma que o dinheiro é utilizado. O Bitcoin tem a capacidade de mudar completamente esse paradigma.

19. Democratização do dinheiro. Registros públicos, consenso geral e a democratização do uso da moeda e de suas formas podem ser atingidas através do Bitcoin, que pode mudar algumas regras.

20. Da acesso à características bancárias mesmo para a população que não possui uma conta ou um registro bancário. Com uma usabilidade que atravessa as fronteiras globais, o Bitcoin pode atingir resultados incríveis ao permitir que toda a população tenha acesso a realização de transações globais. Pare e pense: existe alguma outra moeda com esse mesmo potencial?

21. É extremamente difícil de roubar. No futuro, os ladrões terão dificuldade de entender como subtrair seus bitcoin, já que não pode ser retirado de sua carteira ou de sua bolsa. O dinheiro não tem nenhum valor se eles não possuem as chaves de permissão, que são privadas e pessoais. Se o Bitcoin se tornar maior, é bem provável que até mesmo os cartões de crédito sejam extintos. Pode ser um pouco precoce afirma, mas até mesmo o furto pode se tornar algo obsoleto. Até os hackers terão grande dificuldade de roubar dinheiro de carteiras que precisam de permissões múltiplas.

22. Representa a liberdade econômica. Por causa de todas as razões que já listamos acima, o Bitcoin livra as pessoas de amarras econômicas vigentes na sociedade atual. Governos que dependem da incapacidade financeira da população terão dificuldade de superar essa potencial barreira. As pessoas se tornam seus próprios bancos, em total controle de seus gastos e transações.

Em resumo

Muitos destes itens podem ser discutidos, e outros podem ser adicionados. A grande moral é que o bitcoin tem um valor a ser estudado, mas já oferece característica únicas, que já possuem grande apelo junto a população. Ela pode ser usada para conseguir superar barreiras financeiras que se estabeleceram através do anos, e que não possuíam um fim visível.

A Codificar aceita Bitcoin em suas transações, e acredita no potencial das moedas digitais na economia mundial e no empreendedorismo atual. Quer saber mais sobre como integrar bitcoin ao seu negócio, e como se aproveitar das possibilidades dessa moeda digital? Entre em contato com a Codificar.