15 dicas para melhorar o Design de Interface de seu aplicativo
desenvolvimento de aplicativos móveis a 10 anos, e possuímos grandes casos de sucesso no mercado. Utilizando nosso portfólio, compilamos 15 dicas e podem te ajudar a construir um design de interface interessante, buscando os melhores resultados.
Como construir o melhor design de interface
1.as cores certas, do jeito certo
A cor é um dos elementos mais importantes do design de interface. se você está criando um aplicativo, deve prestar bastante atenção neste elemento.
A escolha de um bom esquema de cores é a Fundação de um aplicativo com design de interface impecável.
As cores possuem Impacto direto nas nossas emoções, e passeatas em conotações sociais e culturais, elas são capazes de conseguir reações diferentes nas pessoas.
Quando estiver escolhendo o esquema de cor para seu aplicativo, tenha certeza que ele complementa a sua marca. É interessante escolher uma paleta de cores que está em sintonia com as cores da sua empresa. isso ajuda a fazer com que o aplicativo móvel aí sou uma extensão de seu website.
Utilizar muitas cores, cores pesadas, texturas e truques de composição podem atrapalhar o design de seu aplicativo. Ofereça aos seus usuários uma experiência de qualidade e interativa.
Os contrastes que você aplica também são importantes. se você decide utilizar todas as cores disponíveis, e uma grande variedade de fontes, o que você acha que vai acontecer? Aplicativo pode se tornar difícil de ler e entender. sendo assim, é melhor escolher um esquema de cores um ótimo contraste. Assim, o design de interface se mantém focado e traz ótimos resultados.
2. Pense nos usuários
Você está construindo um aplicativo para seus usuários. Se você construir seu projeto sem pensar neles, eles vão perceber.
É importante que você conheça os seus usuários e seu público-alvo.
Conheça todos os dados demográficos e tenha todas as análises possíveis para definir quem são seus usuários. Assim, você consegue produzir conteúdo relevante para eles.
Utilize as informações para entender o que os seus usuários estão procurando, e como seu aplicativo pode ajudá-los no dia a dia.
Espaço necessita que os desenvolvedores tenham certo senso de empatia pelos usuários. Afinal, essas informações não podem ser tratadas apenas como dados. As três táticas principais para conseguir construir um design que pensa nos usuários são as seguintes:
- Persona
Uma Persona é um personagem fictício, criado a partir das características observadas em seu público-alvo. Desenvolvimento de uma Persona é importante para determinar os fatores e vão gerar as decisões de seus usuários, enquanto eles usam seu aplicativo. - Cenários de uso
Os cenários de uso são uma grande reforma de entender como as pessoas que você criou vão se comportar. é com ajuda dos cenários que você pode criar uma interface de usuário e atende melhor às necessidades de cada um deles. Afinal, essa interface tem que ajudá-los atingir seus objetivos. - Mapas de experiência
Explore todas as possíveis condições de cada interação. Desenvolver o mapa de experiência, você basicamente mapeia todas as ações e a sua Persona pode vir a performar ao utilizar um aplicativo. Esses mapas de experiências tem a habilidade de te auxiliar a compreender todos os sentimentos e cenários envolvidos nas ações citadas acima.
3. Crie um aplicativo responsivo
Hoje em dia, existe um grande número de dispositivos disponíveis para acessar aplicativos. a interface de usuário deve ser construída para que ele continue completamente utilizável em todos os diferentes dispositivos e sistemas operacionais.
É a escolha do usuário que determina porcentagem de mercado de cada plataforma. A plataforma Android já teve momentos de grande vantagem, mas atualmente, é importante imaginar uma divisão 50/50, a não ser que a sua empresa tenha como público-alvo pessoas de apenas uma das plataformas.
Explore e analise todas as possibilidades e problemas que podem aparecer nos mais diferentes dispositivos.
4. O melhor formato
Como usuários, todos já encontramos um aplicativo que demora certo tempo para fazer o download de um arquivo. ao contrário do que muitos pensam, não é exatamente o tamanho do arquivo que é responsável por este problema, mas sim um formato inapropriado.
A plataforma Android é compatível com várias mídias incluindo PNG, JPEG, GIF, BMP $ WebP.
Interessante escolher o formato png para imagem sem perda de qualidade, mas caso você precise de imagens mais leves, a qualidade JPEG é melhor.
5. As regras do design de interação
As únicas coisas que mudam entre os dispositivos são tamanho das telas, mas as regras de interação sempre se aplicam. Existem cinco regras principais de interação que devem ser seguidas
- Design focado nos objetivos
Tenha certeza que o seu design é completamente voltado para seus usuários. uma boa pesquisa pode te ajudar a desenvolver as personas necessárias para entender o comportamento de cada um. Isso pode te ajudar a criar objetivos específicos para os usuários, e customizar o fluxo de utilização de seu aplicativo, para que ele seja compatível com o objetivo dos usuários. - Usabilidade
É de suma importância que o aplicativo seja usável. se um aplicativo não é facilmente utilizável pelo público-alvo, as pessoas não se sentirão motivados a baixar e utilizar a plataforma em seus dispositivos. O primeiro passo para criar um aplicativo desejado, é criar um aplicativo com uma boa usabilidade. - Sinais e expectativas
Nessa etapa, você deve pensar em um design que seja simples de entender. assim, ao utilizar sua plataforma, os usuários não vão passar muito tempo pensando no que cada botão faz. Afinal, se os sinais forem claros, eles vão entender facilmente como cada uma das funcionalidades se comporta. - Fácil aprendizagem
A forma com que os usuários interagem com o aplicativo deve ser ou intuitiva quanto for possível. Para isso, os padrões do design de interface devem ser bem aplicados. Quando esses padrões de uso se tornam familiares ao usuário, eles conseguem se acostumar facilmente ao aplicativo. - Feedback e tempo de resposta
O feedback é responsável por informar ao usuário se a tarefa que ele começou foi finalizada com sucesso. Ele pode ser indicado através de um simples som, ou uma pequena pop-up. Feedback deve ter um elemento humanizado, e deve ser amigável ao usuário, sendo apresentado dentro de um tempo hábil.
6. Suavize os elementos
Uma tela digital consiste em pixels, e se apresentam em um formato retangular. No geral, a maioria dos aplicativos que possuem vários botões utilizam um formato retangular para eles, nas mais diversas proporções. porém, isso não é obrigatório. Você pode mudar o visual da sua interface, e arredondar os cantos dos botões, criando um design de interface mais suavizado.
7. Preze pela simplicidade
Uma das coisas mais difíceis, ao desenvolver um aplicativo, é manter as coisas simples. Isso não significa criar um design minimalista.
isso quer dizer que o aplicativo pode ser usado pela primeira ver sem muitas instruções, apenas com um tutorial simples e rápido.
Quando você possui uma interface simples, o usuário consefue realizar várias ações com poucos passos.
8. Crie um bom design para sua logo
Uma boa logo não vai garantir o sucesso de seu aplicativo, mas uma logo ruim vai criar uma impressão negativa quanto ao seu negócio.
As pessoas costumam pensar que uma logo é atemporal, e só precisa ser trabalhada uma vez. O próprio design de interface continua evoluindo, portanto, sua logo deve se desenvolver as vezes.
9. Estilo de fonte, tamanho e clareza
Fontes altamente estilizadas podem ser esteticamente interessantes, mas podem trazer dificuldades em pequenas telas.
Se os usuários não conseguem entender o conteúdo do aplicativo, ele não vai conseguir atingir seu propósito principal.
É importante que a fonte e o conteúdo sejam legíveis, e tragam conforto aos usuários.
10. Envolva usuários de verdade
É importante levar em consideração as opiniões de usuários de verdade ao desenvolver um design de aplicativo. Isso pode te ajudar a entender e avaliar as ferramentas que devem ser incluídas, e aquelas que não precisam estar presentes.
Sendo assim, é importante aplicar essa tática desde o começo do trabalho de desenvolvimento. Assim, os desenvolvedores evitam confusões ou esforços em vão.
11. Botão “voltar”
O botão “voltar” é uma das ferramentas mais desejadas pelos usuários de aplicativos, tendo em vista as mudanças das plataformas. Afinal, esse botão os ajuda a navegar entre as telas e funcionalidades.
Nos aplicativos Android, essa função pode ser direcionada aos botões nativos do sistema operacional. Para os aplicativos iOS, é importante que o botão “voltar” seja incluído pelos desenvolvedores no lado superior esquerdo, onde ele costuma ficar.
12. Utilize uma iconografia popular
Nas últimas décadas, um grande vocabulário de ícones se familiarizou com os usuários de smartphones. Isso se deve ao fato que, tais ícones, são encontrados na maioria dos dispositivos disponíveis.
Utilizar uma iconografia popular faz com que seu aplicativo seja cada vez mais intuitivo, e ajuda no design de interface.
13. Qualidade de imagem
Os seres humanos são acostumados e atraídos à elementos visuais. Quando as imagens possuem uma boa qualidade, o apelo visual atrai os usuários de forma mais rápida.
Para criar um design de interface impecável, substitua os elementos visuais com pouca resolução, e crie um visual interessante. Utilize imagens com 264ppi ou mais. Você notará rapidamente a diferença nas taxas de retenção e engajamento.
14. Otimize o conteúdo para vários tamanhos de tela
Quando seu aplicativo se torna o preferido do usuário, ele provavelmente vai usá-lo em mais de um dispositivo. Portanto, é importante que você desenvolva um design de interface que se adapte a isso. Mas isso não significa apenas uma mudança no tamanho da também nas informações presentes.
A interface do aplicativo deve ser arquitetada para ser responsiva e preservar a sua usabilidade.
15. Observe as novas tendências do mercado
Já falamos de manter a familiaridade com os ícones visuais, mas também é preciso inovar. Afinal, seu aplicativo deve atrair o público oferecendo algo novo.
Com o tempo, novas tecnologias vão surgindo, e o mundo do desenvolvimento muda. O design de seu aplicativo deve acompanhar essas mudanças. Portanto, é importante se manter atualizado, e de olho nas novidades do mercado digital.
Em resumo
Como já falamos, o design de interface é uma parte importante de seu aplicativo. Ele é um dos fatores responsáveis pelo sucesso e pela retenção de usuários. Sendo assim, é fundamental prestar bastante atenção no desenvolvimento desse elemento.
A melhor forma de garantir um design incrível, é trabalhar com o melhor parceiro de desenvolvimento. Nessa etapa, nós podemos te ajudar.
A Codificar trabalha com o desenvolvimento de aplicativos e plataformas mobile há mais de 10 anos, e possui um grande leque de projetos bem sucedidos. Independente de sua necessidade, oferecemos uma equipe completa e expertise no mercado de aplicativos, para potencializar suas chances de sucesso.
Conheça mais do serviço de Desenvolvimento de Aplicativos da Codificar e entre em contato:
]]>