como o ifood ganha dinheirocomo o ifood ganha dinheiro

Como o iFood ganha dinheiro? Saiba como funciona

Muitas pessoas se perguntam como o iFood ganha dinheiro. Isso porque as pessoas pensam que fazem o pedido diretamente ao restaurante. E na verdade ele é o mediador da negociação entre cliente e restaurante.
Porém, o modelo de negócio do iFood é diferente. Ele atende todos os envolvidos de uma forma diferente, tanto o proprietário, como o cliente e os entregadores.
O Ifood é uma Startup fundada em 2011 no Brasil e em pouco tempo se tornou líder no mercado de delivery na América Latina. A plataforma conta com centenas de restaurantes em todas as cidades em que está, e também trabalha com entregas.
A base de pessoas que utilizam o iFood hoje já ultrapassou 13 milhões de pessoas. O aplicativo tem mais de 66 mil restaurantes cadastrados e mais de 120 mil entregadores no país, e conta com 20 milhões de pedidos por mês.
Além disso, o iFood faz parte da Movile, o unicórnio brasileiro que bateu um bilhão de dólares de valuation no ano de 2018.
E o modelo de negócio seguido por essa gigante empresa é representado por um triângulo cliente – restaurante – entregador. As transações envolvidas são o B2B, entre o iFood e o proprietário do restaurante e o B2C, entre o iFood e o consumidor final.

Quais são as fontes de receita do iFood?

As fontes de receita do iFood são sempre ligadas aos pedidos feitos no aplicativo. É cobrada uma taxa por pedido, feita ao proprietário.
A renda do iFood é baseada na comissão que os proprietários dos restaurantes pagam mensalmente através dos planos. A plataforma conta com dois planos e o proprietário seleciona o plano que atende melhor as necessidades do restaurante dele.

Plano Básico

O plano Básico, cobra 12% sobre o valor dos pedidos, incluindo a taxa de entrega, com um acréscimo de 3,5% para pagamentos online. A taxa mensal desse plano é de 100 reais.
É um plano para restaurantes que querem iniciar na plataforma e realizar suas primeiras entregas.
No plano básico, a entrega dos pedidos é de responsabilidade do dono do restaurante.

Plano Entrega

O plano Entrega, é o plano em que o iFood auxilia na entrega dos pedidos contando com a parceria com seus entregadores cadastrados. A taxa de comissão é maior, de 27% sobre cada pedido e a mensalidade é de 180 reais.
Como o próprio nome já diz, a entrega dos pedidos é de responsabilidade do iFood.
É o plano ideal para restaurantes que já estão tendo muitos resultados na plataforma com o plano Básico e que quer aumentar ainda mais o número de vendas e contar com a facilidade dos entregadores do iFood.

Conclusão

O IFood é hoje o líder do mercado de delivery e por ser muito utilizado pelos usuários e também por restaurantes, ele também é conhecido por oferecer muitos descontos e cupons para seus usuários, o que ajuda bastante nas vendas dos restaurantes delivery.
O mercado de Delivery está em alta e você pode ter bastante sucesso se iniciar seu negócio de forma inteligente, reduzindo custos, focando na qualidade do seu produto e trabalhando com os melhores desenvolvedores.
Se você deseja criar o seu aplicativo de Delivery e ter sucesso como o iFood, conheça o Marketplace de Entregas da Codificar. Desenvolva uma plataforma de entregas completa e preparada para atender demandas altas, como o iFood. 
A revolução mobile já está aí para todos. Ela já mudou a maneira como consumimos e até como fazemos negócios. Aqueles que acreditaram nessa tendência logo no seu início já estão em outro patamar em seus negócios. 
Por isso, se sua empresa está precisando dessa inovação ou você quer entrar para o mercado de aplicativos, não perca tempo!
Entre em contato conosco para saber mais sobre o Marketplace de Entregas. Ficaremos felizes em tirar todas as suas dúvidas sobre o seu próximo investimento.
A Codificar é uma empresa que está no mercado de desenvolvimento há mais de 12 anos. Com expertise no desenvolvimento de aplicativos, possui em seu portfólio mais de 10 plataformas white label.