Como criar um marketplace

Como criar um Marketplace de sucesso: da ideia ao projeto

Se você chegou até aqui, sabe que os marketplaces são uma grande tendência de mercado e que criar um significa investir em um mercado extremamente rentável.

Mas como criar um marketplace, como a Amazon ou Mercado Livre? É comum ter dúvidas e perguntas quando você se propõe a iniciar um mercado de comércio eletrônico.

Neste artigo vamos falar tudo sobre os Marketplaces, como criar um marketplace e lucrar nesse mercado.

Como criar um Marketplace: Passo a passo

A plataforma de marketplace tem como sua principal fonte de receita, cobrar uma determinada porcentagem do volume de transações de cada vendedor.

O número de produtos, o número de transações e o gerenciamento do capital de giro são a base do modelo de receita. O funcionamento da plataforma é caracterizado por intermediários.

Tudo isso oferece uma grande margem de lucro para quem investe em uma plataforma como o marketplace.

1. Faça uma pesquisa de mercado

A implementação adequada de sua ideia de negócio requer uma boa avaliação de quão bem ela se encaixa nas condições de mercado atuais (se atende às tendências e requisitos de consumo de massa ou nicho ou se repete alguns recursos que as soluções existentes já oferecem).

Com uma pesquisa de mercado completa, você poderá prever aproximadamente a demanda final de sua solução após o seu lançamento.

Seu primeiro passo aqui deve ser a definição de valor para seu produto junto ao seu público-alvo. Você precisará descobrir ou identificar um ponto de venda exclusivo.

A Amazon, por exemplo, oferece suporte apenas a fornecedores oficiais de marcas populares. O Airbnb oferece espaços aprovados com boa relação custo-benefício para aluguel (uma ótima alternativa para números de hotéis excessivamente caros); e assim por diante.

A próxima coisa a fazer seria analisar os pontos fortes de seus concorrentes diretos e identificar as estratégias de marketing que eles tendem a usar. Mas não inspecione mercados de renome global de uma só vez – você pode gastar muito dinheiro e não obter muito com essas informações no final (obviamente, é muito difícil competir com a Amazon, não importa a escala de sua rede dedicada análise).

Em teoria, você pode lidar com o esclarecimento de tudo isso sem ir muito longe, usando apenas os seus esforços e os de sua equipe interna. Para resultados totalmente objetivos, no entanto, recomendamos recorrer a clientes potenciais reais. Você pode criar um tipo de pesquisa detalhada para um determinado grupo de foco.

2. Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro faz parte de um plano de negócios da criação de qualquer aplicativo. Este é o documento para relatar as diretrizes para a ideia de se tornar lucrativo e criação das ferramentas de controle para garantir a integridade de caixas e conformidade com os objetivos curtos, médios e longo prazo propostos.

Existem bons métodos para o planejamento financeiro e é interessante usar esse tipo de suporte para a definição de medidas estratégicas ou mesmo para sua revisão para promover ajustes.

3. Estude as opções de como criar um marketplace

Existem duas maneiras principais de abordar todo o ciclo de desenvolvimento para construir um site de mercado – adquirir a base SaaS ou contratar uma equipe de desenvolvedores para criar uma solução do zero.

No primeiro caso, você pode obter um software pronto para uso e de forma confiável no mais curto prazo, o que, no entanto, pode não se adequar perfeitamente às suas necessidades específicas de negócios.

Com a última opção, porém, você pode fazer com que se encaixe idealmente em todos os aspectos, mas deve estar preparado para despesas muito maiores e esforços personalizados.

O equilíbrio entre despesas potenciais e riscos de não conseguir o que deseja pode ser alcançado com a ajuda de um MVP – um produto mínimo viável – uma solução com funcionalidade mínima que demonstra os recursos básicos e mais importantes para usuários e investidores em potencial.

Um conjunto de elementos que um mercado suficiente deve apresentar por padrão inclui:

  • Recursos de criação e gerenciamento de perfil – deve haver dois gabinetes de usuário – um para clientes e outro para vendedores. Ambos os gabinetes devem ter pelo menos um número mínimo de componentes configuráveis ​​para que um usuário possa personalizar o perfil de sua preferência.
  • Catálogo de produtos / serviços – deve conter também opções de busca, classificação e filtragem. Os clientes devem ser capazes de classificar convenientemente os produtos necessários.
  • Chat online – certifique-se de que os usuários da plataforma tenham a capacidade de se comunicar com os fornecedores ou mesmo entre si. Certifique-se de implementar um bate-papo que pode ser atualizado automaticamente.
  • Integração de gateway de pagamento – selecione alguns sistemas de pagamento proeminentes para isso. Você também pode construir seu próprio gateway de pagamento, mas isso não acrescentaria muitos pontos à sua classificação competitiva, mas acrescentaria muita dor de cabeça excessiva (sua solução de pagamento terá que obter uma certificação PCI em qualquer caso, o que é bastante complicado )
  • Campos interativos de avaliação e feedback – isso é o que fornece confiabilidade para os clientes acima de tudo, respostas ao vivo e opiniões são sempre essenciais.

Com o seu MVP, você pode começar a aumentar gradualmente sua funcionalidade. Em particular, a integração de redes sociais, estatísticas de usuário, sistemas de bônus, notificações pop-up e outros recursos devem ser adicionados quando você cria um mercado em sua versão completa.

Opções para criação desenvolvimento de um marketplace

Como criar um mercado de mercado não é fácil. No entanto, existem alguns desafios na criação de qualquer empresa. Além disso, construir seu próprio mercado não é diferente.  Mas quanto maior a dificuldade, maior a recompensa, não é?

Não é por acaso que grandes companhias como Uber, Airbnb e Mercado Livre são baseadas nos modelos de negócios do Marketplace. Estes são os bilionários atuais. Isso ocorre porque o mercado é escalável e reproduzível em qualquer lugar do mundo.

Criar um aplicativo do zero

Após decidir e pesquisar como criar um marketplace, você deve levar em conta os custos e prazos. Você deve criar uma gama completa do projeto, contratar desenvolvedores, designers e profissionais de marketing para o lançamento do projeto.

Depois de mapear todos os custos e configurar os objetivos do aplicativo, você deve escolher a melhor plataforma para criar o software, configurar todas as funções e executar uma pesquisa de mercado que deseja usar.

Para aqueles que desejam lançar sua demanda mais rapidamente e com custos muito menos importantes, criar um aplicativo por meio de uma plataforma de lista é a melhor opção. Eles são conhecidos como aplicativos de rótulo branco.

Plataforma pronta

As plataformas White Label são produtos ou serviços fabricados por empresas que sublinha os outros. Ao contrário das franquias, os produtos da etiqueta branca oferecem a capacidade de personalizar a marca. Portanto, a empresa ou a pessoa que adquire um produto White Label gosta de que o serviço associe-o com a própria marca.

Com a chegada de smartphones, os aplicativos para dispositivos móveis foram usados cada vez mais. Através deste movimento, idéias incríveis como Uber e se aparecerem, fornecendo soluções para problemas diários por meio do desenvolvimento de aplicativos.

Além disso, muitas empresas nos segmentos mais diversificados têm visto nas aplicações uma possibilidade de crescimento. Como resultado, um processo de investimento começou no setor.

Com o crescimento do mercado de aplicativos, alguns tipos de serviços permitiram um modelo único para atender às necessidades de várias pessoas. Como resultado, os aplicativos de etiqueta branca foram desenvolvidos.

Aplicativos White Label são plataformas desenvolvidas por empresas de tecnologia que vendem o produto para que outras empresas possam usar os serviços com a própria inclusão da própria marca.

Plataforma grátis

Para quem está iniciando no mercado dos aplicativos, uma plataforma grátis pode ser uma boa opção. É possível criar um app básico para quem sabe muito sobre programação, e para quem não sabe tanto assim.

Porém, as plataformas gratuitas possuem uma versão limitada. No momento em que a sua operação for maior, você vai precisar de uma plataforma própria para atender a toda a demanda de usuários. Conheça as plataformas gratuitas para criar um aplicativo grátis:

PhoneGrap

Framework de software (conjunto conceitual) que permite criar aplicativos móveis usando o aplicativo HTML, CSS e JavaScript padronizado (API (API.

É usado para o desenvolvimento de pequenas e médias aplicações.

Android Studio

O integrado para desenvolvimento de software (Android Development Tools) fornece um perfil de desenvolvimento, depuração, testes e multiplataforma para o Android.

Infinite Monkey

Plataforma gratuita para desenvolvimento Web com base em aplicativos móveis sem conhecimento prévio de programação.

Pocket Code

Desenvolvimento Simples de Aplicativos Móveis, que permite a criação de funcionalidades de duas etapas.

Plataformas Open Source

Plataformas Open Source, de código aberto, são sistemas eletrônicos desenvolvidos por comunidades de desenvolvedores abertos que fazem do código de download disponível e uso gratuito.

Devido a essas características, esses sistemas foram chamados de lojas virtuais gratuitas.

As plataformas de código aberto têm uma fonte aberta e, portanto, podem ser estudadas, modificadas e melhoradas por qualquer pessoa ou empresa que tenha uma avaliação técnica para isso.

Portanto, uma verdadeira indústria que envolve esse tipo de sistema foi desenvolvida tanto na área da prestação de serviços quanto no desenvolvimento de sistemas acessórios. Atualmente, PrestaShop e Magento são os tipos mais populares de plataformas open source.

O que é um Marketplace?

Um Marketplace é uma plataforma para encontrar produtos diferentes de fornecedores, lojas ou pessoas diferentes exibidos juntos. O proprietário ou administrador do Marketplace faz o trabalho de atrair clientes. O proprietário do mercado lida com transações processadas e negócios com fornecedores terceirizados.

Antes de discutirmos como criar um marketplace, é importante saber o que é um marketplace. Eles também são conhecidos como plataformas de mercado de vários fornecedores.

O trabalho de fabricação e transporte também pode fazer parte de seu trabalho, a menos que delegado a terceiros. Amazon e Mercado Livre são alguns dos principais mercados online que estão indo bem no setor.

Vestuário, comida, mercearia e produtos de moda são algumas áreas populares onde os mercados online deixaram a sua marca.

Tipos de Marketplaces

Existem vários modelos de mercado diferentes. Dos quais aqui estamos discutindo os principais modelos de mercado.

  • B2B – O primeiro mercado é aquele sobre o qual todos já ouviram falar, o mercado business to business. É uma espécie de marketplace em que a compra e venda de produtos e serviços só ocorre entre empresas. Por exemplo, Alibaba.
  • B2C -Business to Consumer é uma plataforma para transações de produtos entre business to consumer. Eles se concentram em lançar para as pessoas e comercializar seus itens para uso individual. Por exemplo, Starbucks
  • C2C – É um tipo de marketplace no qual a compra e venda de produtos e serviços acontece entre clientes. O foco deste mercado é construir um relacionamento saudável entre compradores e vendedores para melhores perspectivas futuras.
  • P2P -Peer to Peer marketplace reúne os usuários que oferecem produtos e serviços offline. Nesse sentido, o comprador e o vendedor comunicam-se.

Exemplos de Marketplaces

Amazon

A lista de exemplos do mercado é o gigante da Amazon. Criado por Jeff Bezos em 1994, a empresa começou a vender livros de grande escala. Atualmente, esta empresa é um dos maiores representantes de varejistas do mundo e, apenas em 2016, registrou um volume de negócios de 400 bilhões de reais.

Hoje a Amazon vende os produtos mais diferentes e é conhecido por sua credibilidade e qualidade. No Brasil, começou a trabalhar em 2017 e atraiu a atenção de muitos varejistas, ambos os grandes que querem aumentar sua visibilidade, tão pequenos que podem se beneficiar mais porque a empresa oferece comissões atraentes.

Americanas

O BW2 Marketplace é um aplicativo de vendas para vender os próprios produtos, os americanos trabalham com vendas de terceiros. É por isso que é entre os 7 principais exemplos do mercado.

Com mais de 2 milhões de encomendas mensais e cerca de 12 bilhões de face em vendas, a venda na América tem vantagens interessantes, como o custo nulo do investimento inicial. Além disso, tem a grande visibilidade fornecida pela empresa, que estabelece mais vendas e proteção contra invasões e fraudes.

Airbn

Presente em um dos maiores exemplos de serviços de mercado, o Airbnb começou em 2008, quando três amigos tinham uma idéia para alugar alguns espaços em seu apartamento para designers que procuraram um lugar para ficar. Isso ocorre porque havia uma conferência desses profissionais e os hotéis estavam cheios.

Essa ideia aparentemente simples e óbvia se tornou uma empresa do milionário Airbnb vale mais de US $ 30 bilhões. Conectando viajantes com pessoas que podem oferecer uma sala de estar, esta casa está presente em 1Plataforma grátis92 países e oferece as mais diversas experiências, como a possibilidade de as pessoas ficarem em casa na árvore e mesmo nela.

Buscapé

O Buscapé é uma empresa brasileira que começou em 1999 com a proposta de comparar os preços. Com o tempo, a empresa reinventou e, em 2016, também se tornou um mercado.

Neste exemplo do mercado, a plataforma conecta os usuários com os mais diversos produtos e propostas. Neste caso, a Comissão ocorre quando a venda é feita. Além disso, tem soluções de pagamento inteligentes, sistemas anti-frágeis, integradores e ERP.

Magazine Luiza

Com mais de 180 usuários, a Magazine Luiza é uma empresa brasileira que expandiu recentemente seus negócios por marketing de pequenas e médias lojas em seu mercado.

Considerado como um dos maiores players brasileiros, a empresa tem mais de 35 milhões de acessos mensais, promovendo a visibilidade de seus fornecedores. Além disso, a empresa tem uma estrutura consolidada de acordo com a UX. Desta forma, garante uma ótima experiência de compra, com um servidor que suporta um alto número de acessos.

Vantagens de criar um Marketplace próprio

Existem muitos benefícios em lançar um marketplace. Ter uma presença online para o seu negócio é imprescindível. Mais ainda nos tempos atuais, em que se tornou difícil funcionar e escalar na ausência de um estabelecimento online. Portanto, se você planejou criar um site de mercado, essa é a melhor escolha para seu empreendimento.

Você deve iniciar um Marketplace porque é uma plataforma poderosa que facilita a compra e venda, oferecendo algo a todos. A presença de muitos vendedores online mantém os preços sob controle, garante a qualidade do produto e melhora os serviços. Uma situação ganha-ganha para todos.

Construir um marketplace é uma opção lucrativa, pois não requer que você mantenha nenhum estoque. Sem desenvolver uma infraestrutura para manter o estoque, você pode administrar um negócio de sucesso.

Se você planeja criar um marketplace, será capaz de fornecer serviços sem ter que passar pelo trabalho extra.

Como criar um marketplace com a Codificar

Agora que você já sabe como criar um Marketplace, a Codificar tem uma solução simples para aqueles que desejam se estabelecer no mercado de delivery: o Aplicativo de Marketplace.

O sistema é planejado com as principais funções do aplicativo líder no mercado brasileiro, e se adapta a suas necessidades.

Quer construir seu próprio aplicativo de Marketplace? Confie em uma empresa com mais de 12 anos de mercado, e que entrega resultados confiáveis. Fale com a Codificar preenchendo o formulário