Como construir um MVP interessante

Qual é o passo mais importante na construção de software? Criar um bom conteúdo. Você não pode satisfazer as demandas das pessoas se não criar o produto certo. É aí que você deve se familiarizar com um MVP – um produto mínimo viável. O MVP fornece aos usuários os principais recursos que eles precisam. Mas como você consegue determinar as ferramentas certas para o desenvolvimento de um software? É sobre isso que falaremos em nosso artigo.

Como construir um produto mínimo viável

Se você quiser saber mais sobre o processo de desenvolvimento do MVP, siga estas etapas abaixo:

Etapa 1. Conhecer o propósito de um MVP
Etapa 2. Monitore os benefícios da criação do MVP
Etapa 3. Determinar o desafio que você deve resolver
Etapa 4. Encontre a solução certa para construir um MVP com eficiência
Etapa 5. Analise o mercado
Etapa 6. Construa a prioridade dos recursos em seu MVP
Etapa 7. Monitorar as principais métricas para medir o sucesso

Qual o propósito de um MVP

No geral, o produto mínimo viável possibilita a liberação rápida do software. Como regra geral, o desenvolvimento do MVP não requer um grande orçamento, ajudando os empreendedores a criar um novo produto com custos mínimos. Além disso, o MVP é frequentemente criado para obter um feedback primário dos primeiros usuários e depois pensar em atualizações e modificações. O MVP ajuda os proprietários a criar um novo público e a informá-los sobre um novo produto.

Assim, o MVP foi projetado para encontrar o equilíbrio certo entre os recursos e as necessidades dos usuários do seu produto. Por exemplo, você tem uma ideia, mas não sabe como essa ideia é viável – um produto viável mínimo é o caminho certo para descobrir. Você cria o MVP e fornece às pessoas seu produto para ver suas avaliações. As etapas de desenvolvimento do MVP incluem três princípios principais, como você verá abaixo, e você encontrará informações mais detalhadas sobre isso na seção a seguir.

Assim, o MVP deve ser a base do seu aplicativo se você quiser oferecer às pessoas algo novo e incomum. Mas vamos destacar os principais benefícios do MVP e discuti-los.

Benefícios de um MVP para o seu negócio

O desenvolvimento do MVP tem alguns benefícios fortes para o seu negócio que você deve conhecer, por isso não podemos ignorá-lo.

Teste de produto

Como observamos acima, o desenvolvimento de software de MVP não leva muito tempo, é por isso que os desenvolvedores de software com quem você vai cooperar podem construí-lo rapidamente e colocá-lo no mercado. Então, seus clientes potenciais podem começar a testar o produto e escrever seus feedbacks. Por sua vez, você poderá avaliar como sua estratégia funciona, se é bem-sucedida ou não, o que você deve modificar e assim por diante. Em seguida, você pode solicitar novas atualizações do desenvolvimento de software e aprimorar seu aplicativo para torná-lo um produto mais forte.

Construção de reputação

O MVP é apenas um começo de seu produto poderoso e grande que potencialmente pode ser desenvolvido no futuro. Mas, por exemplo, você simplesmente não tem fundos adicionais e precisa encontrar investidores para financiar seu projeto. Se você criar MVP, ele terá um papel importante nesse processo. Você mostrará aos investidores o que você já tem, as capacidades e o potencial do seu produto, por que as pessoas precisam dele. Então, se o seu produto foi bem pensado e desenvolvedores habilidosos construíram, há uma grande probabilidade de que os investidores estejam interessados ​​em financiar seu projeto.

Melhoria gradual do produto

Pode levar de algumas semanas a um ano para atualizar o produto MVP, dependendo da complexidade de um software e do número de recursos adicionais. Então, quando você lança um MVP, você consegue entender o que é bom e o que é ruim no seu aplicativo. Assim, a melhoria será feita gradualmente, passo a passo, para que você possa criar softwares incríveis no desenvolvimento de aplicativos MVP que serão perfeitos para os usuários e trarão um grande lucro.

Custo benefício

Apesar do fato de que o desenvolvimento de MVP de alta qualidade não é tão barato, ainda não é tão caro quanto o desenvolvimento de um software completo. Portanto, lembre-se de que você poderá alocar seu orçamento com sabedoria. Se o seu MVP começar a ganhar popularidade e gerar lucro, você poderá usar sua receita para atualizar o produto e torná-lo melhor.

Liberação mais rápida

Você pode começar a promover seu aplicativo antes de liberá-lo. Apenas provoque as pessoas e faça uma surpresa para elas. Os usuários não terão que esperar pelo seu produto por um longo tempo – o MVP é construído rapidamente. E você será capaz de se comunicar com os primeiros usuários o mais rápido possível, e qualquer alteração pode ser feita rapidamente e as perdas serão mínimas.

Passos para construir seu MVP

Uma abordagem sábia é necessária, independentemente do seu campo de atividade, portanto, as etapas corretamente realizadas para criar o MVP são obrigatórias. Gostaria de compartilhar com você um guia detalhado sobre a construção de seu produto mínimo viável, caso você ainda tenha dúvidas ou não saiba como implementá-lo. Vamos lá!

Determine o desafio que você pretende resolver

Primeiro, antes de começar seu desenvolvimento de produto mínimo viável, sua tarefa principal é entender qual problema existe e por que você deve resolvê-lo para satisfazer as demandas dos usuários. Você não pode simplesmente criar o produto que deseja. Você deve criar um produto que as pessoas precisam. Além disso, você deve conduzir uma pesquisa detalhada para descobrir em que as pessoas estão interessadas, o que elas desejam obter em seu novo aplicativo ou site. Assim, quando você destacar o desafio, você poderá prosseguir para o próximo estágio em que precisará encontrar uma solução apropriada para o problema.

Encontre a solução certa

Você encontrou o problema e agora você deve encontrar a maneira mais adequada para resolvê-lo. Mas, por favor, note que você não deve começar a pressionar os desenvolvedores para o desenvolvimento de produtos MVP imediatamente. Você pode ter chegado à ideia de muitos recursos interessantes que serão uma boa base para seu produto mínimo viável. Mas quando você gasta muito dinheiro e tempo para o desenvolvimento desses recursos, tudo pode ser mudado: é a solução para o problema que ninguém se importa. É por isso que é muito importante lembrar uma simples verdade – o número de recursos deve ser limitado tanto quanto possível, o produto deve ter recursos que não podem funcionar sem. Portanto, se este produto não se tornar uma solução, você poderá adicionar ou alterar algo com custos e tempo mínimos.

Conheça seus concorrentes

Nunca subestime outros produtos concorrentes que já existem no mercado. Mesmo se você acha que seu novo produto será um best-seller, você deve sempre conhecer seus concorrentes. A análise dos concorrentes é muito importante para saber como eles podem ser competitivos para você na batalha pelos clientes. E se você não encontrou um produto competitivo, isso significa que você é um pioneiro nesse campo e pode começar a criar um aplicativo ou site de MVP (essa opção é melhor, é claro) ou esse campo não é lucrativo.

Se você perceber que há muitos concorrentes, analise seus recursos usando ferramentas diferentes para descobrir quantos visitantes eles têm mensalmente, quais recursos têm seus produtos e assim por diante.

Entenda a prioridade de seus recursos

Voltando ao edifício certo do esqueleto de software, é melhor você gastar algum tempo para a segregação dos principais recursos que serão a base de suas soluções MVP. Recursos ‘bons’ e ‘legais’ devem ser colocados de lado, e o método MoSCoW será seu melhor amigo neste caso. MoSCoW significa ‘deve ter, deve ter, pode ter e não terá’.

  • Deve ter. Aqui tudo é simples, os principais recursos que seu software deve incluir e sua ausência afetarão a funcionalidade do produto. Isso é o que significa MVP;
  • Deveria. Esses são recursos que devem ser adicionados ao software, mas isso pode ser feito posteriormente, após o lançamento e quando você coleta o feedback dos usuários e as avaliações principais;
  • Poderia ter. Recursos adicionais que podem fortalecer seu produto e torná-lo mais interessante, mas não têm um grande valor para o seu software. Quando o seu software tem uma classificação muito boa, as pessoas gostam, você pode adicionar mais recursos que você deseja;
  • Não terá. Também é necessário destacar recursos que não serão incluídos no seu aplicativo. Isso ajudará você a distinguir o que deve prestar atenção e o que deve ignorar.

Crie, meça e aprenda

Os 3 princípios simples que ajudarão você a percorrer esse caminho quando estudar como desenvolver um MVP. Desenvolvimento de MVP não é o fim, seu objetivo final é gerar receita, manter a popularidade do software, ganhar mais usuários e assim por diante. Mas, para alcançá-lo, você deve medir diferentes indicadores importantes e aprender, aprender, aprender.

Você deve começar a atrair o público-alvo certo para o seu software, coletar dados de uso, obter feedbacks dos usuários e não ignorar as atualizações, caso veja que seu produto é interessante para mais e mais usuários.

Sucesso do MVP: maneiras de medi-lo

Na verdade, existem algumas métricas cruciais que você deve levar em consideração se quiser monitorar a popularidade do seu aplicativo ou website. Recomendamos que você não ignore essas métricas, pois elas permitirão que você faça correções oportunas em seu software e não retenha os usuários existentes.

A comunicação vem primeiro

Se você quiser que seu software seja popular e não queira repelir usuários, inicie a comunicação com clientes em potencial. Promova o seu produto em diferentes fóruns, fale com os visitantes, peça feedback, deixe-os compartilhar sua opinião e fale sobre quaisquer problemas que o seu software tenha.

Engajamento do usuário

Medindo o engajamento do usuário, você será capaz de ver como o seu produto é valioso para hoje e até mesmo avaliar o potencial do seu software, como ele pode ser popular no futuro. Com a ajuda da métrica de engajamento do usuário, você poderá modificar o UX, se necessário.

O número de downloads

Essas métricas são importantes se você criar um MVP de um aplicativo para dispositivos móveis. Quanto mais downloads e taxas de lançamento seu aplicativo tiver, mais popular ele é, o princípio é simples. É por isso que, no caso de um aplicativo, você deve sempre monitorar essa métrica.

Porcentagem de usuários ativos

Se seu aplicativo tiver 1.000 usuários, isso não significa que todos eles usam ativamente este aplicativo. Portanto, você deve verificar quantos usuários estão ativos e pensar em uma estratégia para reter usuários passivos e fazê-los retornar ao seu aplicativo. Portanto, monitore essa métrica regularmente.

Porcentagem de usuários pagantes

Se você ganhar em seu software, você deve saber quantos usuários estão usando serviços pagos em seu software, encontrar mais informações sobre os usuários, por que eles estão interessados ​​em seu software, o que eles gostam, quanto tempo eles usaram seu software antes de começar a usar serviços pagos e assim por diante. Tenha em mente que o número de usuários pagantes sempre será menor que o número de usuários gratuitos.

Valor da vida do cliente

Essa métrica também é crucial. Ela fornece uma compreensão de quanto tempo os usuários gastam no seu software antes de removê-lo. Se esse tempo for muito curto, você deve monitorar outras métricas para descobrir o motivo de tal atividade.



]]>