Como construir confiança nas mídias sociais
Dependendo de quem você ouve ou lê na internet, a melhor razão para usar as mídias sociais para sua marca varia. Pode ser para escutar; resolver problemas; recrutamento; e muito, muito mais.
Todas as razões são boas.
Embora todas essas sejam razões sólidas o suficiente para estar na mídia social, elas não significam nada a menos que você tenha uma audiência. Não apenas uma audiência, mas uma que realmente confia e te apoia e vai ouvir quando você fala. Sem isso, você só vai ser mais uma árvore na floresta que ninguém nota.
Então como você constrói a valorização de mercadorias nas mídias sociais (e negócios em geral), a sua identidade e confiança? Especialmente num espaço tão cheio? Felizmente, não é tão difícil – mas dá trabalho.
Passo 1: A mensagem é a chave
Os grandes erros que as marcas cometem quando divulgam na mídia social é que elas veem o que o concorrente faz e acham que precisam fazer também. Com certeza – a mídia social pode (e faz) oferecer uma tática fantástica para adicionar ao seu mix de marketing existente. No entanto, apenas se isso for certo pra você – por isso certifique-se que você está fazendo isso pelas razões certas e não por causa de impressões.
A parte mais importante é a definição da sua mensagem e como você vai construir a lealdade e identidade da marca.
Os pontos principais a considerar aqui são:
– Qual é a proposta de valor da nossa marca, e como é que vamos transmitir isso?
– Quem vai ser o nosso porta-voz e em que capacidade? Como queremos ser percebidos?
– Como vamos garantir que a mensagem que estamos compartilhando é consistente e durável?
Estas são algumas das perguntas iniciais que você deve responder. Sem isso você estará debatendo muito rapidamente e as pessoas vão passar para a próxima marca. Pense sobre as questões acima, e certifique-se que você tem as respostas (ou sabe quem é a pessoa com as respostas).
E, pelo amor de Deus, por favor, certifique-se de que você realmente sabe o que é a sua empresa antes de começar a divulga-la.
Passo 2: Não é o que você faz, é a maneira que você faz
Uma vez que você tem seus objetivos definidos e sabe exatamente o que será dito e quem vai estar dizendo isso, você avança para a próxima parte mais importante – a construção de sua identidade de marca com esses componentes.
Esta, provavelmente mais do que qualquer coisa, será a parte do quebra-cabeça que constrói sua identidade e sucesso.
O que você diz e como você diz, vai ser a diferença entre você e seus concorrentes. E se há uma coisa que a mídia social tem ensinado para todas as marcas, é que as pessoas estão sempre esperando que você escorregue.
Para garantir que a sua mensagem seja compreendida da maneira que você quer que ela seja, você precisa ser consistente em cada um desses pontos:
– Se você estiver configurando um blog, faça as diretrizes editoriais claras, tanto para os blogueiros internos e autores convidados, determine a mensagem do blog, e faça com que o núcleo da mensagem esteja em todos os posts.
– Em redes sociais, as pessoas que serão a voz “oficial” de sua empresa precisam comunicar-se uns com os outros regularmente e saber qual papel é de quem.
– Certifique-se que tenha alguém para responder em caso de promoções.
Essas são apenas algumas das maneiras de garantir que o serviço de mensagens de sua marca seja consistente e clara. Esse é um dos primeiros passos para a construção de uma verdadeira identidade online.
A última coisa que você quer fazer é confundir as pessoas quando visitam um de seus postos on-line (blog, rede social, placa Pinterest, etc.). Encontrar um esquema de cores diferente faz com que isso aconteça. Mantenha a sua identidade.
Receba a mensagem de forma consistente; obtenha uma aparência consistente.
Passo 3: A estrada longa e sinuosa
Claro, tudo isso é coisa de pré-identidade. Esse é (relativamente) a parte mais fácil – a parte mais difícil é ter certeza de que a mensagem é vista.
E é aí que muitas marcas não conseguem, pois esperam que a mídia social vai ser a solução rápida para tudo o que os aflige. Não é. A mídia social é um investimento a longo prazo e exige tática, estratégia, campanha.
Se você está esperando que a sua marca seja imediatamente identificável através de suas ações em mídias sociais, você vai ficar muito decepcionado. Ao contrário, é a consistência da mensagem que vai construir a sua identidade.
A lealdade do cliente não é algo que pode ser comprado – e as marcas que mais se identificam com seus clientes serão aquelas que são recompensadas com lealdade, referências e marketing boca-a-boca.
A mídia social pode aumentar o alcance, mas você precisa ter certeza de que está fazendo isso certo.
]]>