Cobol: aprenda mais sobre esse tipo de programação

Há tempos que a internet deixou de ser algo de nicho para se tornar uma ferramenta capaz de abranger os mais diversos tipos de empreendimentos e mercados, trazendo as mais variadas facilidades para a sociedade. E tudo isso começou através do Cobol.

Uma programação simplificada que facilitou com que os mais diversos mercados pudessem ter acesso a esse tipo de conceito de programação, criando assim plataformas que fossem de alto valor não apenas para os usuários, mas também por quem gerencia algum projeto.

Até porque qualquer tipo de aplicação digital exige um certo preparo por quem resolve por oferecer uma solução virtual ao seu público, até mesmo para não obter um resultado contrário ao que é procurado, de acordo com a performance negativa a ser ofertada.

Afinal, para que um indivíduo consiga não só pesquisar pelos serviços de fabricantes de transportadores industriais, mas possa também lidar com esse tipo de contratação diretamente pela internet, é necessária a presença de uma boa plataforma de gestão.

O que passa primeiro pela configuração de um sistema de buscas e posteriormente para a relação a ser mantida com o programa de vendas disponibilizado por algum tipo de empreendimento, desde grandes empresas até mesmo um simples vendedor na internet.

A própria expansão do número de negócios no campo digital é resultado da facilidade disponível hoje em relação à gestão de um empreendimento no cenário virtual, já que a gestão de um site pode ser configurada até mesmo pelo uso de um aparelho móvel.

Até porque o mesmo tipo de aplicação fácil que uma fábrica pode procurar em relação ao uso de distribuidor fonte chaveada, permitindo uma maior segurança no seu controle de maquinário, também costuma ser procurada na gestão de uma plataforma virtual.

Programa que, ao ser bem configurado, pode até mesmo expandir o número de compras a serem feitas nesse local quando se trata de uma plataforma de vendas. Isso com a experiência do usuário estando associada ao seu interesse em fechar uma aquisição.

Mas se hoje tamanhas aplicações digitais são tão grandes e importantes para o mercado, primeiro foi necessário a criação não apenas desse tipo de conceito, mas também da formulação de uma linguagem que tornasse mais fácil o acesso a esses canais.

Cenário que nos faz voltar no tempo e falar sobre a importância da programação Cobol para a criação de um mercado que até mesmo sai do campo virtual.

Cobol: Uma das mais importantes linhas de código

O avanço da tecnologia está associado a um processo constante de modificação da sociedade, que acaba por desenvolver novas demandas, assim como novas estratégias para responder a essas diferentes necessidades que vão sendo levantadas.

Processo esse que também está alinhado ao surgimento dos computadores, criado como um arma ferramenta bélica durante a Segunda Guerra Mundial com o intuito de quebrar o código secreto utilizado pelo exército alemão.

Com o fim do confronto, outras utilidades foram sendo apresentadas em relação ao uso do computador, o que se expandiu com a criação da internet, uma rede digital capaz de conectar diferentes máquinas, mesmo a uma certa distância.

Aplicação que evolui tanto a ponto de ser útil para que um fabricante de estação de tratamento de efluentes possa ter um melhor controle sobre as suas atividades, como também para um usuário que busca somente se comunicar melhor com seus amigos.

Mas mantendo nossos olhos para o meio comercial, o campo digital trouxe diversas vantagens para a relação a ser mantida entre os empreendimentos e o seu público, o que inclui o controle de transações financeiras eletrônicas entre outras aplicações digitais.

Diante dessa possibilidade que se apresentava ao mercado, em 1959 foi desenvolvido um novo método de linguagem de programação, tendo como o principal objetivo facilitar a administração de diversas atividades e transações que poderiam ser feitas no meio digital.

E foi com esse propósito que foi desenvolvido o Cobol, Common Business Oriented Language, ou seja, uma Linguagem Orientada para Negócios em Comum. Título que já deixa claro o seu objetivo em abranger uma linha diferentes de empreendimentos.

Sendo assim uma programação a ser acessada por uma companhia de análise ambiental, que trabalha com a emissão e elaboração de pae, como um documento necessário para o mercado atual, mas também por uma loja de peças industriais presentes na internet.

Algo possível graças a essa programação simples, mas também de alto nível que foi desenvolvida ao uso para o mercado corporativo, uma aplicação que pode ser trabalhada ao lado dos principais softwares disponíveis pelo setor de tecnologia, como:

  • Windows;
  • Linux;
  • JVM;
  • .NET;
  • Cloud.

Ou seja, trata-se de um estilo de programação que acompanha todo o processo de avanço e expansão do mercado digital, com diferentes plataformas sendo desenvolvidas e disponibilizadas ao público, o que permitiu o alcance da internet nos dias de hoje.

Mas da mesma forma em que os meios tecnológicos vêm avançando, o uso de diferentes tipos de códigos também passam a estar disponíveis ao mercado, oferecendo inclusive um programa mais complexo para os empreendimentos, facilitando assim suas atividades.

O que no caso de um fornecedor de vacuum forming, por exemplo, tratam-se de linhas de código que podem facilitar não só a relação desse tipo de empresa com o seu público, mas também a própria gestão do seu nível de produção.

Mesmo com todo esse avanço, junto do surgimento de novas possibilidades de linguagens de programação, incluindo aquelas de maior complexidade, o Cobol continua estando presente no mercado, e isso se dá por causa das vantagens oferecidas por ele.

Benefícios da programação Cobol

O Cobol surgiu como uma grande oportunidade para o mercado por causa da sua acessibilidade, permitindo com que diversos empreendimentos, mesmo aqueles cujos seus gestores tinham pouco conhecimento sobre a internet, pudessem trabalhar com ele.

Uma linguagem de programação que há mais de 60 anos vem facilitando o trabalho do meio corporativo em atualizar suas atividades, alcançando novos mercados e novos públicos, adaptando-se ao mesmo aos diferentes perfis de público e tecnologias que vão surgindo.

Essa mesma simplicidade pode ser vista hoje como um empecilho, impedindo com que o Cobol seja tão adotado como foi no passado, principalmente por companhias que precisam do auxílio de novas aplicações, como uma fábrica de lavador de gases e sua ação.

Com seus serviços sendo necessários em um maior número, diante da procura cada vez maior por aplicações que permitam uma melhor relação com o meio ambiente, o que inclui o controle dos tipos de gases que são liberados na atmosfera.

Apesar dessa necessidade por programas mais complexos, o Cobol continua a ter um grande valor nos dias de hoje. Isso por causa de certos benefícios trabalhados por essa linha de programação continuam sendo disponíveis, entre eles:

  • Linguagem orientada para os negócios;
  • Softwares com menos erros;
  • Código simples;
  • Linguagem estruturada.

Vantagens essas que explicam o porquê do Cobol se manter como algo aplicado no cenário atual do comércio ao mesmo tempo em que esse tipo de linguagem também não se encontra parado no tempo, pelo contrário, trata-se de um código que se mantém eficaz.

As aplicações modernas do Cobol

De tempos em tempos é possível visualizar uma mudança no mercado e na sociedade, o que inclui a necessidade por novos tipos de demandas, como um laudo de acessibilidade que hoje é exigido para diferentes tipos de empreendimentos.

Junto a esse processo de modernização, o campo digital também se apresenta como um cenário em constante fluxo com o surgimento de novas aplicações, sendo preciso então o uso de uma linguagem de programação forte, que dê conta dessas novas funções.

O Cobol, no entanto, apesar de ser menos encontrado do que antes, continua a ter um alto valor no mercado, com suas aplicações no setor financeiro ainda sendo de grande valor e acessibilidade.

É uma linguagem usada por bancos e negócios para cuidar de diversas transações vistas como essenciais, o que pode incluir o sistema utilizado pelos caixas-eletrônicos, por exemplo.

Outro tipo de aplicação moderna do Cobol é por meio dos sistemas móveis, incluindo aqueles usados na programação de um aplicativo bancário ou então de qualquer tipo de produto que possa ser de valor para um empreendimento de qualquer tipo.

Cenário que faz com que essa linguagem de programação ainda tenha seu valor para quem trabalha com os mais diversos tipos de produtos e serviços, de uma peça de conversor para ônibus até um serviço de transporte que lida com o aluguel de tais veículos.

Ambos podendo usar do Cobol e da sua facilidade de programação para adentrar o mercado digital, ampliando assim o seu contato com possíveis clientes, situação que explica também o valor que continua sendo dado a esse tipo de linguagem nas redes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.