Café: a bebida favorita dos trabalhadores. Quais são os prós e os contras?

Para milhões de pessoas em todo o mundo, não há melhor maneira de começar o dia do que com uma xícara de café aromático.

A razão é simples: além de deliciosa, esta bebida também é muito estimulante. Ele nos ajuda a acordar e iniciar nossas tarefas com bom humor, ter mais produtividade e desfrutar no cassino jogos, por exemplo.

Mas há também o outro lado da moeda. Sabemos que o café pode ter um efeito contraproducente sobre nós: ele pode nos deixar muito nervosos e perturbados, não apenas durante o dia, mas também à noite, quando é hora de descansar.

Os benefícios e desvantagens de beber café têm sido discutidos por muitos anos, e as opiniões de especialistas têm mudado com o tempo.

Felizmente, para os amantes profundos, cada vez mais a pesquisa apóia o consumo de café, desde que ele seja bebido com moderação.

Um estudo recente no The New England Journal of Medicine indica que o café e a cafeína, que é seu principal ingrediente ativo, ajudam a reduzir o risco de todos os tipos de enfermidades, incluindo diabetes tipo 2, cálculos biliares, depressão, doença de Parkinson, doença cardíaca, câncer de fígado, cirrose, câncer de próstata, melanoma, depressão e até mesmo suicídio.

Na mesma linha, um relatório publicado por uma equipe de pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard conclui que, para a maioria das pessoas, beber café com moderação pode ser parte de um estilo de vida saudável.

Lista de benefícios

Os especialistas do mejorconsalud.as.com dizem que a lista de benefícios do café pode ser resumida da seguinte forma:

1. Melhora a memória

Como a cafeína ativa a memória, ela é uma grande ajuda para aqueles que precisam se concentrar na aprendizagem de novos conceitos, estão fazendo exames ou têm um trabalho que requer muita concentração.

2. Ele ajuda a prevenir o mal de Alzheimer

Como ajuda a aumentar a memória, é muito positivo ao ajudar a evitar a perda de memória.

Mantém você em forma. O consumo de apenas uma xícara por dia nos ajuda a nos livrarmos da gordura acumulada.

3. Ajuda a manter a juventude

O café ajuda a prevenir o aparecimento de rugas prematuras porque promove a firmeza e a suavidade da pele. Ela também protege contra os radicais livres que causam o envelhecimento da pele.

Ele minimiza as chances de sofrer um ataque cardíaco. Se consumido com moderação, o café pode ajudar a reduzir as chances de ter um ataque cardíaco, pois nos protege contra doenças cardiovasculares.

Combate a constipação. Se você sofre de constipação, uma xícara de café quente é ideal para ativar os movimentos intestinais.

Desvantagens

Embora as vantagens do café sejam claras, os especialistas do mejorconsalud.as.com advertem que o consumo excessivo desta bebida, estimado em mais de três xícaras por dia, pode ter conseqüências negativas como as seguintes:

Ansiedade e estresse

Beber muito café pode fazer com que nossas mãos tremam, nos deixar mais estressados e pode até nos causar um ataque de pânico.

Desidratação

A cafeína tem um efeito diurético tão grande que demasiada cafeína pode levar à desidratação. O ideal é reduzir nosso consumo de café e beber mais água.

Vício

A cafeína pode criar uma forte dependência e nos fazer incapazes de acordar corretamente a menos que tomemos café. Também pode nos fazer sentir irritados se não tivermos acesso a ele.

Úlceras

Se sofremos de gastrite e temos uma úlcera estomacal, o café pode acentuar a dor e agravar a úlcera, especialmente se consumido sem alimentos sólidos.

Reduz a fertilidade

Para as mulheres que querem engravidar, o café não é um bom aliado se consumido em grandes doses. Demasiada cafeína afeta as trompas de falópio e impede que o ovo atinja o útero e o implante ali.