Automação de Marketing: Para que serve e como aplicar e por que investir

Você já deve ter ouvido falar em automação de marketing, mas sabe como ela pode ajudar a divulgar sua marca e gerar mais vendas? Mais de 50% das empresas já usam automação de marketing, de acordo com o estudo The Ultimate Marketing Automation Stat, do Email Monday.

Entre as empresas B2B, 58% estão pensando em ter uma ferramenta de automação de marketing em breve.

Isso porque, ao automatizar as estratégias de marketing – como, por exemplo, utilizar o crm vendas, é possível gerar resultados mais assertivos e em um tempo muito menor.

O que é Automação de Marketing?

Ao investir em marketing digital, inbound marketing e mídias sociais, deve ter achado difícil gerar e gerenciar todos os seus leads, certo?

A automação de marketing inclui o uso de uma plataforma para garantir a comunicação com sua marca com base no comportamento do consumidor.

Dito isso, softwares como o pipeline de vendas, ajudam a analisar o engajamento do público e permite que você crie ações personalizadas para otimizar seu tempo e dinheiro.

Ao contrário da crença popular, a automação de marketing envolve mais do que apenas disparos de e-mail. 

Isso porque é uma ferramenta que, além de realizar integrações com redes sociais, sites, landing pages, permite entender os interesses dos potenciais clientes, entender onde eles estão no app funil de vendas, e por meio de dados cadastrais e comportamento segmentar seu público.

Qual é a diferença entre automação de marketing e e-mail marketing?

Há confusão entre automação de marketing e e-mail marketing, muitas vezes porque ambas as soluções podem existir na mesma plataforma.

A principal diferença é que as plataformas de automação têm recursos além do email marketing.

Porém, além dos recursos presentes em soluções voltadas para e-mail marketing, também possui diversos recursos como:

  • Relatórios de SEO do site;
  • Dados de origem de leads;
  • Capturar formulários existentes no site;
  • Crie janelas pop-up;
  • Remessas automáticas com base nos produtos acessados ​​no site;
  • Botão WhatsApp no ​​site;
  • Envio de dados da plataforma para o sistema crm.

Outro diferencial da nossa plataforma de automação de marketing é o funil de vendas que pode construir o seu negócio.

As vantagens da automação de marketing 

De um modo geral, automatizar processos traz uma série de benefícios e já é uma realidade no mercado de trabalho atual. Essa realidade também se aplica ao marketing digital. As maiores vantagens são:

  1. Menos repetição e maior produtividade

Ao mudar do trabalho totalmente manual e repetitivo para a automação de marketing, você pode tornar o processo de marketing da sua equipe mais eficiente e criativo.

É claro que, além da produtividade e da criatividade, há benefícios menos óbvios, como a satisfação geral dos membros e o bem-estar de poder contribuir com um trabalho focado em ideias, inovação e estratégia.

  1. Capture contatos qualificados

Com a automação de marketing, você pode criar uma base de conexões com pessoas genuinamente interessadas em seus produtos de marca.

Esse recurso ajuda você a se comunicar com os visitantes do seu site, fornecendo algum conteúdo que corresponda às interações dos visitantes do seu site.

Os formulários permitem que os usuários escolham encontrar informações mais detalhadas sobre um tópico específico, seja um produto ou um conceito geral.

  1. Comunicação Personalizada

Quando você examina os níveis de engajamento de seus contatos e cria ações automatizadas com base em seus tipos de interação, suas chances de gerar conteúdo gerador de engajamento aumentam.

Analisar o envolvimento do público nos envios de e-mail marketing e suas interações em seu site por meio de um crm online gratis, é um exemplo de como medir o quão perto eles estão de se tornar um cliente.

  1. Operação integrada com loja virtual, CRM e WhatsApp

Existem várias maneiras de identificar clientes em potencial e construir comunicações abrangentes.

Com base em algumas configurações técnicas do site, o rastreamento de leads analisa quais páginas os clientes em potencial visualizaram.

De posse desses dados comportamentais, processos podem ser criados com base no conteúdo acessado no site.

Para tornar essa automação eficaz, inclua apenas informações relevantes para a interação do contato com seu site no conteúdo da mensagem.

  1. Fidelização do cliente

Quando você acha que a automação de marketing só beneficiará quem busca gerar novos leads e clientes, saiba que ela pode ajudar essas pessoas a manter o foco na sua marca.

Você também pode automatizar estratégias de upsell e cross-sell, acompanhamentos e muito mais. Como resultado, sua taxa de conversão, bem como o ROI de sua empresa, pode aumentar.

Aprendendo a gerar uma automação de marketing

O primeiro passo para lançar uma estratégia de automação de marketing é definir suas personas de comprador. Isso porque, conhecendo quem pode se tornar cliente, você pode definir os canais de comunicação mais eficazes para sua marca.

Com isso, é possível entender melhor quais são os espaços ideais para atrair mais clientes em potencial, gerar novas vendas e melhorar o relacionamento com os clientes que já estão lá.

Criar comunicações automatizadas é inútil sem entender os melhores canais de marketing da sua empresa.

Somente após identificar o espaço ideal para se comunicar com clientes em potencial você passará a escolher uma plataforma de automação de marketing.

Qual ferramenta escolher? 

Existem vários fatores que influenciam na escolha, mas é importante que você considere a situação real da sua marca para entender o melhor caminho a seguir.

Encontrar o melhor preço é fundamental se você souber desde o início com restrições de investimento em marketing.

Agora, se você quer saber se a plataforma atende a todas as suas necessidades, em termos de funcionalidades e expectativas de retorno, analise as alternativas que mostram esses benefícios e correspondem ao que você deseja.

Portanto, avalie as necessidades da sua empresa, as possibilidades de investimento e estude cuidadosamente as opções disponíveis no mercado.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.