3 Motivos para começar a utilizar funil de vendas
Você já ouviu falar em funil de vendas? Muito se fala sobre esse tipo de estratégia que visa guiar o consumidor até o ato final da compra.
Este conceito, também conhecido como pipeline, tem a função acompanhar a evolução das oportunidades dentro do processo comercial. Isso porque, com a pluralidade da internet, as estratégias de marketing têm se reinventado cada vez mais .
Isso porque, devido a quantidade de ofertas, o consumidor está cada vez mais exigente, bem como, todos tem se fortalecido através de grupos e comunidades colaborativas.
Portanto, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o pipeline de vendas, bem como, qual a melhor forma de implementá-lo, e os pró e contras desse tipo de estratégia.
O que é funil de vendas?
O funil de vendas, como já citado acima, nada mais é do que um modelo estratégico que visa mostrar a jornada de um potencial cliente, desde o seu primeiro contato com os serviços da companhia, até o ato da compra.
Portanto, em outras palavras, ele é uma espécie de mapa ou representação do caminho que o cliente irá fazer até fechar a compra.
Em suma, essa estratégia se faz importante justamente porque o conhecimento desses caminhos gera oportunidades de criar soluções e de fato conseguir criar um relacionamento duradouro com seus consumidores, como uma espécie de sistema crm, para além da venda.
Dessa forma, o funil de vendas funciona em etapas, assim como o processo de compra, ele não é homogêneo. Isso porque, em um primeiro momento, o cliente para por ouvir falar da solução através de suas pesquisas.
Depois de encontrar as soluções procuradas, ainda há etapas como a compra propriamente dita, a recomendação que ele irá fazer para suas redes colaborativas e o uso do produto de fato.
Em suma, funciona como uma espécie de fruta madura. Isso porque, por exemplo, um cliente que acabou de descobrir um site com as informações de determinado produto está menos maduro para a compra do que outro que já leu diversas recomendações e avaliações do mesmo produto.
Portanto, confira abaixo as fases que todos os clientes passam:
- Topo do funil: aprendizado;
- Meio do funil: reconhecimento do problema;
- Fundo do funil: decisão da compra;
- Pós-funil: recomendação e avaliação da experiência.
O funil de vendas continua sendo somente uma representação do processo, ou seja, o que de fato acontece e como cada cliente é abordado para chegar ao fundo do funil, isso muda de acordo com o negócio.
Importância da estratégia
Como já citado anteriormente, quanto mais evoluímos, mais exigentes nos tornamos quando o assunto é consumir.
Isso porque, o consumidor tem cada vez mais demanda por melhores serviços, ofertas, atendimentos de qualidade e experiências marcantes.
Dessa forma, não basta ter os melhores crm gratuitos, uma vez que torna-se necessário de fato acompanhar seu consumidor e monitorar seu tráfego, indo atrás de muito mais do que descobrir os motivos pelos quais o consumidor escolhe a sua companhia.
Portanto, o funil de vendas torna-se essencial na descoberta de como eles chegam até você, quais as informações que eles precisam saber e quais as principais dúvidas no momento da compra. Portanto, combinar o funil de vendas com um bom crm gratuito é sucesso na certa.
Benefícios e vantagens
Os benefícios desta estratégia são numerosos, entretanto, um dos principais é a maior produtividade que se pode alcançar ao se usar o funil de vendas. Com um funil bem desenhado é possível mensurar a produtividade de vendedores e analistas de marketing.
Por exemplo, é possível visualizar onde a equipe têm mais dificuldades e acompanhar os resultados obtidos por cada um, como um sistema para representante comercial gratis.
Além disso, a estratégia também traz consigo a otimização de tempo, uma vez que o mesmo é trabalhado com o intuito de segmentar e padronizar o ciclo de vendas, tornando a análise de cada etapa desse processo mais objetiva e ágil.
Assim como a otimização, também é possível ter um melhor aproveitamento de oportunidades. Dessa forma, isso é possível através do acompanhamento do status de cada venda em tempo real. Isto é, as chances que cada negócio tem de ser efetivado.
Por último, mas não menos importante, através dessa estratégia também é possível ter respostas para o desenvolvimento de produtos.
Isso porque, durante a jornada com o clientes, é possível obter informações preciosas que podem apontar para novas oportunidades, bem como, aperfeiçoar os serviços ou produtos desenvolvidos por sua organização.
Identificando essas demandas, sua empresa consegue prover aos seus clientes algo a mais, ou seja, consegue ir além das expectativas.Dessa forma, é possível ter uma maior fidelização de clientes e conseguir atrair novos, aumentando seu volume de vendas.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.