3 ideias de marketing que você pode roubar de Bruce Lee

“Não pense, sinta-se! É como um dedo apontando para a lua. Não se concentre no dedo ou você vai perder toda a glória celestial.” #bruceLee — Revelabit (@revelabit) 28 janeiro 2015 Então, vamos começar!

1) Operação Dragão: “A arte de lutar sem lutar”

Neste filme, Bruce Lee nos ensina uma grande lição sobre o marketing de atração: Basicamente, o drama deste filme é sobre um concurso de artes-marciais secreta. No início temos Bruce Lee com uma dúzia de outros lutadores em um barco indo para aquela ilha, e há um valentão que começa a irritar uma criança chinesa – que não tinha habilidades de kung fu ou outras artes marciais. Então, o valentão começou a chutá-lo e empurrá-lo com tanta força que a criança chinesa cai assustadoramente. É nessa hora que Bruce percebeu que precisava para ensinar esta valentão uma lição. (Para tornar isso mais fácil de entender, anexei o diálogo abaixo)
Valentão: Estou te incomodando? Bruce Lee: Não perca seu tempo. Valentão: Qual é o seu estilo? Bruce Lee: Meu estilo? Você pode chamá-lo de “a arte de lutar sem lutar”. Valentão: A arte da luta sem lutar!? Me mostre! Bruce Lee: Mais tarde. [[ O valentão invocado o segura pelo ombro ]] Bruce Lee: Certo. Você não acha que precisamos de mais espaço? Valentão: Aonde mais [podemos lutar]? Bruce Lee: Aquela ilha, na praia.
Bruce aponta para um barquinho puxado pela embarcação maior. Então, quando o valentão entrou no barco, Bruce lançou a corda que estava segurando o barco e o valentão flutuou para longe, sozinho no meio do oceano. Bruce parou a luta antes de começar! Sim, Bruce poderia lutar e vencer a batalha, mas ele era mais esperto do que isso. Bruce lhe ensinou uma lição, mesmo sem lutar. Essa é a arte de lutar sem lutar! História legal, mas o que isso significa? Bem, em marketing, vemos algo muito semelhante. A maioria das pessoas são o valentão. Eles estão empurrando seu público. Eles aplicam um marketing agressivo em que as pessoas se sentem desconfortáveis ao comprar. Eles parecem desesperados para vender, e eles não demonstrar o seu valor. Por isso as pessoas se afastam. Mas você não quer ser o valentão. Você quer ser o cara mais esperto, não é? Então ao invés de afastar as pessoas você deve começar a atraí-los. Você precisa de mostrar-lhes por que você é melhor do que seus concorrentes. Como? Ao demonstrar o seu valor! Você precisa dar-lhes algo realmente valioso de graça – como uma amostra grátis, webinar gratuito, treinamento gratuito, um poderoso post do blog, e assim por diante – para que eles possam ver o quanto você vale a pena. E não estou falando sobre a doação de apenas “algo” de graça. Eu estou falando de ser mais esperto do que 99,99% dos profissionais de marketing e dar algo de valor. Por exemplo, um curso de formação completo, um guia passo-a-passo, um produto gratuito ou algo comprovado. Então, as pessoas vão pensar “Se ele está dando esse tipo de coisa incrível de graça, o seu material pago deve valer muito mais!”. Então as pessoas vão começar a comprar seus produtos pagos mesmo sem você vendendo-lo diretamente. E isso é chamado de “A arte de marketing sem marketing”. As pessoas vão comprar de você, porque você ajudou a resolver os seus problemas em primeiro lugar. As pessoas vão comprar o seu material por causa do seu valor.

2) Concentre sua energia em uma única técnica de cada vez

Ainda me lembro quando entrei no mundo do marketing na internet. Havia um monte de “gurus” que tentaram me afastar desse mundo. Alguns deles me diziam que estratégias de marketing grátis eram a melhor maneira de divulgar um bom negócio on-line, enquanto outros me disse que estratégias pagas obtinham um melhor desempenho. Havia um monte de diferentes estratégias diferentes para experimentar, eu estava lidando com uma sobrecarga de informações. Comecei a aplicar cada estratégia com que me deparei, mas a realidade é que não dominei nenhum devido a minha falta de foco. Eu estava tentando dominar todas as estratégias e técnicas simultaneamente. Comecei a blogar, criei algumas campanhas de publicidade paga e até mesmo tentei SEO – mas eu só perdi o meu dinheiro. E você sabe o porquê? Tudo isso porque eu tentei dominar todas as técnicas ao mesmo tempo – eu estava praticando 10.000 técnicas uma vez, e esperava ter resultados impressionantes. Foi então que aprendi a focar 100% de minha atenção em uma única técnica. Só nesse momento meu negócio começou a crescer. A Harvard Business Review descobriu que dividir a sua energia em coisas diferentes reduz sua produtividade e eficácia. (Fonte) Então, ao invés de praticar 10.000 técnicas ao mesmo tempo, é muito melhor prática uma única técnica 10.000 vezes, até você dominá-lo. Dessa forma, você vai se tornar um especialista. As pessoas vão começar a vê-lo como uma autoridade no seu nicho, e eles serão automaticamente se sentir atraído por você.

3) Ser você mesmo sempre

Ouça, pessoas gostam de pessoas verdadeiras e autênticas. Infelizmente, há um grande número de comerciantes que estão lá fora tentando duplicar o sucesso dos outros. E acredite em mim, as pessoas são inteligentes o suficiente para saber quando você está tentando ser alguém que você não é. Não tenha medo de mostrar a sua personalidade real! É verdade que você não vai agradar a todos, e não há nada de errado nisso! Há uma série de personalidades diferentes lá fora. É impossível agradar a todos. O ponto aqui é atrair pessoas como você, pessoas que gostam de você. Dessa forma, será mais fácil de construir uma conexão com seu público. Eles vão começar a se identificar com você, e, portanto, confiar em você. Marketing de atração é a arte de cativar o seu público-alvo a querer fazer negócios com você por causa de quem você é. Mas a pergunta de um milhão de dólares é: Como você atrair as pessoas quando você não é bem-sucedida ainda? Existem algumas maneiras simples de fazer isso:
  1.  Pegue emprestado o sucesso de outras pessoas: Fale sobre como outras pessoas conseguiram – Em outras palavras, contar histórias e criar estudos de caso com base em outras pessoas sucesso.
  2. Não fale sobre suas lutas até que você tenha superado elas: As pessoas não se sentem atraídos por lutas; eles se sentem atraídos para o sucesso. Então, se você não quer perder o seu público, não falam sobre seus problemas até que você os tenha superado.
  3. Aprender, fazer e ensinar ao mesmo tempo: Aplicar o que aprendeu e, em seguida, começar imediatamente a ensiná-lo. Escreva em seu blog sobre o assunto. Dessa forma, você vai aprender ainda mais, então você vai se tornar melhor mais rápido.
  4. Não se concentre no dinheiro: A maioria das pessoas acha que o dinheiro é o sucesso. Sim, as pessoas bem-sucedidas têm dinheiro, mas existem diferentes áreas de sucesso. Fale sobre as áreas onde você é bem sucedido no momento.
E como eu sei que isso funciona? Não sou apenas eu dizendo essas coisas, eu tenho estudado o que as pessoas bem sucedidas neste nicho estão fazendo – como Neil Patel, Brian Dean, Francisco Rosales e Jeff Bullas – e descobri que todos eles estão aplicando o marketing de atração dessa forma. Todos eles têm vindo a seguir o processo que você aprendeu hoje:
  1. Criar um modelo de negócio baseado em valor
  2. Concentre sua energia, seja específico
  3. Seja você mesmo

Conclusão

Quando se trata de marketing – quer se trate de marketing de atração, e-mail marketing, mídias sociais, marketing de conteúdo e assim por diante – você pode roubar ideias de qualquer lugar. A maioria das pessoas pensam que só deve estudar papéis chato, livros, entrevistas e até mesmo psicologia para aprender a comercializar. E é verdade, você precisa estudar essas coisas, mas você também pode se divertir e estudar o ambiente todo. Tenho certeza que você vai encontrar pepitas de ouro a partir de lugares que você nunca imaginou, como filmes, histórias, fábulas; você escolhe aonde! A coisa mais importante é estar em modo de aprendizagem. Então, o que você acha sobre o marketing de atração?]]>