Uber Feminino: Como criar um app de mobilidade só para mulheres em 2023
Em meio ao momento que vivemos atualmente é comum ver pessoas em busca de alternativas mais econômicas, tal como mais eficientes para sua locomoção com os tipos de aplicativo de mobilidade feminino, ou Uber Feminino.
Como surgiram os aplicativos de mobilidade femininos?
Primeiramente, os Aplicativos de mobilidade surgiram como uma alternativa aos táxis, com o objetivo de oferecer serviços de viagem.
Em questão de funcionamento, os aplicativos tipo Uber para mulheres funcionam exatamente como o modelo tradicional.
Porém, como o objetivo é garantir segurança às mulheres, a grande diferença do app está em como se cadastrar para ser motorista ou passageira.
O aplicativo móvel solicita a comprovação de documentos não somente da motorista como da usuária também, que normalmente deve enviar um documento com foto mais uma foto tirada no momento do cadastro.
Além disso, embora a plataforma seja somente para mulheres, meninos de até 12 anos podem entrar no carro como acompanhante.
Aplicativo de transporte Feminino
Muitas mulheres reclamaram ao longo dos anos de não terem uma opção exclusivamente de aplicativod e transporte feminina. Por fim, os apps de mobilidade femininos aproveitaram para lançar versões exclusivas para elas.
1. U-Elas
Lançado em 2019 e expandido em 2020, o U-Elas é uma ferramenta Uber projetada especificamente para mulheres. Com ele, as motoristas podem optar por aceitar apenas passageiros do sexo feminino.
Os motoristas parceiros do Uber podem decidir aceitar apenas passageiros do sexo feminino nas corridas. A ferramenta vai além em termos de inclusão, permitindo que esses passageiros sejam cis e trans.
O U-Elas pode ser aberto e fechado a qualquer momento, o que proporciona maior liberdade às mulheres.
O aplicativo de transporte privado desenvolvido para mulheres e motoristas. Este serviço gratuito é semelhante às plataformas Uber e Cabify e pode ser usado em telefones Android e iPhone (iOS).
Como resultado, o objetivo é dar mais segurança às mulheres que se deslocam na cidade. O diferencial da plataforma é que você pode cadastrar contatos de emergência, incluindo nome, telefone e e-mail.
2. LadyDriver
Lady Driver é um aplicativo de transporte privado desenvolvido para mulheres e motoristas. Este serviço gratuito é semelhante às plataformas Uber e Cabify e pode ser usado em telefones Android e iPhone (iOS).
O objetivo é dar mais segurança às mulheres que se deslocam na cidade.
Em suma, o diferencial da plataforma é que você pode cadastrar contatos de emergência, incluindo nome, telefone e e-mail.
3. FemiTaxi
O Femitaxi foi lançado em 2016 e é o primeiro aplicativo de transporte feminino disponível no território do país. O software pode ser baixado da Google Play Store e App Store, e pode ser usado no Android e iPhone (iOS).
Por isso, corridas em que as mulheres podem ser solicitadas por sete cidades do Brasil: São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia.
4. Venuxx
O Venuxx foi lançado em 2017 e possui funções como agendamento de viagens e transporte profissional de crianças, adolescentes e idosos, todas as funções são produzidas exclusivamente por mulheres.
Agora, o aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas Android e iPhone (iOS) e está disponível em cidades como São Paulo, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Por fim, o software só permite a inscrição de mulheres, e o pagamento do concurso pode ser feito por cartão de crédito, boleto ou boleto. Os modos “Reservar uma viagem” e “Chamar o motorista” só podem ser pagos com cartão de crédito.
5. 99
O aplicativo 99 foi um dos primeiros a entrar no movimento contra o assédio nas ruas, e lançou a campanha “Vamos juntas de 99?”.
A campanha é uma parceria entre o aplicativo e Movimento Vamos Juntas?, que promovia a importância de as mulheres andarem juntas na rua, protegendo umas às outras.
Atualmente, sobre a possibilidade de escolher motoristas mulheres, o 99 oferece esse recurso, bastando selecionar o opcional “motorista mulher” no aplicativo antes de confirmar a corrida. O app está disponível para Android e IOS.
Além disso, o 99 criou tem o movimento Mais Mulheres na Direção que contém uma série de ações e iniciativas feitas para dar força para as mulheres chegarem onde quiserem.
Como criar um Uber Feminino?
Em primeiro lugar, a Uber veio trazendo inovação ao mercado de mobilidade urbana por ter a junção de vários serviços em um só, pois o aplicativo possui um painel de administração para gerenciar os negócios, um aplicativo para passageiros e outro aplicativo para motoristas.
Por fim, todos esses três módulos de aplicativos trabalham juntos para fazer uma viagem bem-sucedida.
Em resumo, uma vez que esse modelo já existe, a ideia de replicá-lo acrescentando novidades, diferentes identidades ou nichando para um público específico, no caso, as mulheres.
Criar um aplicativo tipo uber com a seu nicho é muito rentável e pode ser feito por qualquer empreendedor.
Como funciona um aplicativo tipo uber feminino?
Por fim, pensando em tirar essa dúvida, temos um vídeo explicativo completo sobre como funciona um aplicativo de mobilidade estilo uber, para você que deseja ter sucesso no mercado de mobilidade urbana:
Demonstração de um aplicativo de mobilidade