O que são hubs de startup?

criarem e empreenderem. Também conhecidos como hubs de conectividade, estes são ambientes propícios a darem acesso e gerar oportunidades de conexão, que são uns dos fatores mais importantes para os empreendedores. Esses ambientes são compostos por diversas startups, envolvendo grandes empresas, novos empreendimentos, investidores de aceleradoras e incubadoras gerando valor e oportunidade em ambientes que vão além de um locais compartilhados de trabalho. hubs de startuphubs de startup

Como esses hubs de startup funcionam?

Esses espaços que reúnem pessoas com o intuito de criarem produtos e serviços transformadores, que vão de certa forma impactar a sociedade trazendo benefícios tanto pros dias atuais quanto pro futuro, são utilizados de forma comunitária e envolvem grandes espaços como cidades com características em comum. Além dos empreendedores poderem utilizar da infra estrutura física dos vários locais para trabalharem coworking e startups, essas cidades devem possuir em comum mão de obra talentosa e criativa, além de apoio dos governantes e incentivo ao empreendedorismo. Para que a ideia das hubs de startup funcionem e prosperem é preciso atenção ao começar a investir nas cidades e regiões escolhidas. Observar se existem, ou há possibilidade de melhorias nos seguintes atributos pode ser a solução:
  • Incentivos financeiros governamentais: O governo da cidade e estado em questão precisam estar dispostos a fomentar financeiramente projetos tecnológicos e de empreendedorismo através de programas e incentivos nessas áreas.
  • Custo de vida viável: Aluguéis, alimentação, transporte, dentre outras despesas que fazem parte do orçamento fixo dos moradores precisam possuir preços favoráveis para manter uma melhor qualidade de
  • Possuir um ecossistema empreendedor: É necessário que existam outras empresas inovadoras ao redor com líderes empreendedores e fomentadores, que promovam eventos de engajamento e possuam uma filosofia de inclusão.
  • Acesso a serviços públicos: Saúde, educação, sistema de telecomunicação, planejamento urbano, dentre outros princípios básicos de interesse coletivo parecem óbvios, mas fazem toda diferença caso exista uma certa deficiência no setor.
  • Presença de entidades apoiadoras: As universidades, incubadoras e aceleradoras são algumas das peças chaves para que as hubs de empreendedorismo possam acontecer. São essas que ajudam auxiliar as startups, guiando rumo ao sucesso.
Esses são alguns pontos que precisam ser avaliados ao começar um projeto de hubs de startup, mas é claro que envolvem outras questões como fácil acesso aos grandes pólos do país, qualidades e possibilidades para diversos estilos de vida e muitos outros.

Principais hubs de startup para se conhecer

Segue abaixo alguns dos maiores hubs mundiais e nacionais para servirem de inspiração e modelo. Elas são regiões tão importantes e conceituadas voltadas para o empreendedorismo que se tornaram referências em todo globo, recebendo imigrantes e também sendo espelho para diversas outras hubs que seguem nascendo por aí.
  1. Vale do Silício (Silicon Valley)

Situado na Califórnia, Estados Unidos, o Vale do Silício é um aglomerado de empresas inovadoras que abrange várias cidades do estado. O grande ímpeto de seu desenvolvimento ocorreu logo após a Segunda Guerra Mundial e principalmente durante a Guerra Fria, com a corrida armamentista e aeroespacial. Os circuitos integrados e mísseis que guiaram a nave Apollo foram fornecidos pelas indústrias eletrônicas situadas no Vale do Silício. Empresas que dominam grande parte do mercado mundial como Google, Apple Inc., Facebook, eBay, Yahoo!, Electronic Arts, Intel, entre várias outras também tiveram origem e a maioria ainda estão situadas em sua área. Inclusive, dentre as várias universidades que geraram startups bilionárias como o Instagram, Facebook e Snapchat está a Stanford, uma das mais prestigiadas do mundo.
  1. San Pedro Valley

A San Pedro Valley, está situada na capital de Minas Gerais e foi eleita por duas vezes consecutivas a melhor comunidade de startups do Brasil, pela Startup Awards. O escritório da empresa, localizada no bairro de São Pedro, acabou se transformando em uma sede de operações da Google e desde então, o crescimento contínuo de startups vem acontecendo de forma vertiginosa nas redondezas. A base tecnológica que teve início em 2009, através da empresa SPV e que tomou uma proporção maior em 2011, com a reunião de empreendedores de várias startups que surgiram na época, hoje possui mais de 200 empresas de diversos setores e ainda conta com espaços de coworking, aceleradoras, incubadoras, investidores e afins. A empresa SPV em si não existe mais, acabou se tornando uma cultura da colaboração e seus fundadores seguem com seus negócios próprios e ajudando para que o propósito dessa cultura continue se expandindo.
  1. Chilecon Valley

Foi através de um programa lançado em 2010, chamado Start-Up Chile, que trabalhou com mais de 1300 startups e foi replicado em mais de 50 países ao redor do mundo, que o governo do Chile conseguiu criar uma cultura de empreendedores em Santiago que estava bem abatida. Em 2015 o programa atraiu 90 empresas de diversas áreas. Foram pessoas de 25 países diferentes indo para o Chile, todos com pensamentos e experiências de empreendedores, dispostos a mostrarem sua maneira de montar uma startup, coworkings, aceleradoras e também com disposição para investirem em negócios do aglomerado conhecido hoje como Chilecon Valley.
  1. Dubai

A capital dos Emirados Árabes vive tempos de mudanças. O governo apoiou o ecossistema tecnológico através de políticas e impostos favoráveis aos negócios, o número de empreendedores cresce absurdamente, imigrantes de vários países decidem se mudar para o país e as startups começam a aumentar sua proporção. Devido as vantagens dos programas para startups os empreendedores conseguem escritórios por bons preços, descontos em registros e vistos e ainda dão acesso a investidores e capital de risco.
  1. Shenzhen

A cidade de Shenzhen, na China, vem crescendo economicamente, nos últimos tempos em uma velocidade absurda. O centro de produção do país, agora também está virando um aglomerado de protótipos de alta qualidade. Com empresas como a Seeed Studio e a Haxlr8r dominando o campo digital na metrópole os produtos baratos e de baixa qualidade parecem estar ficando para trás no desenvolvimento local. Em meio essas e outras empresas, a French Tech Shenzhen chama a atenção por envolver seus membros em uma comunidade que trabalha para a inovação. Originalizada de uma rede de startups francesa que incluiu investidores, empresários, institutos de pesquisa, dentre outros setores, ela funciona como um trabalho conjunto onde os grupos maiores ajudam as empresas menores e assim por diante.
  1. Istambul

Istambul, a maior cidade da Turquia e a quarta maior do mundo fica entre a Ásia e a Europa, dando espaço ao mercado emergente oriental. Apesar de rivalizar com Londres no quesito populacional, possui um custo de vida menor. Possui grande número de jovens estudantes em engenharia, que movimentam as startups locais. A cultura local vê o empreendedorismo como algo positivo e valorizam a prática na cidade turca. E programas como Startupbootcamp e StartupInstambul são alguns dos programas que movimentam e aceleram as startups com espaços de coworking, mentorships e investidores, além de competições e financiamentos.   Estes são apenas alguns dos conjuntos de inovações tecnológicas espalhadas pelo mundo, existem vários outros, alguns ainda maiores do que os apresentados aqui, porém a ideia foi mostrar os lugares mais diversos possíveis. Sentiu falta de algum dos hubs de startup e gostaria de citar? Deixe nos comentários abaixo. Nós da Codificar, uma empresa que trabalha com desenvolvimento de aplicativos e softwares sob demanda temos também como objetivo manter nossos leitores informados, gerando conteúdo de qualidade. Estamos atentos ao que há de novo no mercado da tecnologia e a melhor oportunidades para seu negócio. Não deixe de conhecer nossa sessão de produtos e serviços e entrar em contato com a gente. Estamos esperando para te atender. ]]>