Fábrica de Software: como funciona uma empresa de desenvolvimento?

Iniciar e desenvolver aplicativos sob demanda é uma grande oportunidade para você. O setor de desenvolvimento de aplicativos móveis está crescendo a uma taxa anual de 43% e não há sinais de desaceleração.

Você pode aproveitar as vantagens dos mais de US $ 16 bilhões gastos em serviços de desenvolvimento a cada ano.

Os aplicativos são hoje uma demanda muito grande da sociedade. E, investir desenvolvimento é uma forma de suprir isso. Para isso, é preciso conhecer um pouco mais sobre o trabalho das fábricas de aplicativos.

Neste artigo, vamos ensiná-lo a começar a desenvolver apps e começar o seu negócio utilizando uma fábrica de app.

O que é uma fábrica de aplicativos?

 As fábricas de aplicativos são ferramentas que permitem que você crie o seu próprio app, em algumas horas, utilizando-se de uma interface intuitiva e muitas vezes familiar.

Por um lado, elas se parecem com uma ótima ideia, afinal, simplificam o seu trabalho e permitem que uma pessoa que não entende nada de código possa criar o seu próprio app em alguns instantes.

Mas por outro lado, elas criam uma série de problemas. É que fábricas de aplicativos são recursos simples demais e isso pode se converter em um desafio no longo prazo.

Não dá para criar ali soluções customizadas de verdade às necessidades da sua empresa, sendo possível apenas adaptar alternativas já existentes para o seu contexto de uso.

Todos os aplicativos foram inventados?

De jeito nenhum. Na verdade, ainda existem milhões de aplicativos que precisam ser criados. Alguns têm necessidades óbvias, enquanto alguns aplicativos são novas ideias.

Criar uma fábrica de aplicativos é muito benéfico, porque agora qualquer pessoa pode aprender como criar um aplicativo. Além disso, novos usuários aparecem todos os dias, o que cria mais demanda por aplicativos.

Como funciona uma fábrica de aplicativos?

Uma fábrica de aplicativos funciona de maneira muito simples e intuitiva, como já levantamos no tópico anterior.

Basta ao cliente escolher o serviço que mais lhe agrada, fazer o login na plataforma e começar a criar o seu aplicativo em alguns instantes, personalizando o seu conteúdo e layout de acordo com as suas necessidades.

Na maioria dos casos, as fábricas de aplicativos disponibilizam templates por categoria, ou seja, classificam seus tipos de app conforme o uso.

Ali você pode encontrar ferramentas para criar software mobile para pessoas públicas, notícias e blogs, empresas e organizações etc.

Motivos para buscar uma fábrica de aplicativos

Os aplicativos podem ser usados para facilitar a vida das pessoas, e contribuir com isso é um ótimo motivo.

Porém, para entrar em um mercado, é preciso saber sobre a rentabilidade dele.

Somente no ano de 2021, a Google, através do Google Play, e a Apple com a App Store faturaram mais de 30 bilhões de dólares. E ao que tudo indica, isso vai aumentar em 2022.

No mercado brasileiro isso é ainda mais real. De acordo com uma pesquisa do App Annie, o brasileiro se mantem 200 minutos por dia utilizando aplicativos.

Criar um aplicativo próprio é uma excelente opção para qualquer tipo de negócio.

Como iniciar com uma fabrica de aplicativos

Ter experiência em programação como analista de sistema é útil, embora não seja obrigatório.

No entanto, aprender código de programação, mesmo por auto-estudo, é muito valioso.

Se você ama o que faz, você terá sucesso. Se você gosta de desenvolver aplicativos como hobby, com certeza terá sucesso neste negócio.

Você terá que gostar de trabalhar por muitas horas, às vezes até durante a noite, e não necessariamente será pago quando começar a trabalhar.

Aplicativos White-Label

Aplicativos White Label são plataformas desenvolvidas por empresas de tecnologia.

Assim sendo, outras empresas podem fazer uso dessa tecnologia incluindo a sua marca.

Sendo assim, ao fazer uso dessas plataformas, você viabiliza a sua marca, ao passo que não precisa investir em uma plataforma de e-commerce do zero, por exemplo.

Essa facilidade oferece que entre no mercado com uma grande vantagem competitiva, uma vez que já irá entregar ao seu cliente uma interface otimizada, agregando valor à sua marca!

Nós da Codificar temos vários apps já prontos, que serão apenas ajustados e personalizados ao seu negócio.

Com isso, você diminui ainda mais o preço e tempo de desenvolvimento do aplicativo se comparado às outras alternativas descritas. Saiba mais sobre produtos white-label.

Diferenças entre uma fábrica e uma desenvolvedora de aplicativos

Enquanto uma fábrica de aplicativos é uma plataforma online, em que qualquer pessoa pode construir o seu app da maneira como bem entender (dentro de um set específico de características limitado pelo dono da plataforma), uma empresa de software de desenvolvimento de aplicativos é tudo menos isso.

Trata-se, no caso, de uma empresa dedicada a criar um aplicativo do zero, que faz de tudo pelos seus clientes a fim de dar vida para as suas ideias.

Desenvolvedoras de aplicativos são empresas cujas responsabilidades primárias incluem a criação, os testes e a programação para computadores, dispositivos mobile e outros tipos de eletrônicos, como wearables (lembre de smartwatches e óculos inteligentes, por exemplo).

Esses times de desenvolvimento pensam ideias e conceitos para seus clientes em específico e fazem o possível para tornar essas tecnologias viáveis, empregando os conhecimentos que detém.

Desenvolvedores entendem de programação e sabem como usá-la para fazer o máximo possível com um telefone ou dispositivo móvel e, em suas empresas, geralmente trabalham lado a lado com designers gráficos e outros profissionais da área para construir os protótipos mais atraentes para os seus clientes.

Se na fábrica de aplicativos basta escolher o que você quer que integre o seu app de uma lista e configurar um template para funcionar com o conteúdo do seu agrado, ao trabalhar com uma desenvolvedora de apps o processo é bastante diferente.

Afinal, o que é melhor para o meu projeto?

Decidir o que é melhor para o seu projeto, se é trabalhar com uma fábrica de app ou uma desenvolvedora de apps pode ser uma tarefa mais complexa do que parece.

Se a sua ideia é criar soluções complexas, como um aplicativo de transporte, aplicativo de entregas, plataforma de marketplace, aplicativo de serviços, plataforma de streaming ou um aplicativo de delivery, aplicativo de entrega de comida com Cardápio Web, e vários outros, procure uma empresa de desenvolvimento de aplicativos.

Desenvolvedores entendem de programação e sabem como usá-la para fazer o máximo possível com um telefone ou dispositivo móvel e, em suas empresas, geralmente trabalham lado a lado com designers gráficos e outros profissionais da área para construir os protótipos mais atraentes para os seus clientes.

Isso também representa menos riscos para empreendedores que querem investir no mercado de aplicativos, e de tecnologia no geral.

Desenvolva seu software com a Codificar

Codificar é uma empresa que está no mercado de desenvolvimento há mais de 14 anos.

Com expertise no desenvolvimento de aplicativos, possui em seu portfólio mais de 10 plataformas white label.

Entre em contato com a nossa equipe pelo formulário abaixo, com certeza teremos algo especial para o seu projeto!