videoconferênciavideoconferência

Videoconferência: as 5 melhores ferramentas para você

Embora já fosse comum para algumas pessoas fazer reuniões por videoconferência, para a maioria essa é uma opção completamente nova. Além de ser nova, para muitos só foi percebida como alternativa para o realizar o trabalho remoto por causa da quarentena do Coronavírus. Por isso, se você é uma dessas pessoas que só precisou usar ferramentas de videoconferência depois do COVID-19 e não sabe por onde começar, fique tranquila nós listamos as 5 melhores ferramentas para você.

Quem não gostaria ou já precisou estar em vários lugares ao mesmo tempo, resolvendo problemas ou fazendo negócios pelos quatro cantos da terra, não é mesmo? E, embora isso não seja fisicamente possível, a tecnologia nos trouxe soluções como a videoconferência.
Acontece que muitas pessoas, talvez a maioria, nunca tinha sequer aberto um aplicativo de videoconferência. Com a quarentena do coronavírus elas se viram obrigadas a aprender como fazer reuniões e resolver problemas a distância. Para facilitar os primeiros passos daqueles que estão se adaptando ao novo modelo de reunião, festa e encontros, listamos as 5 melhores ferramentas de videoconferência gratuitas. Vamos la!

5 ferramentas de videoconferência

1. Skype

O Skype possui funções gratuitas de videoconferência, chat, transferência de arquivos, compartilhamento de tela e ligações de voz. Com uma interface semelhante à do programa para PC, o usuário pode optar por ver todas as janelas, em forma de grade, ou escolher deixar em destaque a câmera de quem está falando.
Além disso, ele permite criar gratuitamente videochamadas com até 50 convidados e não é preciso ser cadastrado no serviço para participar de uma reunião, que pode ser acessada por meio de um link.

2. Zoom Meetings

Zoom Meetings é uma ferramenta de videoconferência voltada para ambientes corporativos que suporta reuniões com até 500 participantes e 10 mil expectadores no modo webinar. A plataforma oferece serviços pagos para empresas, mas você também pode usar gratuitamente dentro dos limites de até 100 participantes e 40 minutos para reuniões em grupo. Muito utilizada no meio empresarial e como plataforma para transmitir aulas, a solução se destaca pela estabilidade da conexão em qualquer dispositivo.

3. Hangouts

O Hangouts é uma plataforma do Google que foi recentemente dividida em duas ferramentas: Hangouts Chat e Hangouts Meet. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o Google liberou o Hangouts Meet, versão da plataforma voltada para comunicação empresarial, para todos os usuários de forma gratuita e assim estará até 1º de julho. Com interface intuitiva e usabilidade simples, o Hangouts permite fazer reuniões online direto no browser em poucos cliques.
Com o Hangouts Meet, é possível fazer videoconferências com até 250 pessoas, transmissões ao vivo para 100 mil espectadores. Além disso, permite URLs de reunião exclusivas e gravação das chamadas no Google Drive. Já o Hangouts Chat foi criado para a troca de mensagens em equipe. Dessa forma, também é possível enviar mensagens diretas, iniciar conversas em grupo e criar salas virtuais dedicadas à manutenção de projetos, monitoramento do progresso e o acompanhamento das tarefas.

4. Microsoft Teams

O Microsoft Teams é uma plataforma de comunicação empresarial que integra membros e informações de determinada instituição. Ele une equipes profissionais com a proposta de ser um ambiente centralizado e integrado de compartilhamento de informações. Como o próprio nome diz, é possível criar times e agregar processos de organização e fluxo de trabalho para que as coisas aconteçam de maneira rápida e efetiva. O plano gratuito permite que o usuário realize chamadas de vídeo com até 300 participantes, crie chats em modo privado ou em grupos e comunique-se com toda a equipe.

5. Just Talk

O Just Talk traz uma proposta mais criativa e divertida, ideal para aqueles que querem trazer leveza às reuniões e encontros virtuais. O programa conta com ferramentas que permitem desenhar, mudar o fundo do vídeo ou inserir adesivos. Além disso, você também pode jogar em tempo real com os seus amigos e até gravar áudios com a voz engraçada. O app que permite entrar em videoconferências com até 16 pessoas no Android e 50 no iPhone.

Conclusão

Além desses recursos, o Whatsapp e Messenger também podem ser usados para videoconferência e são ainda mais acessíveis. Com as 5 melhores ferramentas de vídeoconferência citadas acima você irá facilitar seu home office.  Ao usá-las, você poderá perceber a oportunidade de criar cursos online, dar palestras ou treinamentos e estender o alcance da sua empresa. Esteja por dentro de mais estratégias digitais, como:

Gostou do post? Para mais dicas e conteúdo de business assine a nossa newsletter: